Os acionistas da varejista online Amazon têm motivos de sobra para comemorar. Após resultados positivos conquistados no quarto trimestre do ano passado, a empresa norte-americana informou, no final da semana passada, um lucro trimestral de US$ 1,6 bilhão entre janeiro e março de 2018 – mais que o dobro dos resultados obtidos no mesmo período em 2017.
Os resultados do trimestre chegaram mais fortes que o esperado pelo mercado e pela própria companhia. Além do lucro da Amazon atingir o patamar de US$ 1,63 bilhão nos primeiros meses do ano – ante US$ 724 milhões obtidos um ano antes, a Amazon viu sua receita somar US$ 51 bilhões entre janeiro em março – um avanço de 43% na comparação com os mesmos meses do ano passado.
O lucro por ação no primeiro trimestre de 2018 ficou em US$ 3,27 – bem além das projeções dos analistas ouvidos pela agência Reuters, que apontavam para um lucro por ação de US$ 1,36. Segundo a gigante do varejo, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na demanda por serviços de computação em nuvem e pelo crescimento no movimento do comércio eletrônico.
Cartas aos acionistas
Em carta direcionada aos acionistas da varejista online, o CEO e fundador da Amazon, Jeff Bezos, destacou o primeiro lugar alcançado pela companhia no índice American Customer Satisfaction, que mede a satisfação dos consumidores norte-americanos em relação a uma série de empresas, pontuou alguns dos principais resultados alcançados pela gigante do varejo em 2017.
Entre os principais marcos recentes destacados no documento estão a superação da marca inédita de 100 milhões de assinantes dos serviços Prime da Amazon em todo o mundo, o sucesso do marketplace da companhia – cujas vendas terceirizadas corresponderam à mais da metade das vendas mundiais da Amazon, e os bons resultados obtidos no ano passado pela rede de alimentos naturais e orgânicos Whole Foods, adquirida no ano passado pela varejista norte-americana.
Bezos também enfatizou as boas práticas e os fundamentos que conduzem a empresa e o processo de desenvolvimento ao longo dos anos diante de um mercado cada vez mais exigente. “Como você se mantém à frente das expectativas cada vez maiores dos clientes? Não há uma maneira única de fazer isso – é uma combinação de muitas coisas. Mas altos padrões (amplamente implantados e em todos os níveis de detalhe) são certamente uma grande parte disso. Tivemos alguns sucessos ao longo dos anos em nossa busca para atender às altas expectativas dos clientes. Nós também tivemos bilhões de dólares em falhas ao longo do caminho”, disse.
No documento, o CEO da companhia agradeceu os mais de 560 mil funcionários e colaboradores da Amazon em todo o mundo e exaltou a importância dos clientes da empresa para o crescimento da varejista ao longo de sua trajetória.
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