Em tempos de crise econômica e dificuldades no mercado, muitas empresas necessitam tomar algumas medidas drásticas, como minimizar as despesas, reduzir o número de funcionários e alcançar metas cada vez maiores. E, em um cenário como esse, é difícil manter a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.

Sendo assim, é essencial buscar maneiras de como motivar sua equipe para continuar tendo um bom rendimento. Você precisa engajar os seus colaboradores e mantê-los comprometidos com as metas da empresa. Isso é mais que viável para alcançar bons resultados, já que a motivação de uma equipe é um dos primeiros passos para driblar esses momentos difíceis.

Mas, afinal, como motivar sua equipe em meio a uma crise econômica? Esse é um dos maiores desafios de quem lidera uma organização. Uma das saídas é tentar proporcionar um ambiente adequado para que todos da equipe desempenhem suas funções da melhor forma possível, encorajando-os a serem mais produtivos e a crescerem profissionalmente.

Porém, apenas gerar um local harmonioso não é o suficiente para aumentar o rendimento da equipe. São necessárias algumas medidas mais práticas para estimulá-la com eficiência. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a motivar sua equipe em períodos difíceis. Acompanhe!

Como motivar a sua equipe em tempos de crise?

Cada gestor ou líder motiva sua equipe de diferentes maneiras. Isso pode variar de acordo com as características de cada um, de acordo com o negócio e com a própria formação da equipe. Contudo, algumas medidas gerais e práticas podem ser aplicadas de maneira geral, a fim de gerar melhores resultados no seu negócio.

Atente-se às dicas abaixo e entenda como motivar sua equipe em situações de dificuldade e manter o ambiente de negócios sempre harmônico e muito produtivo!

1. Imponha metas

Como motivar sua equipe sem impor metas? Para manter o seu time motivado é preciso saber aonde chegar. Por esse motivo, é essencial impor objetivos individuais e coletivos para que os colaboradores se sintam engajados e impulsionados a alcançá-los.

É importante destacar que as metas definidas devem ser praticáveis, pois o objetivo é trazer motivação para a equipe. Impor metas impraticáveis só trará maior decepção e insatisfação para o time.

2. Invista em feedbacks

Elogiar e fazer críticas que sejam construtivas são maneiras de demonstrar à equipe que o seu trabalho não é em vão. Receber essas informações é essencial para que o colaborador mude suas atitudes e melhore o seu desempenho, quando necessário.

Além disso, elogiar um funcionário por uma tarefa bem executada é uma ótima maneira de promover a satisfação profissional.

3. Esteja sempre em comunicação com a equipe

Como motivar sua equipe sem estar em contato direto com ela? Entender o que a equipe precisa e quais são as principais causas da desmotivação é essencial para pôr em prática algumas medidas para minimizar essa questão.

Dessa forma, é importante que o gestor esteja sempre próximo do seu time, compreendendo as suas necessidades e aberto às sugestões e ideias dos colaboradores.

4. Mude a rotina dos colaboradores

Mudar a função dos funcionários periodicamente, assim que possível, é uma das maneiras de fazer com que todos conheçam as tarefas desempenhadas por cada um. Assim, também podem desenvolver habilidades distintas.

Sair da rotina, melhorar a interação com todos os integrantes da empresa e a possibilidade de exercer novas funções podem maximizar a motivação de uma equipe, gerando maior produtividade.

5. Treine a sua equipe

Mesmo em tempos de crise e redução dos custos, o treinamento de uma equipe deve ser pensado como um investimento e não como um gasto a mais no orçamento.

Dessa forma, para manter os colaboradores mais engajados, é preciso demonstrar preocupação quanto ao desenvolvimento profissional de cada um, promovendo meios que possibilitem a aquisição de mais conhecimentos nas suas respectivas áreas.

6. Valorize o seu time

Sentir-se valorizado é um dos principais motivos que geram satisfação no ambiente de trabalho.

Dessa forma, dar feedbacks positivos sempre que for possível, demonstrar preocupação com o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, promover confraternizações e conceder premiações são maneiras de motivar uma equipe em tempos de crise.

7. Demonstre otimismo

Uma das maneiras de como motivar sua equipe é ser otimista. Apesar de ser um grande desafio em momentos de crise, transmitir otimismo para o time é essencial nessas circunstâncias.

De alguma maneira, demonstre aos funcionários que fases difíceis são passageiras e que logo tudo estará dentro do esperado. Pensar de forma positiva é muito importante para promover um melhor desempenho, já que prever o fracasso tende (sempre) a reduzir a produtividade do time.

8. Seja exemplo

Inspirar os funcionários é uma das qualidades de um bom líder. No contexto da crise, saber liderar e ser exemplo de dedicação e empenho no trabalho é crucial para que os colaboradores se sintam motivados a trabalhar melhor.

Assim, com funcionários mais engajados, melhores resultados estão por vir.

9. Procure por inspiração

Assim como inspirar pessoas é importante, buscar inspiração é essencial para manter a postura em tempos difíceis. Por esse motivo, busque se espelhar em profissionais que viveram situações semelhantes às suas.

Procure por palestras que lhe motivem a superar esses momentos e mantenha o foco na realização dos seus objetivos profissionais.

10. Valorize o bom relacionamento entre os colaboradores

Uma boa dica é pensar em uma dinâmica para motivar a equipe ou em confraternizações. Assim, você ajuda a melhorar o relacionamento entre os colaboradores, o que é muito importante para gerar maior produtividade.

Uma equipe integrada e com um bom relacionamento estará mais motivada para desempenhar o seu papel da melhor forma possível.

11. Preocupe-se em manter um bom ambiente

Um ambiente de trabalho agradável é essencial para melhorar o rendimento dos funcionários. Esteja atento a possíveis conflitos e se empenhe em amenizá-los.

Utilize estratégias para aproximar os membros da sua equipe e estreitar os laços entre eles. Um time unido é mais resistente às situações de crise.

12. Envolva o time nas decisões

Sempre que possível, demonstre que a opinião da sua equipe é tão importante quanto a sua. Sentir-se ouvido e responsável por alguma decisão é uma maneira de gerar satisfação no ambiente profissional. A sensação de ser útil em uma determinada questão é um fator determinante para que um funcionário fique mais motivado.

A satisfação de uma equipe é algo muito subjetivo, e o que pode ser essencial para um, às vezes não é tão importante para outros. Por esse motivo, manter o grupo motivado em momentos difíceis pode ser um grande desafio para muitos gestores.

Motivar a equipe em tempos de crise é possível e está ao alcance de qualquer bom gestor. Portanto, para promover o melhor desempenho da sua equipe, aplique nossas dicas e veja os resultados!

Além disso, já pensou em como esse conhecimento pode ajudar algum dos seus amigos? Então aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *