Nos dias de hoje é muito comum ouvirmos por aí muita gente falar sobre a importância de mentores e orientadores para as mais diversas áreas das nossas vidas. E, no mundo das finanças, não é diferente: são muitas as pessoas sugerindo aos outros buscar um mentor financeiro para alcançar o sucesso financeiro.
Mas será mesmo que é preciso ter um mentor financeiro para conquistar a independência financeira que você sempre desejou?
Para responder esta pergunta, vou falar um pouco mais da minha experiência pessoal em relação a este assunto. Não faz muito tempo me perguntaram: “André, quem foi seu mentor no passado? Quem foi a pessoa que lhe orientou para que você chegasse onde você está hoje?”
E a minha resposta a esta pergunta foi que, para mim, nunca existiu o que chamo de “frescuragem” de mentor financeiro. É claro que sempre temos aquelas pessoas nas quais nos espelhamos, pessoas que admiramos, mas não posso considerá-las mentores.
Os meus mentores financeiros
Costumo dizer que meus mentores financeiros são minha família, meus estudos e aprendizados, meus erros e acertos e minhas experiências pessoais, como indivíduo e como profissional no mercado financeiro. É a união de todas estas coisas, desta bagagem, de todas estas experiências que me fazem ser o que eu sou.
Você pode até ter uma pessoa ou algumas pessoas nas quais você se inspira – e isso é muito saudável – mas você deve ter em mente que só você tem o poder para atingir seus objetivos, para chegar exatamente onde você deseja – seja no campo financeiro ou em qualquer outra área da sua vida.
Estas figuras são fundamentais para nos inspirarem e nos motivar, mas eles não estarão ao nosso lado no dia-a-dia, na hora de enfrentar os desafios, de fazer escolhas. Precisamos desfazer esse mito do guru, do mentor, devemos parar de depositar em outra pessoa nossas esperanças, nossos sonhos e objetivos.
Seja seu próprio mentor financeiro!
Se você deseja alcançar sua independência financeira, almeja ter sucesso em seus investimentos, resolver sua vida financeira e atingir seus objetivos em qualquer área da sua vida, é preciso ir para o front de batalha, sem medo.
Faça, erre, aprenda, caia e levante de cabeça erguida. Corrija seus erros, aprenda com eles e melhore todos os dias. Se você possui uma figura na qual se espelha, então procure absorver os ensinamentos que ela pode lhe oferecer e aplique-os no seu dia a dia, sem se esquecer de que é você quem define o rumo da sua vida!
Aqui no blog e no meu canal do Youtube procuro sempre dividir com vocês minhas experiências pessoais, meus conhecimentos. Mas quero que você tenha em mente que não tenho a menor pretensão de ser guru ou mentor financeiro de ninguém.
Você é seu único e mais verdadeiro mentor. Você é a única pessoa capaz de tomar decisões, de enfrentar os obstáculos do dia a dia. O único capaz de traçar seu próprio caminho e a pessoa mais qualificada para te levar onde quiser e fazer de você uma pessoa realizada em todos os setores da sua vida.
Não se esqueça: O seu sucesso só depende de você e de mais ninguém!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
Artigo publicado em 25/10/2017. Atualizado em 11/06/2019.
1 comentário
Meus mentores são os mais de 200 livros que estão na minha estante e que leio constantemente 😉
Um grande abraço!