*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Ter total controle sobre seu dinheiro a todo momento, poder decidir durante quanto tempo quer investir e ter a liberdade de retirar o valor investido a qualquer momento. Ter essas possibilidades é uma boa alternativa para você? Se sim, talvez seja o momento de você considerar buscar um investimento com liquidez diária.

Alguns investidores, sobretudo os iniciantes, ainda têm dificuldades em aportar em investimentos que imobilizam o patrimônio por muito tempo, devido à dificuldade de resgate, e se identificam mais com aqueles investimentos que possuem  rapidez no resgate do dinheiro, investido com menores riscos.

Se este é o seu caso ou se você apenas deseja saber mais sobre investimento com liquidez diária, continue acompanhando o post.

Mas, afinal, o que é liquidez diária?

Liquidez é a capacidade que um ativo (uma ação, um título público ou privado) tem de se converter em dinheiro sem perder o valor. Um investimento com alta liquidez é aquele que você tem facilidade em vender e a possibilidade de resgatá-lo imediatamente ou em poucos dias.

O investimento com liquidez diária, portanto, é aquele que permite o resgate todos os dias, sem a necessidade de aguardar pela liberação do valor aplicado.

Quando você deve escolher essa alternativa?

O investimento com liquidez diária é muito valorizado pelos investidores mais conservadores, que buscam proteger-se de quaisquer emergências e valorizar seu dinheiro com um planejamento a curto prazo, já que liquidez é uma alternativa que facilita o resgate do valor aplicado, conforme a vontade do investidor.

Este colchão de liquidez é uma ótima estratégia aliada a uma necessidade não prevista no planejamento, portanto, imprescindível para a sua  reserva de emergência. Imagina precisar do seu dinheiro e não ter acesso a ele imediatamente?

Não adianta pensar na aposentadoria e ignorar o imprevistos. Por essa razão a necessidade de saber investir a curto, médio e longo prazo. Investimentos que possuem liquidez diária devem compor sua carteira de aplicações para evitar um eventual futuro desconforto financeiro.

Liquidez diária x Rentabilidade

A maior vantagem da liquidez diária é a liberdade do investidor. Se levarmos em consideração que outros investimentos impõem algumas restrições ao resgate, é possível dizer que eles, de alguma forma, dificultam a vida de quem necessita do valor antes do vencimento.

Liquidez e potencial de rentabilidade são conceitos que nem sempre andam juntos, pois a opção de liquidez diária pode ter baixa rentabilidade (retorno que um determinado investimento pode nos oferecer) se comparado a título de longo prazo. Na prática, investimentos com menor liquidez tendem a ter maior potencial de rendimento.

Dessa forma, você que irá decidir as melhores aplicações de acordo com os seus objetivos e necessidades. Os investidores que escolhem essa modalidade não buscam o alto retorno, mas a liberdade para movimentação sem restrições, aproveitando uma taxa de juros que supere a poupança e também a inflação. Vale ressaltar que é fundamental organizar-se financeiramente visando o que pode acontecer.

Alguns exemplos de investimentos com liquidez diária

  • Certificados de Depósitos Bancários (CDB): são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos privados para financiar suas atividades. Ou seja, quando você aplica capital nesse tipo de título está emprestando dinheiro para o banco que devolverá a quantia acrescida de uma taxa de juros.

Este investimento tem baixo risco e é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores de até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira, até o limite global de R$ 1 milhão.

O investidor pode encontrar um CDB com liquidez diária ou que tenha liquidez apenas na data de vencimento, com um prazo de resgate de acordo com a sua necessidade. Este título, quando apresenta liquidez diária, possibilita o resgate do seu dinheiro a qualquer momento e pode render mais que a poupança.

 

  • Poupança: o investimento mais conhecido pelos brasileiros por conta da sua facilidade de investimento e resgate. O valor investido pode ser gerenciado a qualquer momento e não possui incidência do imposto de renda, mas é necessário se atentar a data de aniversário para ter os rendimentos do mês. Vale lembrar que a poupança se desvaloriza por causa da inflação, e isso faz com que a sua taxa de retorno diminua expressivamente.

 

Existem outros tipos de investimentos que também são conservadores assim como a poupança e que também possuem liquidez diária, o que mudará é a rentabilidade que é mais vantajosa. Veja abaixo outra opção de investimento!

  • Tesouro Selic: é um título pós-fixado cuja a remuneração está atrelada à Selic, taxa de juros básica da nossa economia. Se ela subir, o rendimento vai junto e vice versa. Neste título você empresta seu dinheiro ao governo brasileiro em troca de receber um valor por este empréstimo.

Investir no Tesouro Selic é uma alternativa mais segura do que emprestar seu dinheiro a uma instituição financeira privada, pois a devolução do valor está aos riscos do governo federal, o que quer dizer que a garantia de pagamento é soberana e você só não será pago caso o país quebre. Outro ponto interessante é que todos os títulos públicos têm liquidez diária, mas somente o Tesouro Selic não possui marcação a mercado.

Essa marcação a mercado acontece em títulos como o Prefixado e o IPCA+, que possuem seus preços sempre oscilando para mais ou para menos. De acordo com o dia que o investidor quiser vender, terá que arcar com essa marcação a mercado, podendo então ter ganhos mais expressivos, caso a venda seja feita em um dia em que o preço do título estiver superior ao do dia no qual foi adquirido, como também o perdas expressivas, caso venda em um dia que o título estiver com um valor menor do que o que foi pago pelo investidor ao adquirir o título.

Este tipo de investimento que oferece facilidade de resgate costuma ter rentabilidade e risco menores; ou seja, menor possibilidade de perda de dinheiro. Cabe a você, agora, saber quais investimentos irão atender às suas necessidades alinhados ao seu planejamento.

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.

Tem alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Deixe o seu comentário aqui abaixo!

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *