Estratégia deriva de “stratiyeia”, uma palavra composta por duas palavras gregas: “stratos”, que significa exército, e “atrás”, que significa orientar, mover e liderar. Originalmente, a estratégia vem da necessidade dos povos de derrotar seus inimigos.

Kenichi Ohmae, autor de The Mind of the Strategist e um aclamado estrategista de negócios japonês, disse que o único objetivo da estratégia é permitir que uma empresa ganhe, da forma mais eficiente possível, uma vantagem sustentável sobre seus concorrentes. Quando não há concorrência, não há necessidade de criar estratégias.

Como vivemos em um ambiente de alta competitividade, seja falando da competição entre as organizações, como da concorrência no nível profissional, é imprescindível que saibamos agir estrategicamente.

Mas, o que é visão estratégica?

Na história tivemos grandes estrategistas, como foi o caso de Napoleão Bonaparte. Quando estudamos algumas de suas ações, vemos algo comum em cada uma delas: o general buscava sempre prever o movimento de seus inimigos.

A visão estratégica fala justamente disto: de manter a visão e o pensamento no futuro. Ela refere-se a algo que esclarece a direção na qual uma organização ou pessoa precisa se movimentar.

Para isso, indivíduos com visão estratégica têm um objetivo. Ou seja, uma ideia clara de onde querem chegar (mais uma vez, pense nos grandes estrategistas da história).

Ainda, podemos dizer que a visão estratégica é a capacidade de ver além da realidade atual, criando e inventando o que não existe agora. Trata-se de algo importante em todos os aspectos da vida tanto numa esfera pessoal quanto na profissional.

Qual é a importância da visão estratégica?

Dentre os diversos motivos pelos quais devemos ter visão estratégica está o fato de ela nos tirar do presente e colocar nosso foco no futuro. Com tantas coisas acontecendo ao nosso redor, é fácil ficarmos presos nas crises do dia a dia e perdermos de vista nossos objetivos e metas.

Uma boa visão estratégica traz a orientação quanto ao futuro e possibilita uma abordagem muito mais proativa. Assim, indivíduos com um olhar estratégico não permitem que fatores externos prejudiquem seu sucesso.

Como a visão estratégica ajuda a tirar metas do papel?

Entendemos que a visão estratégica é um exercício de planejamento para o futuro. Uma vez que tenham sido definidas as metas de longo prazo, crie uma lista de ações que você pode tomar, ou hábitos que você precisa incorporar para que a visão se torne uma realidade.

Por exemplo, uma pessoa com visão estratégica se preocupa com quando irá aposentar-se, já que ela sabe que não pode mais depender da previdência social. Nesse caso, a meta pode ser a de planejar sua aposentadoria.

O primeiro passo para tomar é organizar as finanças. Um planejamento financeiro bem elaborado ajuda nessa tarefa. A partir daí, define-se quanto de dinheiro será poupado por mês e como esse mesmo dinheiro será investido.

O exemplo é bem simples e aqui simplificamos um possível planejamento. Perceba que no caso apresentado, a visão estratégica funcionou como um direcionamento para as ações a serem tomadas.

Tirando as metas do papel

Pode parecer óbvio, mas a primeira ação para tirar as metas do papel é projetar os objetivos. Aqui é preciso lembrar de uma premissa-chave: metas são intenções que guiam nosso comportamento.

Perceba, mais uma vez, a importância da visão estratégica na criação dessas metas, uma vez que é graças a essa visão bem definida (e com foco no futuro) que somos capazes de criar objetivos claros e detalhistas.

Quando a meta é muito grande, é importante quebrá-la em objetivos menores. Imagine que sua meta seja a de ter uma vida mais saudável. Quebrar isso ajuda a ser mais específico.

Dessa maneira, um objetivo menor pode ser “correr regularmente” ou mesmo “correr ao redor do parque por 20 minutos”. Quando temos vários objetivos menores temos a sensação de que cada um deles fica um pouco mais fácil. Além disso, à medida que vamos alcançando esses pequenos objetivos, temos um maior sentimento de sucesso.

Pense em uma pessoa que queira sair das dívidas. Você vai concordar que ela não conseguirá isso do dia para a noite. Esse indivíduo pode começar com um objetivo de pagar primeiro aquelas com os juros mais altos.

E já que estamos falando de visão estratégica, lembre-se que ela tem a ver também com uma análise mais ampla do futuro. Isso incluem os desafios e obstáculos encontrados no caminho.

A falta de visão estratégica nesse caso pode ser altamente prejudicial, pois pode tirar a pessoa do curso e fazê-la desistir da sua meta.

Por isso, antes de começar, prepare-se mentalmente para enfrentar os obstáculos e encontrar os meios e recursos para superá-los. Faça uma lista de todos as possíveis barreiras que você acha que vai ou pode encontrar. Em seguida, elabore um plano de contingência para superar esses desafios.

Concluindo

Metas pessoais e profissionais são essencialmente tudo o que queremos fazer e conquistar na vida. Estabelecer metas nos dá propósito e nos ajuda na escolha do caminho que devemos seguir.

Com visão estratégica, além de conseguir definir metas que realmente façam sentido para nossas vidas e vão ao encontro de nossos objetivos, passamos a estar preparados para enfrentar oposições ou desafios que surgirem no caminho.

Conforme explicamos, para tirar metas do papel não esqueça de:

  1. Ter uma visão estratégica para defini-las;
  2. Quebrar metas grandes em objetivos menores;
  3. Liste ações que você pode tomar para cumprir cada um desses objetivos;
  4. Manter-se filme no propósito em alcançá-las.

A palavra aqui é comprometimento em encontrar sempre uma solução. Se você acompanha nossos artigos, já sabe que é esse mesmo comprometimento que devemos ter na gestão de nossas finanças pessoais.

Gostou deste artigo? Para mais posts como esses, que também ajudarão você a ter uma vida mais focada, siga-nos na nossas redes sociais e assine nossa newsletter.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *