Quem busca lidar com o dinheiro de forma inteligente e estratégica sabe a importância de conhecer as diversas alternativas de investimentos para escolher aquela mais adequada para cada situação. Diante disso, o ETF BTEK11 pode ser uma opção interessante.
Esse fundo de índice temático replica o desempenho de um indicador de biotecnologia e pode ser vantajoso para diversos investidores. Contudo, é necessário avaliar com cuidado as características e o funcionamento do investimento antes de tomar sua decisão.
Ficou interessado e deseja saber mais a respeito do ETF BTEK11? Então continue a leitura deste artigo!
O que é um ETF?
Os exchange traded funds, conhecidos como ETFs ou fundos de índice, são uma categoria de investimento coletivo na bolsa de valores brasileira, a B3. Eles funcionam de forma semelhante aos demais fundos de investimento, nos quais o investidor adquire cotas para participar dos resultados.
Assim, o portfólio do fundo é montado por um gestor profissional. A grande diferença dos ETFs diz respeito à maneira como ele lida com seu benchmark. Na prática, os fundos de índice têm o objetivo de espelhar esse indicador.
Como funciona um ETF temático?
Depois de entender o que é um ETF, é necessário aprofundar o conhecimento e analisar o que significam os ETFs temáticos. Afinal, o BTEK11 é um fundo de índice dessa categoria.
Os ETFs temáticos são aqueles que organizam a composição de seu portfólio de acordo com temas da economia. Isso significa que o índice de referência que o fundo busca espelhar está diretamente ligado a um nicho específico de mercado financeiro.
Alguns exemplos de nichos são:
- blockchain e criptomoedas;
- engenharia genética;
- negócios sustentáveis;
- tecnologia, etc.
O que é BTEK11?
Agora que você compreende o que são ETFs temáticos, é possível analisar o BTEK11. Esse é um ETF temático voltado ao setor de biotecnologia. Dessa forma, o índice que ele espelha na carteira é o S&P Biotechnology Select Industry.
Esse indicador está atrelado às empresas de biotecnologia estadunidenses. Nos Estados Unidos, o ETF que replica esse índice é o SPDR S&P Biotech ETF (XBI). Ele foi lançado em janeiro de 2006, pela gestora State Treet — a segunda maior gestora de ETFs do mundo.
Já o índice S&P Biotechnology Select Industry reúne as empresas de biotecnologia dos Estados Unidos listadas nas bolsas da Nasdaq e NYSE. Além disso, a abordagem utilizada é a chamada “equal weighted” — que confere peso igual a cada empresa participante.
Quais as vantagens e desvantagens desse investimento?
Como você viu, o BTEK11 é um ETF temático voltado às empresas de biotecnologia listadas nas principais bolsas dos Estados Unidos. Além dessas informações, é importante analisar pontos positivos e negativos do investimento para avaliar se ele é interessante para você.
Confira as vantagens e desvantagens do BTEK11!
Vantagens
Um dos pontos positivos do investimento em BTEK11 está relacionado ao potencial do setor. Muitos investidores acreditam no crescimento da biotecnologia. Em especial, depois que a pandemia de coronavírus aumentou a procura por vacinas, remédios ou tratamentos eficientes de saúde.
Também é necessário considerar que o fundo investe em cerca de 190 empresas. Isso significa que o investidor que comprar as cotas desse produto estará exposto à performance de diversas ações ao mesmo tempo, favorecendo a diversificação da carteira.
Além disso, o BTEK11 permite a internacionalização do portfólio. Afinal, seu índice de referência é voltado a empresas dos Estados Unidos. Portanto, o investimento também se torna uma forma de se expor ao dólar — o que pode ser uma estratégia para proteger seu capital do câmbio.
Desvantagens
Com relação às desvantagens, é necessário considerar a taxa de administração existente no ETF. Por ser administrado por uma gestora especializada, é natural que exista uma cobrança por esse serviço. Mas vale saber que ela é menor nos ETFs do que em outras categorias de fundos.
Outro ponto negativo diz respeito às limitações da gestão passiva. Como o ETF replica o índice, se as ações que o compõem estiverem em queda, as cotas passarão pelo mesmo movimento. Ou seja, o gestor não muda a estratégia de alocação para tentar aumentar os ganhos ou evitar perdas.
Por fim, é necessário considerar a volatilidade do investimento. Como os ETFs fazem parte da renda variável, não é possível prever os seus resultados. Nesse sentido, o investidor precisa estar ciente da possibilidade de haver prejuízos devido às dinâmicas do mercado.
Como avaliar se vale a pena investir em BTEK11?
Até aqui você entrou em contato com as principais informações sobre o BTEK11. Diante disso, é natural que se questione se vale ou não a pena investir nesse ETF. Contudo, essa decisão cabe exclusivamente a cada investidor.
Para tanto, você deve considerar alguns aspectos antes de investir. O primeiro passo é identificar sua tolerância ao risco, conhecendo seu perfil investidor. Por meio do teste de suitability de seu banco de investimentos, é possível ter acesso a essa informação.
Existem três perfis possíveis: conservador, moderado e arrojado. Assim, é importante perceber em qual deles você se enquadra para não se expor a riscos que não está disposto a correr.
Além do perfil, outro ponto relevante é reconhecer seus objetivos financeiros. É preciso saber o que você espera do investimento para analisar se o ETF BTEK11 pode contribuir com o alcance das suas metas. Sem fazer essa avaliação, a probabilidade de tomar decisões equivocadas é maior.
Como investir nesse fundo de índice?
Se você acredita que o ETF BTEK11 é interessante para seu perfil e estratégia, é necessário saber como se expor a ele. Para isso, você precisará abrir uma conta em um banco de investimentos e transferir o dinheiro para ela.
Posteriormente, basta acessar o home broker de seu banco e procurar pelo ativo que deseja adquirir, usando o ticker — como BTEK11. Então escolha o número de cotas que deseja negociar e emita a ordem de compra. Quando a operação for liquidada, o fundo fará parte do seu portfólio.
Você aprendeu que investir no ETF BTEK11 pode ser uma alternativa para diversificar sua carteira e expor seu capital a um mercado promissor. Contudo, antes de tomar sua decisão, é importante avaliar o investimento com cautela, considerando o seu perfil e estratégia.
O que você achou destas informações? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e discutir o tema com os amigos!