EUA – O Dragão Corroendo o Dólar?

 

Interessante como as coisas mudam…sou curioso de economia e gosto de, ao menos, achar que entendo as coisas.

Engraçado que ao final de 2016 e início de 2017 todos amavam os EUA…todos queriam dólar…a Europa e sua zona do Euro corriam o risco de sucumbir as diferenças políticas com eleições espalhadas colocando em risco a harmonia daquela colcha de retalhos. Os emergentes eram uma possibilidade menos comentada em meio a incerteza com relação a preços de commodities e as incertezas sempre presentes nesses mercados.

Então o US e o Make America Great Again do Trump levavam a crer que o dólar e a os investimentos por lá eram a bola da vez. Comentei isso aqui nesse post:

EUA – How deep is your love?

E na verdade foram! Ao menos no que tange aos investimentos em ações nos EUA! De fato de lá pra cá o S&P se valorizou mais de 25%! Um ganho razoável em dólar não é mesmo?

Mais interessante ainda foi o movimento do dólar que simplesmente enterrou….interessante isso!

Este gráfico acima compara o dólar com diversas outras moedas. Dá pra ver que 2017 foi um ano ruim para o dólar e até aqui, 2018 também não vem sendo bom. Veja que ante outras, o dólar seguiu se desvalorizando em 2018:

Em outras palavras a moeda americana vem se desvalorizando contra diversas moedas…Euro, Pound, Yen e, também, o Real.

Pra quem investiu em dólar ficou meio a sensação de ter perdido dinheiro? Depende…se você converter para sua moeda, é provável, mas lembro que é possível investir em ativos lá fora que tenham compensado essa queda na moeda…logo compondo com aplicações nem tanto, pois como vimos, ações, por exemplo se valorizaram. É tipo aquela máxima de quando viajamos “quem converte não se diverte” só que aplicado a lógica inversa.

Anyway…Uma questão segue na mente: o que está havendo com o dólar?!?!

Olhando ex-post dá pra citar alguns porquês dessa fraca performance do dólar:

  1. Seria essa uma resposta ou aposta dos agentes de que os déficits do governo não se sustentam?
  2. Seriam dúvidas quanto a economia americana … talvez ela não esteja assim tão pujante quanto Trump pense ou alardeie?
  3. Seria o fato da economia americana estar crescendo menos frente ao redor do mundo?
  4. Ou seria mais um “rotation” entre classes de ativos…com menos investidores apostando na moeda americana vis-a-vis atratividade de outros ativos? […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *