As ações disponíveis na bolsa de valores brasileira (B3) podem se enquadrar em diferentes classificações. Entre elas, estão as blue chips — também conhecidas como large caps.
Devido às suas características, as blue chips atraem diversos investidores. Porém, antes de escolhê-las, é preciso saber quais são as principais empresas dessa classificação e entender suas vantagens e riscos. Assim, você poderá escolher de modo consciente e estratégico ao investir.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender o que são blue chips, suas características e as principais empresas da B3!
O que são os blue chips?
As blue chips são as ações relacionadas às empresas da bolsa que apresentam maior capitalização. Geralmente, elas possuem uma marca sólida e são líderes no ramo em que atuam. A expressão blue chips provém das fichas azuis do pôquer, que são aquelas que possuem maior valor no jogo.
Assim, as blue chips podem ser conceituadas como “ações de primeira linha”, representando as companhias que têm maior valor de mercado. Elas costumam ser muito procuradas na bolsa de valores, tendo alta liquidez, e tendem a ser as ações mais negociadas pelos investidores no mercado.
Vale saber que as blue chips não são obrigatoriamente as empresas mais lucrativas. No entanto, elas costumam ser reconhecidas pelo potencial de resultados. Logo, ações desse tipo se ligam a empresas de relevância no mercado e podem influenciar as demais negociações na bolsa de valores.
Quais as características desse tipo de ação?
Como você viu, a característica mais relevante das ações blue chips é seu alto valor de mercado. Ademais, as empresas podem apresentar outras qualidades, como:
- alto potencial de geração de lucro;
- boa relação com acionistas;
- maior distribuição de dividendos;
- boa administração corporativa;
- entre outros aspectos.
Por causa dessas características, as ações de grandes companhias tendem a atrair mais atenção dos investidores. Assim, a procura faz com que as blue chips tenham alta liquidez no mercado e maior volume de negociação.
Isso acontece porque diversos investidores procuram negócios que apresentem segurança, resiliência e maiores possibilidades de colher bons resultados no futuro. Contudo, é preciso considerar que não há garantias na bolsa de valores — e mesmo as empresas mais valiosas podem enfrentar crises.
Quais as principais empresas blue chips da B3?
Agora que você já sabe o que são blue chips e suas principais características, é hora de saber quais são as principais empresas da B3 que se encaixam nessa classificação. Embora não exista uma lista oficial, é possível identificar os papéis mais negociados e com mais capitalização na bolsa brasileira.
Como referência, serão apresentados os negócios que ocupavam essa posição no começo de 2023. Além disso, a apresentação tem caráter apenas educacional, não servindo como indicação de investimento.
Confira!
Petrobras
A Petrobras é uma das maiores empresas de petróleo mundial e é a principal do Brasil. Ela atua na indústria de óleo, gás natural e energia, além de refinar, produzir e comercializar esses produtos.
A sede da Petrobras fica no Rio de Janeiro, mas a empresa está em mais de vinte países. Além disso, a empresa é de economia mista, controlada pelo Governo Federal — que é o acionista majoritário. Já o seu capital social é composto por ações preferenciais (PETR4) e ordinárias (PETR3).
Vale
A Vale é a maior produtora de minério de ferro mundial, mas também atua no ramo de siderurgia, energia e logística. Sua criação ocorreu em 1942, no governo de Getúlio Vargas, com o nome de Vale do Rio Doce. Na época, ela era uma empresa estatal, mas foi privatizada em 1997.
As ações da Vale começaram a ser negociadas na bolsa em 1967 e seu capital social é composto apenas por ações ordinárias (VALE3). Essa empresa tem sólida participação no índice Ibovespa, sendo que suas ações têm um alto volume de negociações.
Por sua importância, a Vale se destaca internacionalmente e, em 2022, a China era o principal mercado da companhia. Sobre a gestão, desde 2017 a Vale está entre as empresas com o maior nível de governança na bolsa (Novo Mercado).
Ambev
A Ambev é considerada a maior cervejaria da América Latina, sendo proprietária das marcas Budweiser, Antarctica, Brahma, Skol, entre outras líderes de mercado. Além disso, ela produz outras bebidas — como sucos, refrigerantes e chás, estando presente em mais 17 países.
Seu capital social é composto por ações ordinárias (ABEV3). Os ativos da companhia normalmente se mantêm entre os mais negociados na bolsa e pertencem ao Novo Mercado, indicando o alto nível de governança corporativa.
Itaú Unibanco
Já o Itaú Unibanco é o maior banco da América Latina, com agências distribuídas em todo o país. Seu capital social é composto por ações preferenciais (ITUB4) e ordinárias (ITUB3). Logo, os investidores podem optar pelos ativos que mais atenderem suas necessidades.
O Itaú é o banco com a mais alta rentabilidade do mundo e, em 2022, era a segunda maior empresa em valor de mercado disponível na bolsa. Suas ações possuem grande liquidez e tendem a ser buscadas por diversos investidores de longo prazo.
Quais as vantagens e os riscos dessas ações?
Até aqui, você entendeu mais sobre as blue chips. Agora, vale a pena saber quais são as vantagens e os riscos delas. Um ponto positivo em investir nas ações blue chips é a sua alta liquidez. Como há muitos investidores que desejam vender ou comprar esses ativos, costuma ser mais fácil negociá-los.
Outra vantagem é que as empresas blue chips podem ser mais consolidadas no mercado. Ou seja, elas têm menor risco de quebrar do que companhias menores ou mais novas. Assim, elas são mais resistentes e normalmente conseguem superar melhor as adversidades.
As empresas blue chips ainda são vantajosas serem mais propensas a fazer uma boa distribuição dos lucros. No geral, companhias dessa classificação já são líderes no mercado e não precisam reinvestir tanto no próprio negócio. Consequentemente, pode haver maior pagamento de proventos aos investidores.
Como desvantagem, as empresas blue chips não apresentam mais muito espaço para crescer. Assim, a possibilidade de retorno obtido com a venda dos papéis pode ser menor que o resultado obtido ao investir em empresas focadas em desenvolvimento.
Vale lembrar, ainda, que sempre existem riscos de prejuízo ao investir — mesmo nas companhias mais sólidas. Por isso, é preciso avaliar se essas oportunidades fazem sentido para a sua carteira, considerando o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.
Agora você sabe o que são ações blue chips e suas características. Neste conteúdo, também foi possível entender quais são as vantagens e riscos dessas ações e as principais empresas blue chips listadas na B3. Assim, você conta com mais informações para analisar se vale a pena investir nesse tipo de ativo.
Estas informações ajudaram você? Veja como o valor de mercado pode influenciar nas suas decisões!