A desvalorização de um veículo é uma das principais características avaliada por muitos compradores na hora de adquirir um carro novo. Isso porque quanto maior a desvalorização de um modelo ao longo dos anos, maiores as chances de o comprador perder muito dinheiro na revenda.

Pensando nisso, a KBB Brasil realizou um levantamento dos carros que menos se desvalorizaram entre os mais vendidos no Brasil no primeiro semestre do ano. Na pesquisa, foram considerados veículos que possuem, no mínimo, dois anos de presença no mercado nacional.

Quer saber quais foram os carros mais vendidos que menos se desvalorizaram nos primeiros seis meses de 2018 e descobrir quais carros são boas opções em relação à desvalorização? Então continue a leitura e descubra!

Os modelos mais vendidos no primeiro semestre

Os 10 carros mais vendidos no Brasil nos primeiros seis meses do ano, segundo a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), foram: Onix (GM), HB20 (Hyundai), Ka (Ford), Polo (Volkswagen), Gol (Volkswagen), Prisma (GM), Kwid (Renault), Corolla (Toyota), Compass (Jeep) e Argo (Fiat). Porém, como os modelos Polo, Kwid e Argo só contam com versões 2018 ou 2019, eles não foram considerados pela KBB Brasil para o levantamento.

Considerando os modelos mais vendidos que têm, no mínimo, 2 anos de mercado, os 10 veículos mais comercializados no primeiro trimestre deste ano oram Onix, HB20, Ka, Gol, Strada, Prisma, Corolla, Compass, Toro e Sandero.

Clique aqui e conheça os 50 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2018.

Os menos desvalorizado

De acordo com o levantamento da KBB Brasil, o Toyota Corolla foi, entre os mais vendidos, o veículo que menos perdeu valor no primeiro semestre do ano. A versão GLI 1.8 16V MT6 Flex apresentou desvalorização de 3,87% após o primeiro ano de uso, e 9,04% no segundo ano de uso, e foi a menos desvalorizada no período, segundo o levantamento.

As versões do Corolla GLI 1.8 16V CVT Flex e GLI Couro 1.8 16V CVT Flex também aparecem na lista dos carros que menos se desvalorizam entre os mais vendidos no primeiro semestre deste ano, com desvalorização de 9,21% no primeiro ano de uso e 12,42% no segundo ano de uso para primeira versão, e 11,10% de perda de valor no primeiro ano e 13,32% de desvalorização no segundo ano de uso para o GLI Couro 1.8.

Os 10 menos desvalorizados

Completando a lista dos 10 veículos/versões menos desvalorizados entre os carros mais vendidos no primeiro semestre do ano estão quatro versões do Gol, uma versão do HB20, do Sandero e do Compass, além das três versões do Corolla.

Confira a seguir a lista dos 10 carros que menos se desvalorizam entre os mais vendidos no semestre, segundo a KBB Brasil e suas respectivas desvalorizações:

VEÍCULO/VERSÃO Desvalorização: 1º ano Desvalorização: 2º ano
TOYOTA COROLLA GLi 1.8 16V MT6 FLEX 4P (Básico) -3,87% -9,04%
VOLKSWAGEN GOL COMFORTLINE G6 1.0 12V FLEX 4P (Básico) -6,18% -9,38%
VOLKSWAGEN GOL COMFORTLINE G6 1.6 8V FLEX 4P (Básico) -5,53% -10,65%
VOLKSWAGEN GOL CITY G6 1.0 12V FLEX 2P (Básico) -4,03% -10,66%
HYUNDAI HB20 COMFORT 1.0 12V FLEX 4P (Básico) -7,23% -10,84%
RENAULT SANDERO R.S. N.GERACAO 2.0 16V HIFLEX 4P (Básico) -9,92% -12,21%
TOYOTA COROLLA GLi 1.8 16V CVT FLEX 4P (Básico) -9,21% -12,42%
JEEP COMPASS NIGHT EAGLE 4X4 2.0 TB AT9 DIES 4P (Básico) -6,97% -12,55%
VOLKSWAGEN GOL TRACK G6 1.0 12V FLEX 4P (Básico) -8,80% -12,88%
TOYOTA COROLLA GLi COURO 1.8 16V CVT FLEX 4P (Básico) -11,10% -13,32%

Desvalorização: por que considerar?

Na hora de comprar um veículo zero km ou um carro usado, é importante que o consumidor considere a desvalorização do modelo. Isso porque, quanto maior a depreciação de um veículo ao longo do tempo, maiores são as chances de perder muito dinheiro na hora da revenda e mais difícil tende a ser o repasse para outro consumidor.

Em geral, quanto menor a procura por um determinado modelo no mercado, maior valor ele tende a perder ao longo dos anos. Carros mais procurados – como o Toyota Corolla e o Volkswagen Gol, por outro lado, costumam ter um mercado de revenda mais aquecido e, por isso, sofrem menos com a depreciação.

Por isso, na hora de comprar seu próximo carro – seja ele novo ou usado, não se esqueça de avaliar a desvalorização. Desta forma, você dá mais um passo em direção da concretização de um negócio mais vantajoso para você – e evita perder muito dinheiro na hora da revenda.

Se você está pensando em comprar um seminovo, então clique aqui e descubra o que considerar na hora de comprar um carro usado.

Gostou deste artigo? Quer aprender a organizar melhor suas finanças e tomar as melhores decisões em relação ao seu dinheiro? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre finanças e investimentos!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *