Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO 2018 E 2019

Os economistas reduziram a expectativa de inflação para 2018 e também para 2019, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central, por meio do Relatório Focus. A previsão de inflação para 2018 caiu para 4,13%; para 2019, a projeção é de 4,20% de inflação.

Clique aqui e aprenda o passo a passo para ler o Boletim Focus, do Banco Central.

MUDANÇAS NO BB?

O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, pode presidir o Banco do Brasil a partir de 2019, de acordo com interlocutores de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia no governo de Jair Bolsonaro. A indicação, no entanto, ainda não foi oficializada.

PETROBRAS SOB NOVA DIREÇÃO?

Enquanto isso, o economista Roberto Castello Branco aceitou o convite do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir a Petrobras. Castello Branco deverá substituir o atual presidente da estatal, Ivan Monteiro, a partir de 2019.

NOVO NOME PARA O BANCO CENTRAL

O executivo do Banco Santander e neto do ex-ministro e economista Roberto Campos, Roberto Campos Neto, foi indicado pela equipe de transição do Governo Bolsonaro para presidir o Banco Central a partir de 2019. Para poder assumir o BC, Campos será sabatinado pelo Senado Federal e precisará ter seu nome aprovado pela Casa.

MORO EXONERADO

A exoneração do juiz federal Sérgio Moro foi publicada nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial, no primeiro dia útil seguinte ao pedido de dispensa do cargo. A partir de agora, Moro deve integrar oficialmente a equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro e, em 2019, ocupará o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

INTERROGATÓRIO DE LULA

O ex-presidente Lula foi interrogado, na semana passada, pela juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sérgio Moro na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Durante o interrogatório, Lula – que é acusado de lavagem de dinheiro e propina por meio de reformas de um sítio em Atibaia – afirmou que “não pagou por reformas porque não era o dono do sítio em Atibaia”.

ALTA SEMANAL NO IBOVESPA

O índice Ibovespa fechou em alta de 2,96% na sessão de sexta-feira (16), aos 88.515 pontos, com o mercado reagindo positivamente à indicação de Roberto Campos Neto ao comando do Banco Central. Na semana, a bolsa brasileira acumulou alta de 3,36%.

DÓLAR EM ALTA NO ANO

Já o dólar fechou o dia em queda de 1,28%, negociado a R$ 3,737. Apesar da queda, a moeda norte-americana ainda acumula alta de 0,39% no mês de novembro, e valorização de 12% no ano.

Seu bolso

PLANO COLLOR 2

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, suspendeu até fevereiro de 2020 o pagamento de perdas do Plano Collor 2 a pessoas prejudicadas pela implementação do plano. A suspensão vale para decisões judiciais individuais e coletivas, e atende a um pedido do Banco do Brasil e da Advocacia-Geral da União (AGU), que alegam baixa adesão ao acordo firmado no ano passado, que fixou condições uniformes para pagamentos.

DÍVIDA COM CARTÃO DE CRÉDITO

Cerca de 77% das famílias endividadas no mês de outubro tinham dívidas com cartão de crédito, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Vale a pena ressaltar que os juros rotativo do cartão de crédito é um dos mais altos do país: segundo o Banco Central, os juros médios do cartão de crédito ficaram em 278% ao ano no mês passado.

Aprenda a lidar com e a resolver uma situação de finanças em descontrole, dívidas de cartão de crédito e nome sujo. Clique aqui e saiba mais!

O que vem por aí

COMPOSIÇÃO DO NOVO GOVERNO

Devem ser divulgados, nesta semana, outros nomes que irão compor a equipe de Jair Bolsonaro a partir de 2019. A expectativa é de que seja confirmado os nomes para os ministérios de Minas e Energia e para o comando da Caixa Econômica Federal.

DIPLOMAÇÃO DE BOLSONARO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou, para o próximo dia 10 de dezembro, a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e do vice-presidente, general Hamilton Mourão. A diplomação confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei, abrindo caminho para a posse, no primeiro dia de janeiro de 2019.

SANÇÃO OU VETO

A proposta de aumento dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovada pelo Senado na semana retrasada, pode ser sancionada ou vetada, nesta semana, pelo presidente Michel Temer. O aumento de 16% nos salários dos ministros eleva os ganhos para R$ 39,2 mil mensais, e resulta em um rombo bilionário no orçamento do Governo.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *