Os fundos de lajes corporativas são conhecidos por seu potencial de rendimento, sendo mais uma modalidade entre os fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Assim, eles podem ser uma opção vantajosa para quem deseja investir no mercado de imóveis.
No entanto, antes de investir em um fundo de lajes corporativas, é fundamental avaliar cuidadosamente suas características e os riscos envolvidos. Além disso, é preciso conhecer o seu perfil de investidor e definir os seus objetivos financeiros.
Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e saiba o que é um fundo de lajes corporativas!
O que são fundos de lajes corporativas?
Os fundos de lajes corporativas investem em imóveis comerciais projetados para atender às necessidades de empresas que buscam espaços para as suas operações. Assim, os objetivos principais desses fundos são a aquisição, a locação e a gestão de edifícios corporativos.
Como você viu, os FIIs são fundos de investimentos. Eles são compostos pelo capital social de investidores e funcionam como uma espécie de condomínio, sendo que a carteira de investimentos é gerida por um gestor profissional.
A rentabilidade dos FIIs pode ser obtida com a valorização das cotas, por exemplo. Ainda, vale saber que os FIIs devem distribuir, pelo menos, 95% dos lucros obtidos pelos investimentos na forma de dividendos.
Quais são as principais características desses FIIs?
Existem diversos tipos de FIIs, sendo que cada um apresenta características específicas. No caso específico dos fundos de lajes corporativas, eles priorizam o investimento em imóveis comerciais de alta qualidade e localizados em regiões centrais das grandes cidades.
No caso dos FIIs que obtêm rendimentos com a locação dos imóveis, há uma distribuição mais frequente de recursos, o que faz com que eles sejam considerados fundos imobiliários de renda. Já os fundos focados na construção de lajes corporativas são chamados de fundos de desenvolvimento.
O que analisar antes de investir nesses fundos imobiliários?
Se você se interessou pelo investimento em fundos de lajes corporativas, deve saber os pontos a analisar antes de investir. Para começar, é necessário identificar o seu perfil de investidor para conhecer a sua tolerância aos riscos.
Isso porque os investimentos em FIIs estão sujeitos às flutuações do mercado imobiliário e financeiro. Portanto, eles tendem a atrair investidores que suportam um maior nível de risco.
Também é essencial avaliar se os fundos de lajes corporativas se alinham aos seus objetivos financeiros, principalmente, em relação ao horizonte do investimento. Na prática, esse tipo de investimento costuma ser escolhido por quem deseja obter rendimentos no longo prazo.
Ainda, é válido fazer uma análise fundamentalista para conhecer a saúde e as perspectivas do fundo. Você deve considerar dados relevantes, como a capacidade de pagamento de dividendos e a taxa vacância.
Por fim, antes de investir em um fundo de lajes corporativas, é indispensável conhecer a política de distribuição de dividendos do fundo, bem como as taxas e custos envolvidos na operação.
Como investir em fundos de lajes corporativas?
Agora que você já sabe o que considerar ao investir em fundos de lajes corporativas, é o momento de aprender como se tornar um cotista. O primeiro passo é abrir uma conta em um banco de investimentos para ter acesso às alternativas.
Depois de avaliar os FIIs e escolher o que for mais adequado para você, é preciso acessar o home broker da instituição. Por meio dele, você poderá emitir ordens de compra e venda das cotas na bolsa de valores brasileira (B3). Após a liquidação das operações, as cotas farão parte da sua carteira.
Nesse post, você conheceu o fundo de lajes corporativas e as suas principais características. Com essas informações, será mais fácil analisar se vale a pena incluir esse investimento em sua estratégia no mercado financeiro!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo contando a sua experiência com fundos de investimentos imobiliários!