Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são um tipo de investimento que tem ganhado força entre os investidores nos últimos anos. Estes fundos, no entanto, possuem vantagens e desvantagens em relação a outras opções de investimentos disponíveis no Brasil.

Acompanhe o post de hoje e descubra quais são os prós e os contras deste tipo de investimento. Confira!

O que são Fundos Imobiliários?

Os Fundos Imobiliários são investimentos formados por um grupo de investidores, cujo objetivo principal é alocar o capital em negócios do segmento imobiliário e conquistar retornos financeiros através de locações, arrendamentos, venda de imóveis, e muitas outras atividades que permitam rendimentos dentro deste segmento.

Podem fazer parte destes fundos imobiliários os mais diferentes projetos imobiliários, como imóveis prontos, shoppings centers, hospitais, edifícios comerciais, entre outros.

Para conhecer mais a fundo esta modalidade de investimento, basta clicar aqui.

Vantagens e desvantagens dos Fundos Imobiliários

Confira a seguir algumas das principais vantagens e desvantagens dos Fundos Imobiliários (FIIs):

Vantagens

A principal vantagem deste tipo de investimento é a possibilidade de valorização das cotas destes fundos e a facilidade que eles oferecem a todos os investidores, permitindo que qualquer um possa participar destas cotas e ter acesso a rendimentos oriundos de diversos negócios sem, necessariamente, precisar investir em cada um deles.

Desta forma, você evita a burocracia de comprar um imóvel, por exemplo, e ainda diminui seus riscos – uma vez que seu capital estará alocado em um conjunto de imóveis e negócios do setor, diversificando seus investimentos.

O baixo custo do investimento também é fator decisivo e uma das grandes vantagens para o pequeno e médio investidor. Isso porque é possível participar de um Fundo Imobiliário e comprar ativos investindo pouco. Além disso, vale a pena lembrar que os rendimentos pagos pelos fundos são isentos de Imposto de Renda para pessoa física no caso de Fundos de Investimento Imobiliário com 50 cotistas ou mais.

Como você pode perceber, as vantagens destes fundos são bastante grandes, seja para pequenos, médios ou grandes investidores. Apesar das vantagens, no entanto, existe uma desvantagem importante: sua liquidez, que costuma ser mais baixa que outros investimentos semelhantes, o que pode fazer dos Fundos Imobiliários um investimento mais arriscado.

Isso ocorre porque os Fundos Imobiliários não permitem que o investidor resgate suas cotas antes do prazo de duração do fundo – que pode ser, inclusive, indeterminado, obrigando o investidor a negociar suas cotas, caso deseje, em um mercado secundário, correndo o risco de não conseguir negociá-las e resgatar seu capital.

Vale a pena investir?

A escolha em relação a investir ou não em Fundos de Investimento Imobiliários vai depender do seu perfil de investidor e dos seus objetivos quanto aos seus investimentos e os respectivos rendimentos.

Para pequenos investidores com baixo capital, no entanto, os Fundos Imobiliários podem, apesar da baixa liquidez, ser uma excelente opção para compor suas carteiras de investimento.

Gostou do post de hoje? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Artigo publicado em 31/08/2017. Atualizado em 27/05/2019.

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Carlos Alberto Bento    

    Por favor pode esclarecer melhor, este trecho do Post:

    “Apesar das vantagens, no entanto, existe uma desvantagem importante: sua liquidez, que costuma ser mais baixa que outros investimentos semelhantes, o que pode fazer dos Fundos Imobiliários um investimento mais arriscado.

    “Isso ocorre porque os Fundos Imobiliários não permitem que o investidor resgate suas cotas antes do prazo de duração do fundo – que pode ser, inclusive, indeterminado, obrigando o investidor a negociar suas cotas, caso deseje, em um mercado secundário, correndo o risco de não conseguir negociá-las e resgatar seu capital”.

    Pois se as cotas do FII são adquiridas na bolsa, como elas (cotas) não tem liquidez? Posso vende-las a qualquer momento, conforme meu desejo. No Post, não foi mencionado o rendimento mensal, que este investimento oferece.
    Se não entendi o Post, por favor me desculpe!

    Grato.

    Carlos Alberto Bento

    1. Luana Neves    

      Carlos Alberto,

      Convido você a assistir ao vídeo sobre Fundos Imobiliários que publicamos nesta semana no canal do Blog de Valor, no Youtube. Acredito que o vídeo pode ajudar a esclarecer suas dúvidas. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=O8UaoSJkfU8.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *