De modo geral, a época atual exige que estratégias de marketing tenham forte apelo e, ao mesmo tempo, sejam sutis. Isso porque procedimentos intrusivos, como spam e ligações de telemarketing, acabam surtindo o efeito oposto e afastando clientes da sua empresa, concorda?

O Marketing Digital, utilizando técnicas que fazem o próprio consumidor procurar a empresa, reflete um procedimento adequado. Mas este é só uma parte de uma ampla estratégia que deve envolver outros fatores, como o visual merchandising.

Mas, afinal, o que é visual merchandising? Como ele pode ajudar o seu negócio? O que fazer para aderir a essa estratégia? Para saber quais são as respostas dessas perguntas, é só continuar acompanhando este artigo!

Então, o que é visual merchandising?

Aqui, vamos direto ao ponto: visual merchandising é uma estratégia que visa atrair consumidores e proporcionar estímulos que os façam fechar a compra. Para isso, lança mão da valorização da marca, dos produtos e da identidade da loja.

Isso não significa apenas arrumar bem as vitrines do comércio ou enfeitar o local com balões em formato de coração no dia dos namorados, mas unir ações de marketing e comunicação visual e até mesmo aperfeiçoar e personalizar o design do interior do estabelecimento.

Tudo para impactar os clientes, estimular a vontade de comprar e aprimorar a experiência de compra! Além dos elementos que já foram citados, veja outros que compõe a estratégia de visual merchandising:

  • correta distribuição das mercadorias na vitrine;
  • combinação estratégica de cores, móveis, música, aromas, decoração, iluminação e mobilidade dentro da loja;
  • design da fachada;
  • climatização do ambiente;
  • embalagens e cartões atrativos.

Como em qualquer estratégia, é fundamental conhecer o público-alvo da sua empresa a fim de garantir bons resultados.

Como o visual merchandising pode ajudar o seu negócio?

Atração de novos consumidores, aumento das vendas e reconhecimento da marca: só esses resultados já são o suficiente para apostar em uma estratégia de valorização do negócio, não acha?

Abaixo, confira como o visual merchandising pode ajudar a sua empresa!

Atrai clientes

Ao melhorar a apresentação interna e externa da loja e criar uma identidade para ela, você muda para melhor a percepção que as pessoas têm de seu comércio, o que, consequentemente, estimula novos consumidores a conhecer e comprar os produtos oferecidos.

Estimula os sentidos e otimiza a experiência de compra

Criar uma experiência única — e positiva! — para o público-alvo é um dos objetivos do visual merchandising.

Imagine receber champanhe na inauguração de uma loja enquanto prova os produtos oferecidos e escuta uma música agradável: é isso o que a Sephora, por exemplo, já ofereceu aos seus clientes e às pessoas em geral para incentivar as vendas — tudo, claro, aliado a qualidade dos produtos oferecidos e a outras estratégias de marketing.

Ao reformular o layout da loja e utilizar diferentes meios para estimular os sentidos dos consumidores, otimiza-se a experiência de compra, o que contribui para a construção de uma visão positiva da marca.

Aumenta a visibilidade da marca e as vendas

Atrair novos compradores, estimular os sentidos dos clientes e otimizar a experiência de compra, de maneira geral, aumenta a visibilidade da marca e o volume de vendas.

Por isso, o visual merchandising favorece o seu negócio por meio daquilo que os consumidores encontram no ambiente, o qual deve refletir o conceito da marca e a mensagem que a empresa deseja passar. Assim, cria-se laços com o público-alvo, o que favorece a decisão de compra e faz com que seu estabelecimento seja lembrado.

Mas, atenção em um ponto importante: qualquer estratégia deve ter seus resultados devidamente mensurados a fim de que você saiba se ela surtiu o efeito desejado ou não. Por isso, conte sempre com o apoio de um sistema ERP para empresas, o qual permite a emissão de relatórios gerenciais completos que oferecem um panorama sobre as vendas em determinado período.

Neste artigo, vimos o que é visual merchandising e como ele pode ajudar seu negócio. Portanto, a fim de alavancar as vendas de sua empresa, garantir o reconhecimento da marca e continuar atraindo clientes, considere se planejar para implementar a estratégia vista aqui.

Agora, continue se aprofundando no assunto e saiba como utilizar estratégias de marketing para promover o seu negócio!

 

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *