A educação financeira é muito mais do que controlar as contas mensais, comprar apenas o necessário ou investir da maneira correta. É necessário saber utilizar o seu dinheiro com consciência e saber economizar em todas as situações do seu dia a dia. Você já pensou, por exemplo, que poderia economizar na manutenção do carro?

Fique sabendo que é possível economizar (bastante) na hora de fazer a manutenção do seu veículo. Se você gasta muito dinheiro consertando o seu carro, pode ser que não esteja cuidando dele da forma correta.

Neste momento, prevenção é a palavra-chave para gastar menos. São pequenas ações, simples e práticas, que farão você perceber, lá na frente, a importância da manutenção preventiva em veículos.

Neste artigo, você irá descobrir como economizar na manutenção do carro. Iremos lhe mostrar 5 dicas de manutenção veicular para você poupar dinheiro. Assim, você não sentirá o peso dos gastos com o carro no fim do mês, aliviando o seu orçamento.

Continue conosco e atente-se a todas as dicas, ok?

Dicas e cuidados com a manutenção do veículo para você economizar

Abaixo, você verá alguns cuidados com a manutenção do veículo que são essenciais para você economizar e fazer sobrar mais dinheiro no fim do mês. Confira!

1- Não carregue muito peso

Não confunda o seu carro com um caminhão, por exemplo. O carro nunca será um veículo de carga.

Portanto, observe qual é o peso máximo que seu carro pode carregar. Com isso, você diminuirá os custos com a manutenção do carro e irá poupar dinheiro.

Ao carregar muito peso, a suspensão do veículo pode ficar danificada, além de diversos outros danos. E não se esqueça que o peso excessivo também vale para as pessoas que estão em seu carro, não somente para o transporte de produtos, materiais ou qualquer tipo de mercadoria.

Além disso ser danoso para o seu carro, pode ser prejudicial para os passageiros. Com peso em excesso, todos correrão o risco de sofrer algum tipo de acidente.

2- Faça a calibragem dos pneus regularmente

Você pode economizar e passar por uma manutenção de carros mais barata principalmente se cuidar dos pneus do seu veículo e calibrá-los rotineiramente.

Se você ainda não sabia da importância (enorme) de manter os pneus do seu carro bem calibrados, nunca mais esqueça disso! Fazendo isso, você aumenta a vida útil do veículo e, consequente, economiza bastante na manutenção do carro.

Isso acontece porque o automóvel não precisará passar por uma troca de pneus o tempo todo. E, como todos sabemos, um pneu novo não é tão barato assim.

Portanto, comece a criar uma rotina e esse costume de sempre que possível fazer a calibragem dos pneus. Essa é uma das dicas mais importantes para você economizar na manutenção do seu carro. Você verá quão menores serão os seus gastos no fim do mês.

Algumas dicas para fazer a calibragem dos pneus:

  • Dê uma olhada nos pneus e verifique a calibragem a cada 15 dias;
  • Observe o valor que é indicado pela montadora, geralmente presente no manual do veículo. Se não encontrar, ele pode estar na tampa do tanque do veículo ou em alguma das portas;
  • Não faça corridas com os pneus murchos. Isso poderá acabar com todo o arcabouço do pneu, afetando o seu exterior. Ademais, também pode causar sérios acidentes e danos no seu carro.

3- Sempre fique de olho no óleo do motor

Muitos motoristas não prestam atenção nessa questão, mas trocar o óleo é de suma importância para manter o seu carro funcionando perfeitamente, aumentando sua vida útil. O correto a se fazer é verificar a data estabelecida pela montadora, tanto para a troca do óleo lubrificante quanto para o filtro de óleo do veículo.

Você sabe quantos quilômetros podem ser rodados, no máximo, para depois fazer a troca do óleo do motor do seu carro? Fique sabendo que você só pode rodar, em geral, até 10 mil quilômetros sem trocar o óleo lubrificante.

Neste momento, também é importante verificar com a montadora, pois além da rodagem estabelecida para a troca do óleo, ela também infere um tempo máximo que o óleo pode estar no motor.

O motor do carro, com o tempo, pode ficar totalmente comprometido e apresentar danos. Isso ocorre devido à sujeira acumulada no óleo do motor, o que o faz perder suas propriedades químicas e físicas originais. Assim, nunca se esqueça de averiguar se o seu carro já rodou 10 mil quilômetros e você ainda não fez a troca do óleo ou se já passou um ano com o mesmo óleo no motor.

4- Verifique os freios e amortecedores regularmente

É muito importante, além de tudo que já dissemos, verificar ao menos uma vez por semana o nível de óleo dos freios. Se os freios estiverem com algum problema, não saia com seu carro até consertar todo o sistema. Nesse caso, é muito importante fazer manutenções preventivas.

Além disso, as pastilhas também precisam ter uma atenção bem grande. Observa se estas estão desgastadas. Ao se atentar a estes detalhes, você não correrá riscos no transito e irá economizar na hora da manutenção do carro.

Se notar algum vazamento de óleo, pode ser que o amortecedor não está funcionando perfeitamente. É fácil descobrir se o amortecedor está com algum problema. Ao passar por alguma lombada e o veículo sacudir além do que devia, é bem provável que chegou o momento de você fazer a troca dos amortecedores.

5- Prevenção é a palavra!

Como falamos no início deste artigo, a prevenção sempre será o mais importante para você economizar na manutenção do carro. Busque algum plano de manutenção preventiva de veículos para não deixar que os gastos sejam gigantes na hora de fazer a manutenção do seu carro.

A manutenção do carro não precisa ser cara. Sim, você pode poupar dinheiro e economizar uma boa grana seguindo estas dicas acima. Portanto, não jogue o seu dinheiro fora!

O que acha de se inscrever em nossa newsletter e receber mais conteúdos de valor no seu e-mail? Assine agora mesmo e aprenda a cuidar do seu dinheiro da forma correta!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *