4 minutes

Com a tecnologia em constante crescimento a cada dia, alguns profissionais se tornaram muito requisitados no mercado. Um deles é o profissional em Marketing Digital, carreira com grande possibilidade de crescimento.  Afinal, qualquer empresa, negócio, projeto ou ideia precisam ser encontradas na internet para obterem lucro. Se isso não for feito, é bem provável que o empreendimento feche suas portas depois de um tempo.

Tendo isso em mente, muitas pessoas enxergaram a carreira em Marketing Digital como a chave para mudar de vida e iniciar suas trajetórias profissionais. Outros, inclusive, mudam de carreira e começam a trabalhar com o Marketing Digital. Mas será que é tão fácil assim ter sucesso nesta carreira?

Neste artigo, você irá descobrir algumas dicas úteis e práticas que você poderá seguir para obter sucesso na carreira em Marketing Digital. Acompanhe e continue a leitura!

1. Esteja totalmente dentro desse mundo

Como essa profissão está muito em alta e com o grande avanço da tecnologia, todos os dias surgem novas técnicas, estratégias e habilidades necessárias para que o Marketing Digital realmente seja eficiente. Portanto, é de suma importância que você, literalmente, entre em imersão, ou seja, esteja inserido no contexto e no mundo do Marketing Digital. Com isso, você terá uma carreira promissora.

Muitas profissões ligadas ao Marketing Digital, inclusive, estão em alta. Uma delas é o Analista de SEO (Search Engine Optimization). O SEO nada mais é do que a otimização para os motores de busca, como o Google. Como exemplo, o site de uma empresa precisa estar totalmente otimizado para obter uma boa posição no Google.

O especialista em SEO precisa estar atento às mudanças e alterações que o Google faz em seus algoritmos (e isso ocorre o tempo todo) para conseguir fazer um bom trabalho. Obviamente, você precisa estar por dentro de todas as notícias da área.

Assim, se você quiser saber como iniciar uma carreira em Marketing Digital da melhor maneira, comece seguindo esta primeira dica. Ela é fundamental nesse momento. E também permite que você não tenha possíveis distrações no decorrer da sua carreira em Marketing Digital.

2. Busque certificações e desenvolva suas habilidades

É notório que muitas empresas buscam profissionais certificados, capacitados e que já possuem alguma experiência. Para ter uma carreira em Marketing Digital de sucesso, nem sempre você vai precisar de uma graduação de Marketing Digital, Comunicação ou Publicidade e Propaganda, mas a maioria das empresas querem que você tenha, pelo menos, alguma certificação na área.

Atualmente, ter um diploma de ensino superior não é sinônimo de sucesso no mercado. Hoje, ter habilidades é a chave para iniciar uma carreira e, consequentemente, crescer com excelência. E como você pode desenvolver as habilidades necessárias para ser um profissional de Marketing Digital? Fazendo cursos e buscando as melhores certificações da área. Mas será que apenas isso é necessário?

A maioria das empresas querem um profissional que já tenha alguma certa experiência em Marketing Digital. Imagine se uma empresa que está em busca de um profissional na área de Gestão de Marketing Digital contrata um profissional certificado e com vários cursos, mas sem nenhuma experiência na área? Sim, isso pode afetar drasticamente os resultados do negócio.

E como ter experiência se as empresas só pedem profissionais com experiência? Neste momento, é preciso começar por baixo. Procure um estágio em Marketing Digital ou considere fazer alguns serviços gratuitamente para empresas e/ou pessoas.

Com certeza você não quer trabalhar de graça, mas essa sacada é ótima para quem quer ter alguma experiência na área. Portanto, suas habilidades serão desenvolvidas e você terá mais chances de conseguir um emprego ou, inclusive, criar seu próprio negócio.

3. Se especialize em alguma área

É praticamente impossível você ser bom em todas as áreas do Marketing Digital. Você pode conhecer tudo e sempre descobrir alguma área interessante, mas o primordial é se especializar no âmbito que você mais se identifica.

Estude muito, pesquise sobre aquele assunto específico e esteja totalmente inserido na área escolhida. Se você quer se tornar um especialista em Inbound Marketing, por exemplo, busque cursos e certificações na área e sempre acompanhe os maiores blogs e redes sociais do ramo. Afinal, aprender com quem já é referência no assunto é fundamental.

4. Esteja presente na internet

Não são apenas as empresas que precisam ser encontradas na internet, você também precisa. Como você quer ser achado por um potencial empregador se você não está presente nas mídias online? Como você pode ser um empreendedor de sucesso e seguir uma bela carreira em Marketing Digital se ninguém consegue te encontrar?

Portanto, é primordial que você crie um perfil profissional nas redes sociais, bem como um site/blog para mostrar os seus serviços. Uma dica fundamental é criar um perfil no Linkedin, a maior rede profissional do mundo. Lá, você pode colocar suas experiências, cursos, certificações, projetos e publicar artigos da sua área, aumentando o networking e criando oportunidades de trabalho e parceria.

Um site/blog também é  importante. Além poder mostrar os seus serviços de maneira mais profissional, você pode criar artigos no seu blog sobre a área do Marketing Digital que você escolheu seguir. Assim, você gerará valor com seus conteúdos e poderá ser encontrado mais facilmente se alguém pesquisar algo referente à sua área no Google. Nunca se esqueça que as mesmas estratégias de Marketing Digital também poderão ser usadas em prol do seu crescimento na carreira.

5. Participe de congressos, simpósios ou encontros

Para ter uma carreira em Marketing Digital de sucesso, o networking é fundamental. Crie uma rede de conexões que possam lhe auxiliar, de alguma maneira, no seu crescimento profissional.

Ao marcar presença em eventos de Marketing Digital, você, além de criar mais conexões profissionais, estará por dentro das últimas novidades e de estratégias que grandes players do mercado estão usando.

Mas nunca se esqueça que, quando uma profissão está em alta, a concorrência é bem maior. E é por isso que você precisa estar em constante atualização!  Siga estas nossas dicas à risca para ter uma carreira em Marketing Digital promissora!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Leave A Reply