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Você já se deparou com uma equipe desmotivada, cansada, sem bons motivos para continuar na empresa? Será que esta situação acontece no seu próprio negócio? Se sim, já está mais do que na hora de começar a aplicar o marketing interno – também chamado de endomarketing ou marketing institucional.

O endomarketing, como qualquer outro tipo de marketing, busca agregar valor às pessoas, ajudá-las de alguma maneira, entendendo suas necessidades. Porém, no caso do marketing interno, o foco está nos funcionários.

É preciso conhecer sua equipe, saber as dores e desejos de cada integrante. Assim, você poderá criar estratégias de marketing interno para gerar mais motivação para os funcionários.

Neste artigo, você entenderá o conceito de marketing interno mais a fundo. Além disso, verá a diferença entre marketing interno e marketing externo, alguns exemplos de endomarketing e as melhores dicas para você motivar sua equipe.

Boa leitura!

O que é marketing interno?

O marketing interno, segundo Philip Kotler (muitos o chamam de “o pai do marketing”), são estratégias e práticas corretas para contratar, treinar e motivar colaboradores super habilidosos e eficientes. Dessa forma, estes bons funcionários conseguirão atender super bem todos os consumidores da empresa.

Em outras palavras, o endomarketing compreende diversas ações de marketing focadas nos colaboradores da empresa, em seu público interno. O intuito é estabelecer um forte vínculo entre a empresa e funcionários, de forma que toda a missão, visão e valores da organização sejam colocadas em prática.

Fazendo isso em sua empresa, você conseguirá uma equipe focada e motivada. Nesta situação, os integrantes entendem todos os objetivos da empresa e fazem de tudo para alcançar as metas, compreendendo que o negócio realmente é relevante e importante para os seus consumidores.

Marketing interno x marketing externo

Não é muito difícil observar a diferença do marketing interno para o marketing externo.

O marketing interno, como já falamos, é o marketing com foco nos colaboradores da empresa, com o intuito de ajudá-los, compreendê-los e motivá-los. Assim, eles entendem e confiam na empresa, bem como na sua proposta de negócio. Consequentemente, os funcionários serão mais produtivos e mais eficientes, trabalhando com gana e vontade.

o marketing externo nada mais é que o marketing pensado nas dores e desejos de quem contrata um serviço ou compra os produtos de uma determinada empresa. Ou seja, é pensado em resolver os problemas e gerar valor para o público externo, de forma que ele confie na marca cada dia mais.

Exemplos de marketing interno

A seguir, veja alguns exemplos de endomarketing utilizados por grandes empresas:

  • criação de peças com informações sobre a visão, missão e valores da organização;
  • dê cursos de capacitação e bolsas de estudo gratuitas para os colaboradores;
  • abra um espaço para que os funcionários possam dar as suas sugestões e opiniões sobre a empresa;
  • ofereça um tipo de “vale-cultura”, para que o integrante da empresa possa tirar um bom dia de folga e se divertir. Dessa forma, ele chegará muito mais motivado no dia seguinte;
  • ofereça prêmios para seus melhores colaboradores, de acordo com seus desempenhos.

Estes são apenas alguns exemplos bem criativos de marketing interno. O ideal é que você sempre pense em motivar a sua equipe em todos os âmbitos. Dessa forma, novas ideias poderão surgir, aumentando a produtividade e eficiência de sua equipe.

4 estratégias de endomarketing eficientes

Abaixo, veja algumas simples e práticas estratégias de marketing interno para motivar sua equipe.

  1. Divulgue os aniversariantes do mês da empresa, as pessoas que estão há muitos anos na organização e alguma outra data importante para os colaboradores, como casamento, formatura ou nascimento de seus filhos;
  2. Quando fechar um negócio ou conseguir um novo cliente, crie um ritual de comemoração. Pode ser uma frase de impacto dita bem alta por todos os integrantes ou uma comemoração especial no encontro mensal da empresa. Não deixe algo valioso passar despercebido pela equipe;
  3. Seja transparente para com os seus colaboradores. Divulgue rapidamente e de forma bem criativa todas as decisões mais relevantes tomadas pelos diretores da empresa, as grandes mudanças na organização e a criação de novos programas que irão impactar toda a equipe.
  4. Crie uma “hora do lanche” ou um happy hour na empresa. Este é um momento para que todos os integrantes da equipe se conheçam um pouco mais e tenham mais intimidade. Isso promove e estimula o companheirismo, peça chave para qualquer equipe obter sucesso. Portanto, com uma equipe sólida e os pontos fortes de cada um em evidência, será muito mais fácil atingir o objetivo proposto pelos diretores da organização. Consequentemente, mais lucro a empresa irá gerar.

Aplicando todas estas estratégias de endomarketing, você conseguirá transformar a sua equipe em um exército poderoso no campo de batalha – e sem perder peças fundamentais neste processo. Não adianta ter um marketing externo eficiente se você esquece dos seus colaboradores. Uma equipe motivada é uma equipe que gera resultados para a empresa.

Gostou das dicas? Já tinha ouvido falar sobre este tipo de marketing? Conte o que você achou nos comentários!

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