Certamente você já pesquisou sobre algum produto ou serviço na internet, certo? Neste cenário, deve ter se atentado que os melhores conteúdos figuram nas principais posições dos mecanismos de buscas. Entender o que é SEO é de extrema importância para qualquer empresa ou empreendedor que deseja estar nas primeiras posições dos motores de busca, como o Google.
Além do SEO para blogs, que tende a ranquear os melhores artigos da web, existem outras funcionalidades para SEO que podem ser aplicadas em vídeos do Youtube, por exemplo. Aqui, a relevância do conteúdo, aliada a algumas técnicas específicas, elevam a popularidade dos vídeos, entregando-os mais facilmente à audiência.
Mas não se preocupe se você não sabe como fazer SEO. Nosso post de hoje foi pensado especialmente em você.
Continue a leitura e saiba o que é SEO, receba dicas de SEO e conheça, de uma vez por todas, o caminho das pedras para otimizar o seu conteúdo. Boa leitura!
SEO: o que é e qual a sua utilidade?
Antes de aprender o que é SEO, é interessante decifrar a palavra. Originado do inglês, o termo SEO significa Search Engine Optimization, tradução de otimização para mecanismos de busca.
Em palavras mais simples, a prática remete à lapidação da estrutura do conteúdo publicado, apostando em palavras-chaves, títulos, subtítulos, dentre outros. A construção correta desta estrutura é uma das tarefas iniciais para quem deseja encontrar páginas do seu site nas primeiras posições dos buscadores – em especial, do Google.
Não há uma receita de bolo de como fazer SEO. Apesar de existirem cronogramas pré-definidos e utilizados em quase todas as campanhas de marketing digital, por exemplo, cada projeto deve ser avaliado de maneira única.
Vale lembrar que os produtos, serviços, audiências e demais atrativos de cada negócio são diferentes, Portanto, exigem estratégias e campanhas exclusivas.
Como fazer SEO: o que eu devo ter em mente?
Antes de se aventurar nas estratégias de SEO, você precisa saber o que o seu cliente em potencial está buscando. Além disso, deve focar suas atenções na escolha minuciosa das palavras-chave – que são as palavras ideais e que mais se relacionam ao seu produto ou serviço.
Para aproveitar todas as funcionalidades do SEO de forma eficaz, inicie seu projeto considerando as seguintes reflexões:
- compreensão do problema ou da dor do seu consumidor;
- intenção de busca do seu consumidor (por que ele está pesquisando?);
- exploração máxima da palavra-chave que melhor representa seu negócio;
- otimização das páginas do seu site
Agora, vamos discutir melhor cada um destes pontos?
Dor do consumidor
Engana-se quem pensa que as tradicionais pesquisas de campo foram descartadas em meio às campanhas de marketing digital. Pelo contrário, As informações coletadas nestas tarefas oferecem dados amplamente relevantes para uma estratégia de SEO.
Aqui, falamos diretamente sobre a dor do cliente, aquele problema que ele precisa resolver – cuja solução poderá ser o seu produto ou serviço.
Ao entender o que o seu potencial cliente está pesquisando, fica mais simples optar pelas palavras-chaves certas, pela estratégia de captação mais próxima da perfeição, pelo melhor desempenho.
Intenção de busca
Não basta apenas saber o que é SEO e atrair visitantes para a sua página. Você precisa trazer o consumidor certo, aquele que vai comprar o seu produto ou serviço.
Existem algumas possibilidades de intenção de busca:
- seu cliente está pensando em comprar um produto;
- seu cliente quer entender melhor sobre um assunto relacionado ao seu produto;
- seu cliente deseja uma página específica do seu site, mas não se recorda da URL
A partir destas reflexões, é possível traçar as melhores estratégias de SEO para blogs, vídeos ou qualquer outra demanda.
Exploração da palavra-chave
Não basta escolher uma palavra-chave para o negócio e não colher dados relevantes sobre a popularidade das buscas pelo termo. Após definir quais seriam as melhores opções, é necessário verificar o volume de buscas, palavras relacionadas, dificuldade de ranqueamento, dentre outros.
Existem boas ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas, que podem lhe auxiliar nesta análise.
Otimização do site
Quando há um questionamento sobre o que é SEO, há uma linkagem direta com a chamada otimização de sites. E ambos os assuntos estão, realmente, muito relacionados. Afinal de contas, otimizar as páginas do seu site está atrelado a aplicação de técnicas corretas de SEO.
Compreender o que é SEO e, principalmente, saber aplicar as técnicas de forma certeira, pode ser uma estratégia matadora para quem deseja atrair novos clientes pela web. E, assim, elevar suas vendas.
Lembre-se que um SEO bem desenvolvido é crucial tanto para suas vendas físicas quanto online. Compreender e conquistar o seu potencial cliente na web, na hora certa, pode direcioná-lo a sua loja física.
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