Quem deseja conseguir influenciar positivamente as pessoas, impressioná-las e conseguir bons clientes deve aprender sobre a pré-suasão. Saber persuadir é imprescindível, mas isso acontece no momento em que você está em contato com aquele indivíduo que você quer que seja persuadido.
Preparar-se para o momento da persuasão não é difícil. E com algumas simples técnicas você pode conseguir o que deseja em poucos minutos, seja um “sim” nos negócios, uma venda, um acordo ou até que alguém satisfaça o que você pediu.
Quer entender melhor do que se trata a pré-suasão? Então leia o texto e saiba como preparar-se para influenciar positivamente as pessoas e ter bons retornos em sua vida pessoal e profissional!
Por que a persuasão é importante?
A arte de persuadir é importante para todos aqueles que desejam ter sucesso, seja nas questões pessoais ou profissionais. Estamos a todo momento tentando persuadir os outros, para conseguir algo que queremos muito, para mostrar nosso ponto de vista ou então para fazer negócios.
A persuasão não deve ser usada para o mal, apesar de acontecer com frequência, principalmente nas vendas. Essa habilidade deve ser utilizada para o seu benefício próprio, mas sem que a outra parte saia prejudicada.
É interessante ressaltar que persuadir não e o mesmo que manipular. Persuadir é usar técnicas para fazer o outro realizar uma determinada ação que você deseja, e não induzi-lo a fazer algo que depois se arrependa.
Uma pessoa que não sabe persuadir dificilmente conseguirá ter êxito nos negócios pessoais e, principalmente, na vida profissional. O mundo corporativo está cheio de pessoas querendo vender sua ideias, produtos ou serviços e, para você se destacar, essas habilidades serão essenciais.
O que e pré-suasão?
Antes de usar as técnicas de persuasão, você precisa “preparar o terreno”. Ou seja, você deve deixar o ambiente (e você mesmo) prontos para quando chegar o momento de relacionar-se com as pessoas, visando que elas satisfaçam a ação que você planejou.
Essa preparação antecipada chama-se pré-suasão. Inclusive, há uma obra que fala sobre como preparar-se para persuadir os demais.
O livro “Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra” de Robert Cialdini trata de como devemos agir antes de chegar ao momento da persuasão. Lembrando que isso pode ser usado com qualquer pessoa, seja um cliente, um familiar, um colega de trabalho ou quem quer que seja.
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Como usar a pré-suasão?
Para conseguir impactar positivamente quem você deseja, é essencial conhecê-lo(a) bem. Por isso, a primeira atitude que você precisa tomar antes de vender alguma coisa é compreender a fundo o seu cliente.
Além disso, você precisa saber exatamente o que ele deseja e ter domínio sobre o seu negócio. Conversar e ter bons argumentos é essencial.
Saber diferenciar-se da concorrência também. Por isso, estude seu mercado, produto ou serviço e de seus concorrentes para você saber o que poderá usar a seu favor.
Porém, há formas de preparar o ambiente para deixar a pessoa mais propensa a colaborar com você.
Como preparar o ambiente para você conseguir o que deseja
Para citar um exemplo, pessoas tendem a ser mais colaborativas quando estão em um ambiente aconchegante ou recebem uma bebida quente. Como o calor ajuda, então em uma reunião de negócios você pode oferecer um café ou um chá quente antes de começar as negociações.
Quer vender algum produto ou serviço que tenha um valor alto? O livro comenta que se você apresentar imagens de nuvens antes da venda, as chances de conseguir um “sim” aumentam.
Por outro lado, se você quer apresentar algo que seja uma solução para a vida do consumidor ou algo que ajude-o a superar algum problema em sua vida, mostrar imagens de pessoas vencendo uma corrida pode ser uma boa alternativa.
Se você vende um produto em uma loja física, certas atitudes podem aumentar o número de vendas. Por exemplo, se possui um mercado e deseja vender os vinhos franceses, colocar músicas em francês podem fazer os consumidores levarem os vinhos desse determinado país.
As pessoas ficarão com a música na cabeça e irão inconscientemente associar o produto a música ambiente. Caso queira aumentar as vendas de massas italianas, músicas em italiano poderão ajudar nesse sentido.
Lembrando que essas ações podem ajudar você a vender mais ou fazer seu cliente tomarem a ação desejada. Mas não se esqueça que é necessário saber persuadir para aumentar suas chances de êxito.
Afinal, de nada adianta você ter tudo preparado e não saber argumentar e demonstrar que o produto ou serviço que você oferece é a melhor solução existente no mercado.
Leituras recomendadas
Como comentado, a obra de Robert Cialdini chamada de “Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra” trata de como devemos nos preparar para persuadir e conseguir influenciar positivamente as pessoas.
O outro livro do autor, As armas da persuasão, mostra 6 gatilhos mentais que influenciam a tomada de decisões das pessoas e que podem ser usados para conseguir o que se deseja.
Além dessas duas obras, podemos citar mais 3 livros que podem ajudar a relacionar-se melhor com pessoas. Veja-os a seguir:
1. Manual de Persuasão do FBI
O livro traz ensinamentos de um ex-agente do FBI para influenciar as pessoas. Ainda, ajuda a entender a linguagem corporal e a planejar a imagem que você quer vender para os outros.
2. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Esse best seller mostra técnicas para influenciar positivamente os demais e conseguir ser uma pessoa que todos gostam. Se você quer aprender a se relacionar com outras pessoas, a obra traz ensinamentos que podem lhe ajudar.
3. Saber vender é da natureza humana
Você pode não trabalhar diretamente com vendas, mas saiba que todos nós estamos tentando vender algo para os outros a todo momento. Seja uma ideia, uma informação ou a nossa própria imagem.
A obra trata sobre esse assunto e é leitura essencial para entender como podemos nos tornar melhores vendedores.
Conclusão
É essencial conhecer a pré-suasão para termos sucesso nos nossos relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais. Esses atos de “preparar o terreno” antes de vender o que queremos podem aumentar muito nossas chances de conseguir fechar algum acordo ou negócio importantes.
Portanto, não deixe de estudar sobre o assunto e aumente suas chances de alcançar os resultados pretendidos!
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