Ao gerenciar um empreendimento, há diversas ferramentas que otimizam o trabalho e impulsionam os resultados. Entre elas, você conhece OKR e KPI? Esses instrumentos podem ser utilizados em negócios de diferentes portes e áreas de atuação.
Assim, vale a pena conhecer o seu funcionamento e formas de aplicação desses recursos para avaliar se eles fazem sentido para a sua empresa. Afinal, as ferramentas possibilitam monitorar o desempenho para identificar eventuais falhas, otimizar os processos e melhorar os resultados do negócio.
Neste artigo, você entenderá mais sobre OKR e KPI, aprendendo a aplicar os instrumentos em seu empreendimento. Boa leitura!
O que é e como funciona o OKR?
A sigla OKR se refere à metodologia objectives and key results (objetivos e resultados-chave, em tradução livre). Ela é utilizada para definir metas a partir de uma descrição qualitativa. Isso significa que, ao criar uma OKR, você determina os objetivos e os resultados desejados, como o nome indica.
Desse modo, ela consiste em um modelo de gestão de desempenho, estabelecendo o foco e as prioridades da empresa. Como resultado, a gestão tem um direcionamento para alcançar os seus objetivos e lidar com as mudanças do mercado.
Grandes empresas, como o Google, utilizam a ferramenta para melhorar os seus resultados. Note que a gigante da tecnologia implementou o OKR enquanto ainda era um negócio pequeno e manteve a proposta após o crescimento.
Portanto, ele se adapta bem a empresas de qualquer porte e segmento. O seu funcionamento é baseado nos dois aspectos essenciais: objetivos e resultados-chave. Os objetivos são o que a empresa deseja alcançar, orientando os planejamentos e as ações a serem adotadas pelo negócio.
Para tanto, especifique o tempo para a sua concretização. Ainda, vale ter metas que sejam mensuráveis, atingíveis e relevantes. Tenha em mente que elas tendem a ser fragmentadas — ajudando a determinar as práticas necessárias e tornar os objetivos mais tangíveis.
Já os resultados-chave consistem no desdobramento das ações realizadas para cumprir as metas. Então eles são proporcionais a cada um dos pequenos objetivos, que juntos fazem com que as metas da empresa sejam alcançadas.
O que é e como funciona o KPI?
Agora que você já sabe o que é OKR, é o momento de conhecer o KPI. A sigla representa key performance indicator (ou indicador-chave de performance). Trata-se de uma ferramenta que permite mensurar os resultados da empresa.
Nesse sentido, a gestão consegue utilizar diversos tipos de KPIs, conforme as suas necessidades e atuação. Existem indicadores mais gerais e outros mais específicos, podendo se ajustar a diferentes momentos do negócio.
Os KPIs são classificados por categorias, como:
- indicadores estratégicos: medem o desempenho do negócio, por exemplo, em relação ao planejamento estratégico;
- indicadores de produtividade: mostram a relação entre os resultados da empresa e os investimentos, verificando a sua produtividade;
- indicadores de qualidade: medem os processos de produção, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços, bem como a satisfação do cliente;
- indicadores de capacidade: demonstram o potencial de produção da empresa.
Quais são as diferenças entre OKR e KPI?
Após conhecer o que são e como funcionam o OKR e o KPI, é o momento de entender a diferença entre as ferramentas. Elas são parecidas e podem atuar de forma complementar, mas saiba que são instrumentos distintos.
Os OKRs são focados no processo de viabilizar a mudança. Então eles se direcionam às práticas necessárias para alcançar os resultados desejados. Ademais, os objetivos e resultados-chave são aplicados em períodos determinados, projetando o desempenho.
Os KPIs, por sua vez, têm a função de medir o desempenho passado e presente. Portanto, eles estão atrelados a performances que já aconteceram ou estão se desenrolando. Além disso, KPIs tendem a fazer parte da rotina da gestão de forma contínua, como forma de monitorar os resultados.
Como utilizar essas ferramentas nos negócios?
Com a leitura até aqui, você já entendeu as diferenças e a importância de OKRs e KPIs para os empreendimentos. Agora veja como eles podem ser utilizados, na prática!
Estabeleça os objetivos do negócio
Prioritariamente, o negócio deve ter clareza a respeito dos seus objetivos de médio e longo prazo, afinal, eles determinam os rumos do empreendimento. Ao estabelecê-los, vale considerar os valores e a cultura do negócio, e os resultados que ela espera obter no futuro.
Defina as metas
O segundo passo para aplicar as ferramentas é determinar com clareza quais são as metas do negócio. Tenha em mente que esse será um guia para as estratégias e ações, portanto, elas devem estar bem delimitadas e atender aos objetivos especificados.
Para tanto, atribua prazos, números a serem alcançados e outros aspectos relevantes. Quanto mais específica for a definição, mais preciso será o plano de ação. Não se esqueça de ser realista e traçar metas exequíveis.
Atribua resultados-chave a cada meta
Com as metas em mente, atribua os resultados-chave a cada uma delas. Por exemplo, se o negócio pretende aumentar o faturamento em 10% no prazo de seis meses, ele precisa saber quais serão os resultados no percurso.
Eles podem ser aumentar as vendas de um produto específico, fortalecer as estratégias de marketing e reduzir os custos operacionais, entre outras ações que fizerem sentido.
Elabore o plano de ação
Com os objetivos e as metas determinados, a empresa deve elaborar um plano de ação, verificando como eles serão alcançados. Para tanto, a gestão deve considerar os ajustes e práticas necessários para alcançar os resultados-chave determinados.
Escolha os indicadores
Por fim, a empresa deve escolher os indicadores para mensurar a performance das ações. Eles são capazes de demonstrar quais práticas estão tendo bons resultados e aquelas que devem ser revisadas. Como você viu, existem diferentes categorias de KPI, então veja quais se ajustam ao seu caso.
Com a leitura deste conteúdo, você entendeu o que é OKR e KPI, além de ter aprendido como eles podem ser aplicados em um negócio. Conforme visto, eles atuam de forma complementar, auxiliando o empreendimento a alcançar as suas metas e, consequentemente, a melhorar os resultados.
Sua empresa utiliza alguma ferramenta para organizar processos ou medir o desempenho? Compartilhe o texto para que seus contatos também conheçam e implementem os instrumentos!