Buscar conhecimento e manter-se sempre atualizado é premissa básica para qualquer um que deseja garantir bons resultados nos negócios, nos investimentos e na vida profissional e pessoal de maneira geral. E é por meio da leitura de livros que, muitas vezes, nos inspiramos a tirar aquele antigo plano do papel e colocá-lo em prática.

No final do ano passado, a empresa de consultoria McKinsey & Company perguntou a alguns dos maiores CEOs do mundo quais livros eles haviam lido ou estavam lendo em 2017. As respostas de gestores de companhias como Microsoft, JPMorgan Chase, da Vale, entre outras, se transformaram em uma extensa lista de recomendações de leitura para todos os gostos.

Conheça agora alguns dos títulos de cabeceira dos maiores CEOs do mundo durante o segundo semestre do ano passado e descubra se algum destes livros recomendados por grandes gestores podem ser úteis também para você!

Satya Nadella, Microsoft

O atual diretor executivo da Microsoft citou quatro livros à McKinsey & Company. Saiba quais são eles:

  • Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson, lançado pela Simon & Schuster em outubro de 2017;
  • Dawn of the New Everything: Encounters with Reality and Virtual Reality, de Jaron Lanier, lançado pela Henry Holt and Co em novembro de 2017;
  • Exit West, de Mohsin Hamid, lançado pela Riverhead Books em março de 2017;
  • Evicted: Poverty and Profit in the American City, de Matthew Desmond, lançado pela Broadway Books em fevereiro de 2017.

Maria Ramos, Barclays Africa

Já a diretora executiva do Barclays Africa, Maria Ramos, citou três títulos entre suas leituras em 2017. Confira:

  • The Gene: An Intimate History, de Siddhartha Mukherjee, lançado pela Scribner em 2016;
  • Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies, de Nick Bostrom, lançado pela Oxford University Press em 2014;
  • The Ministry of Utmost Happiness, de Arundhati Roy, lançado pela Knopf em junho de 2017.

David McKay, Royal Bank of Canada

O presidente e diretor executivo do Royal Bank do Canadá, David McKay, contribuiu com o levantamento da empresa de consultoria listando quatro títulos. Conheça a seguir:

  • Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis, de J.D Vance, lançado pela Harper em 2016;
  • Only Humans Need Apply: Winners and Losers in the Age of Smart Machines, de Thomas H. Davenport e Julia Kirby, lançado pela Harper Business, em 2016;
  • Sapiens: A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari, lançado pela Harper em 2015;
  • Wild Ride: Inside Uber’s Quest for World Domination, de Adam Lashinsky, lançado pela Portfolio em maio de 2017.

Fabio Schvartsman, Vale

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, recomendou três leituras – entre elas, o título Sapiens: A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari, indicado também pelo presidente do Royal Bank of Canada. Além deste livro, Schvartsman citou:

  • Shoe Dog: A Memoir by the Creator of Nike, de Phil Knight, lançado pela Scribner em 2016;
  • Sigmund Freud en son temps et dans le nôtre, de Élisabeth Roudinesco, lançado em francês pela Seuil em 2014.

Andrew Liveris, The Dow Chemical Company

O australiano Andrew Liveris, diretor executivo da Dow Chemical e um dos maiores CEOs do mundo, indicou também três obras para a empresa de consultoria McKinsey & Company. Saiba quais foram os livros indicados por ele:

  • Thrive: The Third Metric to Redefining Success and Creating a Life of Well-Being, Wisdom and Woonder, de Arianna Huffington, lançado pela Harmony, em 2015;
  • The Sympathizer, de Viet Thanh Nguyen, lançado pela Grove Press, em 2016;
  • The Quantum Spy, de David Ignatius, lançado pela W.W Norton & Company em novembro de 2017.

Jamie Dimon, JPMorgan Chase

O chairman e CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, recomendou apenas a leitura do livro Sapiens: A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari, lançado pela Harper em 2015, que também fez parte da lista de leitura do presidente do Royal Bank do Canadá e do diretor executivo da Vale, Fabio Schvartsman, em 2017.

Agora que você já sabe o que os maiores CEOs do mundo estão lendo, que tal conhecer 10 biografias de empreendedores de sucesso para se inspirar?

 

Quer aprender mais sobre economia, investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *