Mais do que um sistema de gestão, a metodologia Six Sigma já é considerada uma filosofia por quem a pratica nas organizações. Com foco no controle de qualidade, seu desenvolvimento data lá da Segunda Guerra Mundial.
Mas você não precisa ouvir sobre toda a história ou o contexto da criação do Six Sigma até aqui. O importante é entender o que é o seis sigma (como também é chamado) e como a metodologia Six Sigma funciona na gestão de um negócio.
Ou seja, você pode ler os próximos parágrafos sem medo. Afinal, o objetivo aqui é elucidar o que é a metodologia Six Sigma, apresentar exemplo de aplicação do seis sigma na sua empresa e as principais vantagens de implementá-la em seu negócio.
Então confira este artigo e prepare-se para mudar a forma como vê a gestão do seu negócio!
O que é o Six Sigma?
O grande objetivo desse conjunto de métodos é a correção de defeitos nos processos das organizações para maior otimização e melhorias. Cortando, para isso, custos desnecessários.
Quem organiza finanças sabe muito bem a importância de remover o que não é mais preciso. Ao cortar custos desnecessários, os adeptos da metodologia Six Sigma asseguram maior satisfação dos clientes.
Apesar de sua origem como um método para controle de qualidade, hoje o seis sigma pode ser usado em quase todas as áreas, inclusive a de planejamento estratégico.
Veja, abaixo, quais são as cinco etapas essenciais para o uso do six sigma na sua empresa, junto a um exemplo de aplicação do seis sigma em cada um deles.
Etapa 1 – Definição
Aqui é onde tudo começa. Nessa etapa, você, como gestor ou líder da empresa, deverá definir quais são as principais necessidades do negócio e quais são os pontos mais importantes para a qualidade dos processos que estão correndo.
É nessa etapa que você deve avaliar o que está dando certo e funcionando perfeitamente para, em seguida, saber o que é necessário para torná-los melhores e definir os objetivos do seu negócio.
Por exemplo, imagine que você tem um ecommerce de moda online. Nessa etapa, deve-se analisar e definir metas de vendas, analisando quais são os looks que mais vendem e o que tem potencial futuro.
Etapa 2 – Mensuração
Fase na qual você deve medir o que sua empresa ou clientes necessitam. A partir daí, você terá uma visão clara do que deve definir como necessidade anteriormente.
Ainda no exemplo anterior, você poderia elaborar uma pesquisa online e enviar para os seguidores da loja perguntando qual o processo da loja que menos funciona e o que pode melhorar.
Etapa 3 – Analisar
Nesse estágio, você deverá analisar tudo que coletou na fase anterior. É aqui que você vai identificar os problemas e, melhor ainda, as oportunidades que o seu negócio pode aproveitar!
Retornando ao exemplo, imagine que, assim que começa a receber os resultados da pesquisa elaborada no item anterior, você descobre alguns problemas na confecção do produto, mas que ele está tendo boa aceitação do público. Isso significa que, ao consertar o problema, seus clientes voltarão a comprar de você.
Etapa 4 – Melhorar
Agora que mensurou e analisou os problemas e oportunidades, é hora de colocar a mão na massa! É aqui que você começa a desenvolver e testar as melhorias e otimizações, que devem ser de origem tanto corretiva quanto preventiva.
No exemplo do e commerce de moda online, nessa etapa é quando deve-se corrigir o defeito que tem incomodado os clientes, ao mesmo tempo que devem ser desenvolvidos métodos para evitar que ele se repita.
Etapa 5 – Controle
A fase final do seis sigma é onde o processo é reavaliado. Ou seja, quando são recebidos os resultados dos trabalhos feito nas quatro etapas anteriores. E onde é definido se os esforços foram bem-sucedidos.
Além disso, nada lhe impede de detectar outras oportunidades de melhoria que passaram despercebidas. Na loja online fictícia, é nessa fase que devem ser avaliadas as respostas dos clientes em relação às modificações feitas, anotando quaisquer outras sugestões que tenham dado.
Esse processo também pode ser encurtado, principalmente se está considerando implementá-lo em sua empresa pela primeira vez. As três primeiras etapas podem ser condensadas em uma.
Dessa maneira, em uma etapa, apenas, irá definir quais são as metas de cada equipe ou atividade que conduzir. Com os objetivos criados, parta para a mensuração e analise os insights que clientes e colaboradores podem ter apresentado, ajustando as metas criadas.
Depois, basta fazer a etapa 4, trabalhando diretamente no desenvolvimento das melhorias. É importante, mesmo ao desenvolver melhorias, continuar atento para possíveis falhas ou pontos a melhorar.
Por fim, analise os resultados das mudanças e ajuste caso novos insights de melhoria sejam apresentados. Além disso, aproveite o momento também para avaliar se o Six Sigma está sendo útil para trazer as necessárias melhorias ao seu negócio!
Vantagens da metodologia Six Sigma para empresas
Entender como funciona a metodologia Six Sigma e conseguir aplicá-la com sucesso em seu negócio pode trazer muitas vantagens. A primeira delas é a mais óbvia: melhor eficiência nos processos internos da sua empresa.
Por conta do método surgir com o propósito de melhorar o controle de qualidade, essa é uma vantagem que não poderia faltar. Porém, está longe de ser a única.
Além dela, seu negócio também pode se beneficiar com um método comprovado para analisar a evolução da sua empresa, principalmente pela redução em seus custos de produção e eliminação de perdas desnecessárias.
Como a satisfação do cliente também é uma das metas que o seis sigmas pretendem lhe ajudar a alcançar, é importante mencionar a melhora do produto ou serviço que entrega para quem compra de você.
Por fim, você aprenderá bastante sobre como classificar metas para todas as áreas do seu negócio. Além de aprender como executar melhores ações estratégicas.
O que achou da metodologia Six Sigma? Acredita que ela pode trazer melhorias nos seus processos de produção e entrega?
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