Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

PROJEÇÃO PARA PIB E INFLAÇÃO

O mercado financeiro reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e da inflação 2018, de acordo com informações do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central. Analistas esperam que a inflação 2018 fique em 4,05% neste ano, enquanto a o PIB deve manter-se em 1,40%.

PROJEÇÃO PARA A SELIC

Em relação à taxa de juros Selic, a expectativa dos analistas consultados pelo Banco Central é de manutenção da taxa em 6,5% ao ano ao final de 2018. Para 2019, a expectativa é de avanço da Selic para 8% ao ano.

ATENTADO EM MG

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, sofreu um ataque a faca na última quinta-feira (6) durante uma passeata em Juiz de Fora, Minas Gerais. O autor do ataque – que foi filiado do PSOL entre 2007 e 2014 – foi preso pela Polícia Federal e indiciado por “atentado pessoal por inconformismo político”, sob a Lei de Segurança Nacional.

AVISO AO PT

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, advertiu o PT sobre a possibilidade da suspensão do horário eleitoral do partido no rádio e na TV caso a legenda insista em fazer referência ao ex-presidente Lula como candidato. A candidatura de Lula foi barada na semana retrasada, pela Lei da Ficha Limpa.

IBOVESPA EM QUEDA NO ANO

O índice Ibovespa fechou em alta de 1,76% na quinta-feira (6), aos 76.416 pontos, após disparar mais e 1% com a notícia do atentado contra o presidenciável Jair Bolsonaro.

DÓLAR EM QUEDA

O dólar fechou em queda de 1,11% na sessão de quinta-feira (6), a R$ 4,0966. Apesar da queda, a moeda norte-americana ainda acumula alta de 23,63% no ano.

Seu bolso

LOTE DO IRPF 2018

A Secretaria da Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (10), consulta ao quarto lote do IRPF 2018, que também incluirá restituições residuais de 2008 a 2017. Serão pagos R$ 3,3 bilhões para 2,6 milhões de contribuintes neste lote. Para fazer a consulta, basta acessar o site da Receita Federal.

PETROBRAS CONGELA PREÇOS

A Petrobras anunciou, na semana passada, que os preços da gasolina poderão ficar até 15 dias sem reajustes. O objetivo da mudança é dar maior flexibilidade à política de preços da estatal.

O que vem por aí

PRAZO SE ESGOTANDO

Termina na próxima terça-feira (11) o prazo para substituição do candidato à Presidência da República pelo PT. O pedido da defesa do ex-presidente Lula para prorrogar este prazo foi negado pela presidente do TSE, Rosa Weber, na noite do último domingo (9). A ideia da defesa de Lula era estender o prazo até 17 de setembro, a fim de ter mais tempo para reverter a inegibilidade do ex-presidente junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

PESQUISAS ELEITORAIS

O Instituto Datafolha dede divulgar, nesta segunda-feira (10), uma nova pesquisa de intenção de votos para as eleições 2018. Na terça-feira (11) será a vez da pesquisa Ibope ser divulgada. Na pesquisa do FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (10), o candidato Bolsonaro aparecia com 30% das intenções de voto em um cenário estimulado.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *