Para contornar a concorrência, as empresas devem investir em estratégias para atrair e fidelizar clientes. Para tanto, é importante manter um relacionamento contínuo e personalizado, garantindo a satisfação e, consequentemente, a lealdade à marca.
Pensando nisso, você sabe o que é CRM marketing? Seu uso viabiliza oferecer uma experiência mais personalizada, otimizar os processos de vendas e marketing e, principalmente, criar vínculos com os consumidores.
Neste post, você entenderá o que é CRM marketing e como ele ajuda a fortalecer as estratégias da sua empresa!
O que é CRM marketing?
A sigla CRM significa customer relationship management, que pode ser traduzido como gestão de relacionamento com o cliente. Nesse contexto, o CRM marketing é uma estratégia que utiliza dados para personalizar e otimizar interações ao longo da jornada de compra do consumidor.
Assim, ela envolve capturar e processar leads, segmentar clientes e automatizar ações de marketing. Embora o termo também possa se referir a ferramentas tecnológicas que automatizam esse processo, seu conceito transcende o software.
A estratégia envolve o monitoramento de interações do cliente com a marca, como:
- assinaturas de newsletters;
- cadastros no site;
- downloads de materiais;
- preenchimento de carrinhos de compra.
Essas informações são organizadas para que as equipes de marketing e vendas compreendam melhor o perfil e o comportamento dos consumidores. Dessa forma, existe a possibilidade de realizar uma abordagem precisa e segmentada, contribuindo para uma experiência mais personalizada e eficaz.
Qual é a diferença entre CRM marketing e marketing de relacionamento?
A diferença entre os dois termos está na forma de agir em cada abordagem. Enquanto estratégia, o CRM marketing foca no uso de dados coletados ao longo da jornada do cliente para personalizar as interações e aprimorar as ações de marketing e vendas.
Já o marketing de relacionamento é uma abordagem mais ampla, que visa estabelecer uma conexão de confiança com o cliente. O objetivo é criar um vínculo emocional e engajamento contínuo por meio de um atendimento customizado e da construção de uma experiência que gere lealdade à marca.
Quais são os benefícios do CRM marketing?
O CRM marketing auxilia desde a captação e qualificação de leads até a sua fidelização. Desse modo, ele permite que as equipes de marketing e vendas tenham acesso a dados precisos para realizar abordagens mais eficientes.
E quais são as vantagens disso? Acompanhe os principais benefícios do CRM marketing no pré, durante e pós-venda!
Pré-venda
No início da jornada de compra, a estratégia ajuda a equipe de marketing a identificar consumidores que demonstraram interesse na empresa. Isso acontece quando um visitante do site interage com a página, por exemplo — gerando dados sobre o seu perfil e comportamento.
Com essas informações organizadas, fica mais fácil para os profissionais de marketing personalizarem as interações. Por exemplo, um consumidor que baixou um e-book sobre determinado produto pode estar aberto a receber e-mails com conteúdos que complementem o tema.
Já quem visitou uma página de preços pode obter uma oferta especial ou ter o contato direto da equipe comercial. Além disso, o CRM permite priorizar os leads mais qualificados — aqueles que já demonstraram um interesse avançado e com maior probabilidade de fechamento de negócio.
Com isso, a equipe de vendas consegue focar sua atenção nos contatos mais promissores, aumentando as chances de conversão.
Venda
No momento da venda, o CRM marketing facilita o trabalho da equipe comercial ao fornecer um histórico detalhado do cliente. Quando um consumidor entra em contato para negociar um produto ou serviço, o vendedor consegue acessar informações importantes sobre ele.
Alguns exemplos são:
- conteúdos que ele consumiu;
- produtos que ele pesquisou;
- interações anteriores com a empresa.
Esse contexto permite uma abordagem mais precisa e personalizada. Por exemplo, se o consumidor demonstrar interesse em certo serviço, mas ainda tiver dúvidas, o profissional de vendas pode esclarecer essas questões antes mesmo de ser perguntado.
Se outro cliente já recebeu um orçamento, mas não finalizou a compra, a equipe tem a opção de entrar em contato no momento certo para oferecer condições especiais. Dessa forma, além de tornar a comunicação mais eficiente, o CRM evita desperdício de oportunidades.
Muitas vezes, as promessas deixam de avançar na jornada de compra porque não recebem um acompanhamento adequado. Com as informações sempre acessíveis, os vendedores podem agir no tempo certo e estrategicamente, aumentando as chances de finalização da venda.
Pós-venda
O CRM marketing também é essencial para o pós-venda, atuando na fidelização dos clientes. A razão é que ele ajuda a empresa a manter um relacionamento próximo e relevante com os consumidores.
Com os dados registrados, a equipe consegue acompanhar o comportamento de compra e identificar oportunidades para novas interações. Por exemplo, se um cliente adquiriu um produto, ele pode receber recomendações de itens complementares que melhorem sua experiência.
Adicionalmente, o CRM facilita a criação de programas de fidelidade e ações personalizadas. Consumidores recorrentes podem receber ofertas exclusivas ou conteúdos que os incentivam a continuar comprando — fortalecendo o vínculo com a marca.
Por consequência, ao longo do tempo, um bom trabalho no pós-venda gera consumidores satisfeitos, com chance de se tornarem defensores da marca. Assim, eles indicam a empresa para amigos e familiares, ampliando o alcance do negócio e diminuindo o custo de aquisição de clientes.
Como implementar o CRM marketing?
Implementar uma estratégia de CRM marketing envolve etapas para garantir que as interações com os consumidores sejam eficientes. O primeiro passo é coletar e organizar dados — reunindo informações relevantes sobre os clientes — e armazená-los de maneira acessível.
A próxima etapa é segmentar o público. Ao dividi-lo grupos com características semelhantes, a equipe de marketing e o setor comercial podem criar campanhas mais direcionadas, aumentando as chances de engajamento e de vendas.
A automação de processos também é interessante, utilizando ferramentas para agendar e personalizar mensagens. Desse modo, há como otimizar o tempo da equipe e garantir que as comunicações sejam feitas no momento certo.
Além disso, analise os dados de maneira contínua. A prática permite ajustar a estratégia em tempo real, identificando seus pontos fortes e áreas de melhoria.
Por fim, as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente devem compartilhar as informações do CRM. Dessa maneira, é possível garantir que as ações estejam alinhadas e otimizadas.
Neste artigo, você viu o que é CRM marketing, para além do software. A estratégia organiza informações, melhora a comunicação e ajuda as equipes a tomarem decisões mais informadas, otimizando a experiência do consumidor e as chances de conversão.
O CRM marketing também contribui para estratégias mais eficazes de marketing de conteúdo. Entenda por que produzir materiais educacionais digitais é importante para a sua empresa!