Para todo e qualquer investidor, existem diferentes oportunidades no mercado de investimentos. Se você não pode investir um grande capital, os mini contratos podem ser boas opções para quem busca por oportunidades de operação na bolsa.

Com eles, é possível operar alavancados no mercado futuro, buscando ganhar dinheiro na alta ou na baixa de moedas, juros ou índices.

Neste artigo, iremos lhe explicar o que são mini contratos e como você pode operar com eles na bolsa de valores. Acompanhe e entenda um pouco mais sobre este tipo de contrato do mercado financeiro!

O que são mini contratos?

Os mini contratos são transações do mercado futuro, onde acordos de compra e venda de contratos são realizados. Esta negociação ocorre na BM&FBovespa e são direcionados a investidores com menor capital para operações.

Em uma operação de mini contrato, é decidido quem irá comprar ou vender um determinado contrato em uma certa data, por um valor definido previamente.

Operando com mini contrato, você pode investir em ouro, dólar e índices, por exemplo. Além disso, com os mini contratos você poderá investir também em commodities: mercadorias produzidas em larga escala e comercializadas por todo o mundo, como a soja, o ouro e o etanol.

Vale destacar que só é possível investir em commodities porque o mini contrato é um tipo de contrato futuro.

Agora que você já entendeu o que é esse tipo de contrato, vamos ao que lhe interessa! Veja a seguir como você pode operar com mini contratos.

Como operar com mini contratos?

Operar um mini contrato não requer muito trabalho. O primeiro passo é abrir uma conta em uma instituição financeira de sua escolha. Ao fazer o cadastro, coloque seus dados pessoais. Assim, você terá acesso ao seu login e uma senha.

Feito isso, é a hora de transferir o valor que desejar da sua conta bancária para a conta da instituição através de um TED de mesma titularidade.

Após o dinheiro cair na conta, escolha a opção Home Broker da instituição financeira e observe quais são os mini contratos disponíveis para serem negociados. Assim, escolha um investimento e digite a sua sigla correspondente. Em seguida, basta apenas confirmar a ordem.

É importante destacar, no entanto, que operar mini contratos exige conhecimento prévio do investidor. Saber como o mercado futuro funciona e sobre as movimentações das commodities, por exemplo, é fundamental.

Sobre a tributação

A tributação é um fator importante em se tratando de operações de mini contrato. Mesmo aqueles investidores que já estão acostumados a operar mini contrato, muitas vezes, t~em dúvidas neste aspecto.

Você deve saber que o IR (Imposto de Renda) reflete sobre os ganhos do mercado futuro. Se forem operações de Day Trade, a alíquota é de 20%. No caso de outras operações, a incidência de IR é de 15%.

Este tributo deve ser pago por quem investiu até o último dia útil do mês subsequente ao período que teve a apuração.

Pronto! Agora você já sabe como operar com mini contratos, certo? 

Riscos

Assim como qualquer investimento em bolsa, há muitos riscos em operar mini contratos no mercado futuro. Afinal, as oscilações de preço são constantes e o investidor pode ganhar bastante dinheiro, mas pode também perder o capital aplicado.

Atente-se e não faça o aporte de um valor como margem que você não está disposto a perder.  É importante também ficar de olho nas margens. 

Saber utilizar a análise técnica em prol das suas operações também é de grande valia para quem deseja operar mini contratos na bolsa de valores!

Gostou do nosso artigo? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *