O índice Ibovespa – principal índice da bolsa brasileira (B3) – operava em forte queda na tarde desta quinta-feira (7), após iniciar a sessão com um recuo de 2%. No meio da tarde, o Ibov recuava 4,47%, aos 72.730 pontos – o menor patamar registrado em 2018.
Das 67 ações que compõem o índice, apenas quatro operavam em alta no início da sessão. Ao longo do dia, no entanto, o pessimismo dos investidores tornou-se ainda mais acentuado, fazendo a B3 cair mais de 6%, atingindo a pontuação mais baixa desde dezembro do ano passado: 71.161 pontos.
Perdas de dois dígitos
Na sessão de hoje, ao menos 15 ações recuaram acima de 10% na B3. A Smiles (SMLS3) foi uma das ações que mais caiu no intraday, somando perdas de 19,2% e chegando a uma mínima de R$ 42,21. Há alguns dias, o banco de investimentos BTG Pactual havia fixado um preço-alvo para os papéis da empresa de fidelidade em R$ 86,00.
Além da Smiles, estão entre os papéis que apresentaram a maior perda intradiária da sessão de hoje as ações da CVC (CVCB3), com recuo de 17,4%, os papéis da Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR11), que recuaram 16,6% e 14,7%, respectivamente, e as ações da Localiza (RENT3), que perderam 13,1% ao longo do dia.
Pessimismo no mercado
A baixa da bolsa brasileira ocorre em um momento de forte alta do dólar e declínio dos mercados emergentes em todo o mundo. No cenário interno, as incertezas do cenário político-eleitoral pressionam ainda mais o índice, de acordo com a agência Reuters.
Após recuar mais de 11% no mês de maio, a bolsa brasileira já acumula uma perda de quase 5.700 pontos somente nas sessões de quarta e quinta-feira desta semana. Na sessão de ontem, a B3 fechou em queda de quase 2,5%.
Caso se mantenha em queda até o final da sessão desta quinta-feira, esta poderá ser a maior baixa diária do Ibovespa no ano. Até agora, o pior recuo do índice em 2018 ocorreu no último dia 28 de maio, em meio à apreensão do mercado quanto aos desdobramentos da paralisação dos caminhoneiros e os respectivos impactos da greve nas contas públicas e no crescimento do país.
Clique aqui para acompanhar o movimento do índice Ibovespa em tempo real.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!