4 minutes

A abertura de capital pode trazer a oportunidade de captação de recursos para os negócios e a possibilidade de valorização para os investidores. Nesse processo, é preciso considerar diversos aspectos e, entre eles, estão as garantias em IPO.

Elas ajudam a determinar as responsabilidades e a divisão de riscos entre os envolvidos na abertura de capital. Com isso, as garantias auxiliam tanto os empreendimentos quanto os investidores, de acordo com os tipos e suas respectivas características.

Quer descobrir quais são os principais tipos de garantias em um IPO? Continue a leitura e veja quais são as possibilidades!

Como funciona o IPO?

Sigla para initial public offering, o IPO é a oferta pública inicial de uma companhia ou fundo na bolsa de valores. No caso de empresas, ele representa a estreia da companhia no mercado acionário e indica que as ações ficarão disponíveis para a compra e venda por parte dos investidores.

O processo de IPO envolve diversas etapas, desde a preparação e aprovação da empresa até a reserva de ações e a formação de preço. Para que tudo seja possível, o negócio conta com o apoio de uma instituição financeira até que ocorra o primeiro pregão na bolsa.

Entre as fases do IPO, existe a subscrição. Ela funciona como uma ponte entre a empresa que abre seu capital e os investidores que participam da oferta. A instituição intermediária é a responsável por executar esse procedimento.

Ainda, vale notar que o objetivo da empresa que abre seu capital é negociar todos os papéis emitidos no mercado primário. Assim, a partir do procedimento, acontece a captação dos recursos pela companhia com base no preço definido para os ativos.

O que são as garantias em um IPO?

Além de saber como funciona um IPO, é importante entender que existem certas garantias previstas nesse processo. Elas são oferecidas pelas instituições financeiras que ficam responsáveis pela execução de todos os passos até o lançamento das ações.

Com isso, as garantias são escolhidas e contratadas pela empresa que abrirá seu capital. Para tanto, são considerados os interesses no processo e os resultados que podem ser obtidos. A definição também depende do intermediário, que determina o nível de risco que está disposto a assumir no processo.

Quais são os principais tipos de garantias em IPO?

Como as necessidades das empresas são diferentes, existe mais de um tipo de garantia que pode ser oferecido pelo intermediário financeiro em um IPO. Cada opção prevê responsabilidades e performances diferentes — fatores relevantes que são avaliados para a decisão.

A seguir, veja quais são os principais tipos de garantias em IPO e entenda como cada um funciona!

Melhores esforços

A garantia de melhores esforços também é conhecida como underwriting. Quando ela é oferecida, a instituição intermediária se compromete a empregar os melhores esforços para vender as ações disponibilizadas pela companhia que abrirá seu capital.

Assim, a empresa realiza os procedimentos necessários de acompanhamento e busca de investidores. No entanto, sua responsabilidade é apenas parcial. No caso de parte das ações não serem vendidas, a instituição não se compromete com a subscrição dos papéis no mercado.

Garantia firme

Outra modalidade oferecida na abertura de capital é a garantia firme. Ela também é conhecida como underwriting firme ou puro. Nesse caso, ocorre a garantia de subscrição total das ações.

Isso significa que o intermediário financeiro se compromete a disponibilizar e vender os papéis no mercado. Então, com base no preço-alvo definido para as ações, a empresa tem certeza de que receberá o valor equivalente à emissão dos papéis, conforme acordado.

Logo, os riscos são integralmente do intermediário financeiro. Caso a venda não ocorra conforme o esperado, a instituição assumirá o prejuízo. Para que essa modalidade seja possível, existe um contrato claro com as condições que delimitam a participação da companhia e do intermediário.

Garantia residual

Na garantia residual, há uma espécie de divisão dos riscos entre a empresa que abre seu capital e o intermediário financeiro.

Nesse caso, a instituição responsável se compromete a colaborar com as negociações junto aos investidores até um prazo definido. A partir do período acordado, o intermediário financeiro pode decidir se devolve as ações restantes para a empresa ou se as subscreve.

Quais são as vantagens das garantias em um IPO?

A existência das garantias no processo de IPO pode gerar benefícios tanto para as empresas que abrem seu capital quanto para os investidores que participam dessa abertura.

Veja quais são os pontos de destaque em relação às vantagens do IPO!

Para a empresa

Dependendo da garantia oferecida à companhia, há uma redução nos riscos gerais da operação. Com a garantia firme, por exemplo, todos os riscos são assumidos pela instituição intermediária — o que pode facilitar o processo de abertura de capital para o negócio.

Esse tipo de garantia também é benéfico para a empresa porque garante a captação dos recursos em um prazo definido. Com isso, a operação pode se tornar mais vantajosa por ter menos riscos de gerar prejuízos para o negócio.

Dependendo da garantia oferecida, essa é uma forma de a empresa conseguir investir em sua expansão ou no fortalecimento das atividades. Com o underwriting firme, por exemplo, há mais previsibilidade quanto aos valores obtidos com o procedimento.

Para o investidor

Os investidores também podem se beneficiar das garantias em IPO. Por exemplo, é possível avaliar as perspectivas da instituição intermediária para a oferta pública. Em geral, a garantia firme é oferecida a empresas com maiores níveis de credibilidade e potencial de receber investimentos.

Além disso, a redução de riscos para a empresa pode favorecer a valorização do investimento. Com a subscrição realizada pelo negócio intermediário, a empresa pode fazer melhorias que tendem a se refletir na valorização dos papéis.

Assim, o tipo de garantia é uma informação que pode complementar a análise do investidor no IPO. Como os dados da companhia tendem a ser mais escassos nesse momento, em comparação às empresas com um histórico consolidado, a garantia pode servir como orientação extra para a tomada de decisão.

Agora você sabe quais são as principais garantias em IPO e como elas funcionam. Como investidor, é interessante prestar atenção nessas modalidades para obter mais informações sobre a empresa e a oferta pública, o que embasará as decisões com base em sua estratégia.

Gostou deste artigo? Se quiser participar do mercado de ações e de outras oportunidades do mercado financeiro, abra sua conta no BTG Pactual digital!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply