Muitas pessoas sonham em crescer na carreira e assumir cargos de liderança. Independentemente da sua área de atuação, essa é uma pretensão desafiadora.

Afinal, ela gera inúmeras novas responsabilidades e cobranças — principalmente relacionadas às atividades de coordenar e inspirar pessoas.

Descobrir como ser um líder de sucesso, seja no âmbito profissional ou mesmo no pessoal, no entanto, não é um processo fácil ou rápido. Mas nós podemos ajudar.

Confira neste artigo 7 passos simples que vão tornar essa caminhada mais fácil para você!

1. Saiba a diferença entre um líder e um chefe

O primeiro passo para exercer uma liderança eficaz é conhecer o que diferencia um líder e o chefe. Geralmente, a função de chefe é exercida por pessoas que se distanciam dos seus colaboradores. Ou seja, colocam-se na posição de apenas administrar os talentos individuais e medir os resultados conquistados pelo grupo.

Essa distância faz com que um chefe não seja considerado como modelo de inspiração e confiança por seus subordinados. A expectativa em relação ao líder é bem diferente nesse aspecto.

Estar em posição de liderança não significa apenas exercer autoridade, centralizar o poder de decisão e impor ordens.Um líder precisa, antes de tudo, saber se relacionar com as pessoas.

Em um grupo bem liderado, as responsabilidades são divididas entre todos — assim como os resultados positivos e os negativos. Nesse caso, os funcionários veem em seu superior uma pessoa em quem podem confiar para compartilhar dificuldades e crescerem juntos.

2. Desenvolva a humildade

Como você percebeu, para saber como ser um líder de sucesso é preciso optar por desenvolver um perfil de liderança, e não de chefia. Uma característica merece destaque entre as diferenças nesses dois perfis: a humildade.

É preciso lembrar que os colaboradores procuram em quem ocupa essa posição um modelo de conduta. Sendo assim, ter humildade para trabalhar em equipe é um dos melhores exemplos que o líder pode dar para o seu grupo.

O que leva uma pessoa a um cargo de liderança não é dominar todos os conhecimentos técnicos ou saber tudo sobre a administração de equipes. Na verdade, os diferenciais esperados para quem ocupa essa vaga estão relacionados à inteligência emocional e à capacidade de buscar o próprio desenvolvimento e o dos outros.

3. Invista nos relacionamentos

Ter habilidades técnicas pode levar você muito longe na carreira. Entretanto, se o seu objetivo é liderar pessoas, as competências de ordem emocional são indispensáveis. Logo, investir nos relacionamentos interpessoais é a melhor escolha.

Para que os colaboradores vejam seu superior como um líder – e não simplesmente alguém que dá a ordem que eles executam – é necessário que essa pessoa seja aberta a relações de transparência e confiança. Atitudes de intimidação e cobranças excessivas podem até trazer resultados no trabalho, mas distanciam e atrapalham os relacionamentos.

Em cenário contrário, os resultados técnicos e humanos são mais eficientes. Os colaboradores ficam mais motivados quando sabem que podem contar com a compreensão e a mediação de um líder.

Afinal, a insegurança da equipe diminui e os conflitos são evitados, fazendo com que todos produzam melhor.

4. Acolha os feedbacks

Uma das funções mais comuns a um líder é dar feedbacks. Quem exerce um cargo de superior está a todo momento avaliando e gerindo os colaboradores que coordena. Entretanto, engana-se quem pensa que a postura do líder é apenas a de oferecer feedbacks, sem recebê-los de volta.

Da mesma forma com que um gestor tem o que dizer sobre seus colaboradores, o grupo também forma suas opiniões sobre as características da gestão. Já que o ideal é investir em relacionamentos, o líder precisa acolher e considerar a avaliação feita pela sua equipe.

Essa postura acolhedora é o que ajuda a criar uma relação de confiança e de crescimento mútuo. Escutar com atenção, argumentar nos casos em que forem necessários e refletir sobre as melhorias sugeridas são ações que formam um líder de sucesso.

5. Administre os conflitos

Nem sempre uma equipe vai trabalhar em harmonia e em um clima positivo. Os grupos profissionais são formados por pessoas bem diferentes e, muitas vezes, conflituosas.

Esta é, inclusive, uma das razões para a existência dos cargos de liderança: a necessidade de administrar conflitos e guiar todos para os objetivos que têm em comum.

Por isso, desenvolver sua habilidade de gerenciar esses aspectos é algo necessário se você deseja ser um bom líder. Isso envolve observar os diferentes perfis de colaboradores e analisar o que pode ser feito para aprimorar elementos negativos e evidenciar os pontos positivos que eles têm.

Dessa forma, o líder consegue conciliar seus funcionários e alcançar uma produtividade maior na equipe. Vale a pena destacar que atuar na prevenção dos conflitos e na promoção de um clima positivo de trabalho é mais eficaz do que apenas resolver os problemas que surgem.

6. Seja claro nos seus direcionamentos

Várias dificuldades presentes no ambiente de trabalho são fruto de falhas na comunicação. Isso ocorre não só entre colegas, mas também entre um líder e seus colaboradores. Se você não consegue, por exemplo, comunicar de forma clara e objetiva suas expectativas em um projeto, o trabalho e os resultados provenientes dele serão prejudicados.

Considerando esse contexto, descobrir como ser um líder de sucesso passa pela padronização de seus processos no trabalho e pela busca de maior eficiência na comunicação. Apresentar ações organizadas, falar em uma linguagem compreensível e se colocar disponível para tirar as dúvidas são atitudes que fazem muita diferença no dia a dia.

7. Crie novos líderes

Uma das medidas do sucesso de uma liderança é sua capacidade para delegar tarefas e desenvolver pessoas. Nesse sentido, um bom líder é aquele que, em muitos momentos, não se faz necessário.

Ou seja, ajudar as pessoas da sua equipe a trabalharem por conta própria e a reconhecerem nelas mesmas qualidades de novos líderes são contribuições relevantes que você pode apresentar.

Mais do que identificar e administrar talentos, o papel de alguém que busca como ser um líder de sucesso é auxiliar os colaboradores em seu crescimento. Dessa forma, o seu trabalho vai estimular outras pessoas a seguirem esse caminho e também fazerem a diferença!

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Autor

Equipe André Bona

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