O banco de investimentos BTG Pactual apontou, em relatório enviado a clientes nesta terça-feira (24), uma série de opções de ações para investimento no mercado nacional, considerando as incertezas das eleições presidenciais deste ano. Para a equipe da instituição, investir em papéis que paguem bons rendimentos pode ser uma boa pedida para 2018.

De acordo com os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, “ações de alta rentabilidade são um bom ajuste para portfólios mais defensivos”, e podem se configurar como opções interessantes para “aqueles que buscam uma transição mais suave entre o momento atual e as eleições ou que desejam proteger suas carteiras contra um possível resultado negativo nas eleições”. Escolher empresas que são boas pagadoras de dividendos, portanto, poderia fazer sentido no cenário político atual.

“Embora as eleições brasileiras ainda estejam muito distantes, as incertezas relacionadas a um processo com uma multiplicidade de candidatos potenciais e sem nenhum favorito claro podem aumentar a volatilidade do mercado nos próximos meses”, alertaram os analistas do BTG Pactual.

Taxas de juros em queda, dividendos em alta

Para a equipe da instituição, além da proteção contra as incertezas relacionadas às eleições presidenciais deste ano, as taxas de juros no menor patamar histórico também contribuem “para o fascínio” dos investidores em relação às ações que pagam dividendos elevados.

“Com a taxa básica de juros do Brasil em baixa constante (a Selic está em 6,50% e provavelmente será cortada para 6,25% em maio), uma seleção de ações poderia pagam aos seus detentores um rendimento de dividendos maior do que o que obteriam investindo em instrumentos de renda fixa”, afirmaram.

A tributação isenta para os dividendos também foi lembrada pelos analistas do banco, enquanto diversos investimentos em renda fixa possuem incidência de Imposto de Renda que varia de 15% a 22,5%.

As sugestões do BTG Pactual

No relatório desta terça-feira, o BTG Pactual recomendou aos seus clientes alguns papéis que devem pagar bons dividendos em 2018. Segundo eles, as ações relacionadas aos serviços públicos estão no topo da lista entre as opções de papéis com boas estimativas de dividendos para este ano.

Segundo Teixeira e Sequeira, as três ações que oferecem as melhores projeções de pagamento de dividendos são a Transmissão Paulista (TRPL4), AES Tietê (TIET11) e Taesa (TAEE11). Das três companhias, a Taesa é apresentada como “a melhor escolha” da equipe do BTG Pactual, seguida pelas ações da AES no quesito boas pagadoras de dividendos.

Além de citar as três empresas do setor de serviços, o BTG Pactual elegeu outras  empresas que completam o ranking do principais pagadores de dividendos para 2018. São elas: Tupy, Cyrela, São Martinho, VIVO, IRB, Itaú Unibanco, BB Seguridade e Copasa. Junto com Taesa e AES, as demais 8 companhias completam as 10 principais empresas pagadoras de dividendos escolhidas pelo BTG Pactual.

Os analistas do banco de investimentos também ressaltaram os avanços da Vale no campo dos dividendos. Segundo eles, a “Vale está se movendo rapidamente para se tornar um pagador de dividendos forte em 2018 e 2019”, finalizam.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *