No ambiente corporativo, existem diversas ferramentas e metodologias estratégicas que auxiliam os empreendedores na gestão de seus negócios. Nesse contexto está a Escala Likert — você já ouviu falar sobre ela?
A escala foi criada em 1932, nos Estados Unidos, pelo professor de sociologia e psicologia Rensis Likert. Embora seja antiga, ela continua sendo aplicada em diversas situações, inclusive em empresas, devido à sua grande utilidade.
Quer saber mais sobre o tema e entender como usar a Escala Likert no seu negócio? Então continue acompanhando a leitura!
O que é e como funciona a Escala Likert?
A Escala Likert é uma metodologia de medição que combina psicologia e estatística. Na prática, ela envolve a realização de questionários, nos quais existem cinco opções de respostas para uma afirmação ou pergunta.
As alternativas são:
- concordo totalmente;
- concordo;
- indiferente ou neutro;
- discordo;
- discordo totalmente.
Essa escala é uma evolução dos questionários, em especial em comparação com aqueles cujas perguntas são respondidas apenas com “Sim” ou “Não”. Nesses casos, os resultados podem não ser tão satisfatórios.
Por outro lado, os questionários que usam a Escala Likert oferecem uma compreensão mais aprofundada e qualitativa sobre determinado tema. A ferramenta permite analisar o nível de concordância de uma pessoa em relação a uma questão e obter insights a partir das respostas.
Vale mencionar que a Escala Likert pode ser mais detalhada e envolver 7 pontos. São eles:
- concordo totalmente;
- concordo parcialmente;
- concordo;
- indiferente ou neutro;
- discordo;
- discordo parcialmente;
- discordo totalmente.
Ainda, é possível criar variações dessa ferramenta de medição com outros tipos de respostas. Observe alguns exemplos comuns de alternativas no uso da Escala Likert:
- ótimo, bom, neutro, razoável e ruim;
- sempre, frequentemente, às vezes, raramente e nunca;
- muito satisfeito, satisfeito, indiferente, insatisfeito e muito insatisfeito.
Por fim, saiba que há como adaptar os exemplos para que tenham 7 pontos, em vez de 5. A Escala Likert é uma metodologia versátil — e utilizá-la com sabedoria viabiliza obter diversos insights valiosos.
Como usar essa escala no ambiente corporativo?
Você pode usar a Escala Likert em diferentes situações no ambiente corporativo. Confira as principais aplicações da ferramenta para as empresas!
Pesquisas de clima organizacional
Uma das utilidades da Escala Likert no contexto corporativo se refere às pesquisas de clima organizacional. Ao utilizá-la nesse tipo de questionário, você tem a possibilidade de entender como os colaboradores se sentem em relação a diferentes aspectos do ambiente de trabalho.
Entre eles, estão:
- relacionamento com as lideranças;
- satisfação com os benefícios oferecidos;
- qualidade da comunicação interna.
Por exemplo, em uma pesquisa de clima organizacional, você pode fazer afirmações sobre o nível de acolhimento e inclusão no ambiente de trabalho. Se muitas respostas forem “discordo” ou “discordo totalmente”, é importante adotar medidas para mudar o cenário.
A análise das respostas em um questionário de clima organizacional permite identificar áreas de melhoria e criar estratégias para aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários.
Feedback de colaboradores
Outra aplicação da Escala Likert nos questionários corporativos diz respeito ao feedback dos colaboradores. Apesar de ter alguma relação com o clima organizacional, eles não precisam estar necessariamente ligados.
Acompanhe alguns exemplos de afirmações em que você pode utilizar a Escala Likert nesse contexto:
- “A empresa oferece oportunidades para o meu desenvolvimento profissional”;
- “Estou satisfeito com as ferramentas que tenho à disposição para realizar meu trabalho”;
- “Eu me sinto valorizado e reconhecido pelos meus esforços”.
Essas e outras afirmações permitem oferecer uma maneira simples e prática de os colaboradores expressarem suas opiniões. Dessa forma, fica mais fácil fazer análises e tomar decisões mais embasadas e eficientes.
Satisfação de clientes
Além do ambiente interno, você tem a opção de utilizar a Escala Likert para compreender o grau de satisfação de seus clientes. Nesse caso, o intuito é verificar se os consumidores tiveram as suas expectativas atendidas.
Para tanto, você pode realizar pesquisas com afirmações sobre o produto ou serviço em si, o atendimento recebido etc. Confira exemplos:
- “Fui tratado com respeito e profissionalismo pela empresa”;
- “Achei fácil navegar no site para encontrar o que eu procurava”;
- “O preço do produto (ou serviço) está adequado à qualidade oferecida”;
- “A entrega do produto foi rápida”;
- “Recomendaria o produto (ou serviço) para um amigo ou familiar”.
A partir das respostas obtidas, você consegue entender o nível de satisfação dos clientes com a sua empresa e as soluções oferecidas.
Como a Escala Likert ajuda negócios?
Como você viu, a Escala Likert é aplicável em diferentes contextos no ambiente corporativo, auxiliando negócios nas mais variadas áreas. Por exemplo, utilizá-la em uma pesquisa de clima organizacional possibilita analisar e compreender como os colaboradores se sentem na empresa, como visto.
Com um questionário desse tipo, você pode ter uma compreensão mais clara sobre as experiências, percepções e os sentimentos dos funcionários, como motivação e engajamento. Esses fatores são essenciais para um negócio ter sucesso.
Da mesma forma, ao usar a Escala Likert para compreender o grau de satisfação dos clientes, a gestão tem a chance de implementar melhorias. Imagine que em um questionário como esse, 70% dos consumidores responderam “insatisfeito” para uma pergunta sobre o atendimento.
O resultado indica que a empresa precisa rever os seus processos de atendimento e fazer ajustes neles com urgência. Afinal, mais da metade dos clientes respondeu de maneira negativa a essa questão.
Outro exemplo diz respeito à qualidade de um produto ou à velocidade de um serviço prestado. Caso muitas respostas sejam “discordo”, “discordo parcialmente” ou “discordo totalmente”, é necessário pensar em ações para mudar essas impressões dos clientes.
A Escala Likert é uma ferramenta valiosa para empresas. Por meio dela, você consegue ter uma compreensão mais clara sobre colaboradores e clientes e implementar mudanças e melhorias visando ao sucesso do seu negócio. Portanto, vale a pena utilizá-la em seus questionários.
Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o tema!