O fundador e ex-sócio da casa de análise Empiricus, Marcos Eduardo Elias, foi preso pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) na Suíça, acusado de desviar mais de US$ 750 mil de contas bancárias de brasileiros em Nova York. A prisão ocorreu em junho deste ano, mas o mercado financeiro brasileiro tomou conhecimento da notícia apenas na última terça-feira (4).

De acordo com o Departamento de Justiça norte-americano, Marcos Eduardo Elias – que deixou a Empiricus em 2012 – se passava por funcionários dos titulares das contas bancárias e transferia o dinheiro das vítimas para uma conta controlada por ele em Luxemburgo, na Europa. As transferências eram realizadas com o auxílio de documentos falsos.

Segundo informações veiculadas pela mídia, uma das vítimas do esquema de desvio de dinheiro teria sido o grupo gaúcho Zaffari. Uma investigação foi conduzida pelo FBI nos últimos meses e o executivo foi preso em junho, na Suíça, acusado de conspiração para cometer fraude, fraude de transferência bancária e receptação de produto de furto pela Justiça norte-americana.

Marcos Eduardo Elias teria sido extraditado para os Estados Unidos ainda na semana passada, em 28 de agosto, a pedido do FBI. Somadas, as penas máximas dos crimes pelos quais o executivo irá responder no país chegam a 70 anos.

Currículo extenso no mercado financeiro

Elias é um nome conhecido do mercado financeiro. Formado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo, o executivo foi analista-chefe do banco francês BNP Paribas e passou por diversas empresas do mercado financeiro – como a gestora de fundos Gas, que foi comprada pela Vinci Partners, a Guiar Investimentos e a Gradual Investimentos – que encerrou suas operações em maio de 2018, em meio às suspeitas de envolvimento de seus executivos em um esquema bilionário de fraudes.

Em 2010, Elias ajudou a fundar a casa de análise Empiricus Research, de onde saiu em 2012. De acordo com informações da imprensa, o engenheiro também foi professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Antonio Salas    

    É impressionante aonde a ganância pode levar uma pessoa!
    Ele trabalhou em grandes empresas e com grandes cargos; possui conhecimento do mercado financeiro e sabe como “fazer dinheiro” e, mesmo assim, ainda quis mais ao pegar o que era dos outros.
    Lamentável o ponto em que alguns de nós chegamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *