A Petrobras aprovou, em assembleias gerais de acionistas realizadas no final da semana passada, uma importante alteração em seu estatuto, que estabelece uma nova política de remuneração dos investidores. A partir de agora, de acordo com o comunicado divulgado pela petroleira após a reunião, os dividendos serão pagos aos acionistas da companhia a cada três meses.
O pagamento trimestral de dividendos foi confirmado após o Conselho de Administração da estatal determinar a realização de estudos para estabelecer uma remuneração aos investidores a cada trimestre. A mudança faz parte de um esforço da Petrobras para melhorar sua governança corporativa e criar mais valor aos seus acionistas.
Segundo a Petrobras, o pagamento trimestral de dividendos deverá ser realizado com base nos balanços trimestrais da companhia, por deliberação do Conselho de Administração. A alteração prevê pagamentos de dividendos intercalares ou dos juros sobre o capital próprio.
Novos membros do Conselho
As assembleias realizadas no final da semana passada também elegeram 11 membros para o Conselho de Administração da companhia. O governo – que controla a empresa – indicou, entre outros, os nomes de Nelson Carvalho (presidente do colegiado), Petros Papathanasiadis, Sergen Estefen e Pedro Parente – recentemente eleito presidente do Conselho de Administração da BRF – para o conselho da petroleira.
Já os demais acionistas elegeram Marcelo Mesquita de Siqueira Filho e Sônia Sulzbeck Villalobos como membros do conselho, enquanto o nome de Christian Alejandro Queipo foi indicado pelos funcionários da companhia. A gestão dos eleitos para o colegiado nas assembleias será de 2 anos.
Ações estáveis na B3
Após avançar na última sexta-feira, as ações da Petrobras (PETR3) se mantinham praticamente estáveis na sessão desta segunda-feira (30), véspera de feriado. Na segunda sessão após a divulgação do pagamento trimestral de dividendos, os papéis da companhia operavam em ligeira queda de 0,12% na B3 (antiga BM&FBovespa) às 13h, negociadas a R$ 24,49.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!