Todas as vezes em que a taxa Selic cai, muitos investidores ficam em dúvida sobre os rendimentos de seus investimentos e sobre as melhores opções para alocar seu capital. No post de hoje vamos falar justamente sobre onde investir seu dinheiro em tempos de juros mais baixos.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que um cenário de juros mais baixos é fundamental para o crescimento da economia e o controle da inflação. Quanto aos investimentos, existem aqueles que se tornam ainda mais interessantes com a queda da Selic, e que podem agregar – e muito – à sua carteira de investimentos, enquanto outros tornam-se opções menos atrativas.
Onde investir?
Os títulos públicos e privados prefixados, como o Tesouro Prefixado (LNT), Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), etc, podem ser boas opções em tempos de queda na taxa de juros. CDBs de bancos menores – que oferecem opção de alto retorno do investimento e que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) – e ativos indexados à Selic também são interessantes para compor a carteira.
Já no mercado de ações, ativos ligados à infraestrutura em geral e de varejo, como ativos de construtoras e de empresas ligadas à concessão de rodovias, administradoras de shoppings centers, companhias de vestuário e bebidas, entre outras,podem valer a pena no médio e longo prazo. Apesar de mais arriscadas, as debêntures também podem se tornar opções interessantes para investidores com maior apetite ao risco.
Poupança é boa opção?
A poupança continua sendo uma opção pouco recomendada até mesmo com a queda dos juros. Além de render muito pouco em relação a outras opções de investimento disponíveis no mercado, parte do rendimento da poupança é vinculada à Taxa Referencial (TR), que também acaba caindo com a Selic mais baixa.
Além disso, com a taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da Caderneta de Poupança sofre ainda mais cortes. Por isso, o investimento acaba perdendo rentabilidade anual e se tornando uma opção pouco interessante para o investidor, já que existe uma diversidade de investimentos mais interessantes que a poupança no mercado até mesmo em situações nas quais os juros estão em queda.
Não deixe de investir!
Não importa se o seu perfil de investidor é conservador, moderado ou agressivo, há ainda muitas boas opções para compor uma carteira de investimentos sólida e com boa rentabilidade neste cenário atual. Por isso, caso você ainda não possui investimentos, este pode ser o momento ideal para começar a poupar e garantir um rendimento extra para o futuro.
Convido você a assistir ao vídeo “Investimento no Selic com taxas em queda” e a conhecer algumas sugestões de bons investimentos mesmo em um cenário de Selic em baixa.
E você, onde Iinveste seu capital em momentos de taxa básica de juros em queda? Deixe seu relato aqui nos comentários e compartilhe suas experiências conosco.