Neste dia 7 de setembro comemoramos a Independência do Brasil – um momento histórico no qual aconteceu a ruptura entre Brasil e Portugal. Hoje, quase 200 anos depois, cerca de 63 milhões de brasileiros se encontram inadimplentes por hábitos errados de consumo – levando uma vida fora dos seus padrões financeiros, vivendo a vida de redes sociais!

E aí vem a pergunta: como adequar nossa vida financeira e como devemos proceder para rompermos definitivamente com nossos problemas financeiros e alcançarmos a tão sonhada independência financeira?

Isso é, chegar ao ponto que a sua reserva financeira lhe proporcionará uma renda recorrente que você não precisará mais trabalhar e não se preocupar com INSS mais tarde na vida. Seja qual for o seu objetivo pessoal, existem estratégias financeiras sólidas que você pode implementar em qualquer idade que prontamente ajudará a aumentar a velocidade para você chegar a sua independência financeira.

Conheça a seguir três estratégias que você pode aplicar no seu dia a dia, e que podem ajudar você a parar de viver no padrão que não pode manter e a alcançar sua independência financeira:

Desenvolva um orçamento

A disciplina financeira é um aspecto vital na independência financeira. O objetivo final é viver dentro de seus meios financeiros, tanto a curto como a longo prazo.

Preste atenção nas formas como você está gastando dinheiro. Talvez o aspecto mais importante de se preparar para se tornar financeiramente independente seja garantir que você não esteja gastando mais do que está ganhando.

Felizmente, existem vários métodos para rastrear seus gastos:

Use um livro ou uma planilha. A abordagem manual é uma ótima maneira de começar, pois faz com que você esteja ciente de todas as despesas. O que quer que você use, o ato de inserir todas as despesas em um banco de dados de suas despesas irá mantê-lo melhor informado sobre seus próprios padrões de gastos.

Reduza as despesas principais

Com o objetivo de melhorar imediatamente seu comportamento financeiro, avalie como você gasta a maior parte do seu dinheiro. Há despesas diárias que muitas pessoas negligenciam que podem prejudicar sua capacidade de viver dentro de seus meios financeiros.

Como um punhado de despesas consome a maior parte do seu orçamento, busque-as primeiro e minimize os tipos mais comuns de gastos.

Reduza sua dependência de veículos. Veículos não só diminuem a qualidade do nosso meio ambiente, eles também estão associados a custos financeiros substanciais.

Caminhar, andar de bicicleta e pegar o ônibus e utilizar os aplicativos de transportes reduzirá seus gastos imediatamente.

Diminua gastos desnecessários

Roupa, comida e lazer são áreas em que muitas pessoas gastam muito mais do que é apropriado, dada a sua renda. Lembre-se de que mesmo as decisões do dia-a-dia em relação ao seu método de transporte ou hábitos alimentares podem ser a diferença entre gastos excessivos e poder começar a poupar para a independência financeira.

Compre o que você pode usar. Um belo exemplo: brechós e bazares oferecem itens de alta qualidade por apenas uma fração do que custariam itens novos.

Faça Você Mesmo. De consertos em casa a jardinagem, você pode economizar dinheiro (e aumentar sua sabedoria em diversos assuntos), tomando as coisas em suas próprias mãos. Há também uma inegável sensação de satisfação ao consertar algo ou cultivar os ingredientes para fazer uma salada do seu próprio quintal.

Com estes três passos você diminuirá seu custo mensal e, com isso, surgirá recursos para você investir e, investindo com sabedoria, você alcançará sua Independência financeira!!

Quer saber como escolher os melhores investimentos? Então clique aqui e descubra!

Seja prudente com seu dinheiro e invista com sabedoria que  nos veremos lá na frente, independentes financeiramente .

 

Marcio Araujo

Educador e coaching financeiro, profissional CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) e especialista em Cooperativismo de Crédito

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *