Se você acompanha o mercado financeiro ou tem o costume de ouvir notícias a respeito do mercado dos Estados Unidos certamente já deve ter ouvido falar do Índice S&P 500. O que você pode não saber é que, apesar de ser um índice norte-americano, os investidores brasileiros também podem fazer aportes em ativos que espelham o índice.

Os ativos associados ao índice S&P 500 no mercado brasileiro foram criados para permitir que investidores fizessem aportes em índices compostos por empresas norte-americanas por meio da Bolsa de Valores do Brasil. Muita gente, no entanto, ainda desconhece estas oportunidades e sabe muito pouco a respeito deste, que é um dos índices mais importantes do mercado mundial!

Entender o que é o índice S&P 500, portanto, é de suma importância para qualquer investidor, seja para quem deseja diversificar os investimentos e ganhar com a volatilidade do mercado norte-americano ou para quem apenas tem interesse de estar cada vez mais informado em relação às oportunidades disponíveis no mercado brasileiro.

Neste artigo, você irá descobrir o que é o índice S&P 500 e como investir neste que é o maior índice dos EUA.

O que é o índice S&P 500 e como ele funciona?

O índice S&P 500 – sigla para Standard & Poor’s 500 – é o índice constituído por 500 ações distintas de Wall Street, existentes nas duas das maiores Bolsas de Valores de todo o mundo: a NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque) e a NASDAQ.

O índice surgiu no ano de 1957 e, até nos dias de hoje, é considerado o principal indicador do mercado de ações norte-americano.

No índice, todos os ativos são qualificados pelo fragmento de mercado que estão inseridos, pela liquidez dos papeis e pela potência de sua reputação. Este indicador pode ser caracterizado como um valor de mercado ponderado, sendo resultado da equação do valor de mercado da ação vezes a quantidades de papeis circulando. E, no caso, cada um dos papeis em questão possuem um determinado peso.

É possível comparar o índice S&P 500 com o IBOV (Índice da Bovespa). O S&P 500 representa as maiores empresas das Bolsas norte-americanas. Já o Ibovespa corresponde às principais empresas da B3 (Bolsa de Valores do Brasil).

Você já sabe que as maiores empresas norte-americanas utilizam o S&P 500 como principal indicador da Bolsa. Agora, você irá descobrir quais são estas empresas.

Quais empresas compõem do índice S&P 500?

O índice possui ativos de grandes empresas, conhecidas mundialmente. Citaremos algumas empresas que fazem parte do índice S&P 500. São estas:

  • Amazon.com Inc;
  • Apple;
  • Coca-Cola Company;
  • eBay Inc;
  • Facebook Inc;
  • McDonald’s Corp.;
  • Microsoft Corp.;
  • Netflix;
  • Nike;
  • Visa

Como você pode perceber, são algumas das maiores empresas do mundo e que estão presentes no dia a dia de todos nós. Agora, já imaginou aproveitar a alta de alguma destas companhias? Iremos te mostrar como você pode fazer isso!

Índice S&P 500: como investir?

Diferente do que muitos pensam, é possível ganhar dinheiro a partir da volatilidade do mercado dos EUA sem precisar morar fora do Brasil ou operar por meio de uma instituição financeira estrangeira.

Você pode operar S&P 500 por meio de contratos futuros do índice S&P 500, nos quais os investidores acordam uma determinada cotação do índice num certo vencimento; estes contratos derivativos são vendidos como um ativo no mercado futuro.

Se o seu objetivo é investimentos, é possível adquirir fundos de índice (ETFs) que espelham o índice S&P 500, como é o caso dos ETFs IVVB11 e SPX11, disponíveis para investimentos na bolsa brasileira.

O mais legal é que estes ativos estão presentes no mercado de investimentos brasileiro e, portanto, é possível investir por meio do seu home broker. Simples, não é?

Veja as etapas a seguir para investir no índice S&P 500:

1- Abra uma conta em instituição financeira

Para investir no S&P 500 direto da bolsa brasileira é preciso abrir uma conta em uma instituição  financeira. São estas instituições que fazem a ponte entre o investidor e o mercado de capitais. Escolha aquela que se diferencia entre as demais e passe confiança para seus clientes.

2- Habilite o mercado futuro nos seus investimentos

Após ter criado a conta em uma instituição, o próximo passo é solicitar a habilitação de negociação de ativos do BM&F, o mercado futuro brasileiro, se o seu objetivo for operar derivativos. Desta forma, você conseguirá  negociar contratos do índice S&P 500 e outros diversos ativos via home broker.

Todos os contratos futuros possuem vencimentos, e isso não é diferente para os do S&P 500. Este índice possui quatro datas no decorrer do ano. Para cada data de vencimento, existe um código do contrato. Veja abaixo:

  • ISPH – Vencimento em março;
  • ISPM – Vencimento em junho;
  • ISPU – Vencimento em setembro;
  • ISPZ – Vencimento em dezembro.

Assim, se há um contrato com vencimento em setembro de 2019, por exemplo, ficaria ISPU19.

Se o seu objetivo for investir em ETF, basta acessar seu home broker, indicar o código do fundo no qual você deseja aportar, a quantidade e o valor da aplicação e fazer a operação.

3- Envie os seus recursos para a corretora de valores

Para comprar os ativos, no entanto, é preciso realizar uma transferência de recursos para a conta da instituição financeira de sua escolha. Através de uma conta bancária, você pode fazer o procedimento online. Em pouco tempo, o recurso já estará disponível.

Não esqueça, no entanto, de ter responsabilidade na hora de fazer seus aportes. É necessário se informar e analisar profundamente os investimentos antes de fazer seus aportes. 

Se você deseja aprender a investir cada vez melhor, não deixe de assinar nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *