De modo geral, a época atual exige que estratégias de marketing tenham forte apelo e, ao mesmo tempo, sejam sutis. Isso porque procedimentos intrusivos, como spam e ligações de telemarketing, acabam surtindo o efeito oposto e afastando clientes da sua empresa, concorda?
O Marketing Digital, utilizando técnicas que fazem o próprio consumidor procurar a empresa, reflete um procedimento adequado. Mas este é só uma parte de uma ampla estratégia que deve envolver outros fatores, como o visual merchandising.
Mas, afinal, o que é visual merchandising? Como ele pode ajudar o seu negócio? O que fazer para aderir a essa estratégia? Para saber quais são as respostas dessas perguntas, é só continuar acompanhando este artigo!
Então, o que é visual merchandising?
Aqui, vamos direto ao ponto: visual merchandising é uma estratégia que visa atrair consumidores e proporcionar estímulos que os façam fechar a compra. Para isso, lança mão da valorização da marca, dos produtos e da identidade da loja.
Isso não significa apenas arrumar bem as vitrines do comércio ou enfeitar o local com balões em formato de coração no dia dos namorados, mas unir ações de marketing e comunicação visual e até mesmo aperfeiçoar e personalizar o design do interior do estabelecimento.
Tudo para impactar os clientes, estimular a vontade de comprar e aprimorar a experiência de compra! Além dos elementos que já foram citados, veja outros que compõe a estratégia de visual merchandising:
- correta distribuição das mercadorias na vitrine;
- combinação estratégica de cores, móveis, música, aromas, decoração, iluminação e mobilidade dentro da loja;
- design da fachada;
- climatização do ambiente;
- embalagens e cartões atrativos.
Como em qualquer estratégia, é fundamental conhecer o público-alvo da sua empresa a fim de garantir bons resultados.
Como o visual merchandising pode ajudar o seu negócio?
Atração de novos consumidores, aumento das vendas e reconhecimento da marca: só esses resultados já são o suficiente para apostar em uma estratégia de valorização do negócio, não acha?
Abaixo, confira como o visual merchandising pode ajudar a sua empresa!
Atrai clientes
Ao melhorar a apresentação interna e externa da loja e criar uma identidade para ela, você muda para melhor a percepção que as pessoas têm de seu comércio, o que, consequentemente, estimula novos consumidores a conhecer e comprar os produtos oferecidos.
Estimula os sentidos e otimiza a experiência de compra
Criar uma experiência única — e positiva! — para o público-alvo é um dos objetivos do visual merchandising.
Imagine receber champanhe na inauguração de uma loja enquanto prova os produtos oferecidos e escuta uma música agradável: é isso o que a Sephora, por exemplo, já ofereceu aos seus clientes e às pessoas em geral para incentivar as vendas — tudo, claro, aliado a qualidade dos produtos oferecidos e a outras estratégias de marketing.
Ao reformular o layout da loja e utilizar diferentes meios para estimular os sentidos dos consumidores, otimiza-se a experiência de compra, o que contribui para a construção de uma visão positiva da marca.
Aumenta a visibilidade da marca e as vendas
Atrair novos compradores, estimular os sentidos dos clientes e otimizar a experiência de compra, de maneira geral, aumenta a visibilidade da marca e o volume de vendas.
Por isso, o visual merchandising favorece o seu negócio por meio daquilo que os consumidores encontram no ambiente, o qual deve refletir o conceito da marca e a mensagem que a empresa deseja passar. Assim, cria-se laços com o público-alvo, o que favorece a decisão de compra e faz com que seu estabelecimento seja lembrado.
Mas, atenção em um ponto importante: qualquer estratégia deve ter seus resultados devidamente mensurados a fim de que você saiba se ela surtiu o efeito desejado ou não. Por isso, conte sempre com o apoio de um sistema ERP para empresas, o qual permite a emissão de relatórios gerenciais completos que oferecem um panorama sobre as vendas em determinado período.
Neste artigo, vimos o que é visual merchandising e como ele pode ajudar seu negócio. Portanto, a fim de alavancar as vendas de sua empresa, garantir o reconhecimento da marca e continuar atraindo clientes, considere se planejar para implementar a estratégia vista aqui.
Agora, continue se aprofundando no assunto e saiba como utilizar estratégias de marketing para promover o seu negócio!
*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
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