Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
Últimos artigos

Como a consultoria financeira pode ajudar empresas? Entenda!

19 de junho de 2025

Segurança cibernética: 6 dicas para proteger sua empresa e clientes

17 de junho de 2025

Como fazer uma gestão de patrimônio em imóveis? Acompanhe o passo a passo!

12 de junho de 2025

Existe um momento certo para fazer um investimento internacional?

10 de junho de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Qual a diferença entre cobrança e a recuperação de créditos? Entenda!
xr:d:DAFG5N_vuIA:2,j:31103365323,t:22071920
Finanças Corporativas

Qual a diferença entre cobrança e a recuperação de créditos? Entenda!

André BonaBy André Bona28 de janeiro de 2025Updated:13 de março de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
4 minutes

É comum que as pessoas utilizem o termo recuperação de créditos como sinônimo de cobrança. No entanto, as expressões se referem a operações diferentes. Assim, cada uma dessas ações apresenta estratégias próprias.

Por esse motivo, é imprescindível que as equipes de empresas conheçam as diferenças entre cobrança e recuperação de créditos para entender como otimizar as negociações no setor de contas a receber. Dessa maneira, ampliam-se as chances de reaver o valor devido pelos inadimplentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post e descubra como a cobrança e recuperação de créditos se diferem — e como você pode otimizar essas operações na empresa!

O que é uma operação de cobrança e como ela funciona? 

Antes de saber qual é a diferença entre cobrança e recuperação de créditos, é importante entender o que cada conceito significa. Na prática, uma operação de cobrança é utilizada para cobrar ou renegociar uma dívida específica de clientes com pagamento em atraso há pouco tempo. 

Logo, o objetivo é obter o pagamento de uma venda de produto ou serviço, por exemplo. Embora a cobrança seja uma operação realizada diretamente entre empresa e consumidor, ela é considerada complexa.

O motivo é que costuma haver a necessidade de contar com um profissional de cobrança com habilidades de negociação, além de um atendimento mais humanizado. Afinal, o cliente pode se recusar a pagar uma dívida.

Outra possibilidade é o consumidor reclamar aos órgãos competentes se uma abordagem de cobrança for constrangedora. Com isso, a empresa pode ter prejuízos financeiros e na sua reputação.

Nesse contexto, para cobrar um cliente inadimplente de forma eficiente, é interessante utilizar uma régua de cobrança. Ela consiste em um roteiro que define datas para aplicar ações de cobrança e prevenção de inadimplência. 

Por exemplo, por meio da régua de cobrança, é possível enviar lembretes antes do vencimento, disponibilizando o meio de pagamento — como o código de barras do boleto ou a chave Pix. O uso da ferramenta ainda pode informar sobre a fatura atrasada e a data de corte do serviço, se for o caso.

Desse modo, a empresa mantém o cliente consciente sobre a dívida e a importância de quitá-la. Com as medidas preventivas, aumentam as chances de receber o dinheiro e evitar a inadimplência.

O que é a recuperação de créditos e como ela funciona? 

Após saber o que é a cobrança, é o momento de descobrir o conceito de recuperação de créditos. Nesse caso, o foco da ação são os consumidores endividados com nome negativado nos cadastros de proteção ao crédito, como a Serasa.

A recuperação de créditos tem como objetivo ajudar o cliente inadimplente a quitar as dívidas para regularizar a sua situação e obter acesso ao crédito novamente. A operação também permite que a empresa receba parte ou o total do valor de direito, ajudando a reduzir o prejuízo por inadimplência.

Nessa situação, a abordagem do profissional deve ser elaborada de uma maneira que demonstre para o inadimplente as vantagens de quitar os débitos e ter acesso ao crédito. Então é possível aumentar as possibilidades de receber o valor que é devido à empresa.

Vale saber que a recuperação de créditos pode ser realizada pela própria empresa credora ou por companhias especializadas nessa operação. Além disso, há a possibilidade de ela ser feita judicialmente — quando as negociações são intermediadas pela justiça.

Qual a diferença entre cobrança e a recuperação de créditos? 

Como você viu, existem diferenças importantes entre cobrança e recuperação de créditos. A principal delas é o tipo de dívida a ser negociada. Enquanto a primeira se refere aos débitos mais recentes, a segunda está relacionada às dívidas mais antigas, que já constam nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo.

Além disso, na cobrança, o objetivo é fazer com que a dívida seja paga integralmente e o quanto antes. Assim, a empresa pode obter o valor de direito para seguir com o funcionamento de suas atividades. Ou seja, nesse caso, o principal beneficiado tende a ser a credora.

Já na recuperação de crédito, a empresa se preocupa em oferecer condições para que o devedor possa quitar o débito e ter acesso ao crédito novamente. Para alcançar esse objetivo, a companhia pode reduzir os juros ou, até mesmo, o valor da dívida.

Logo, um dos princípios da recuperação de créditos é ajudar a economia a se movimentar, já que ela reinsere os consumidores no mercado. Por esse motivo, a operação apresenta propósitos mais amplos, pois oferece vantagens não somente para a empresa, mas também para o cliente e o cenário econômico.

Como otimizar essas operações do setor de contas a receber? 

Entendendo a diferença entre recuperação de créditos e cobrança, você pode ter curiosidade em saber como otimizar essas operações em sua empresa. Na prática, além da régua de cobrança, é possível contar com uma plataforma de CRM inteligente.

Há sistemas completos de gestão que automatizam processos de cobrança por meio de soluções tecnológicas. Assim, todas as funcionalidades que o departamento de contas a receber precisa estão reunidas em um só local. 

É o caso de comunicação em multicanais e até emissão de boletos. Ainda, há plataformas que oferecem a automação da régua de cobrança de forma personalizada às necessidades do seu negócio, apresentando a abordagem adequada a cada cliente. 

O uso de ferramentas tecnológicas aumenta as chances de recebimento das dívidas, reduzindo o número de clientes a serem negativados. Com isso, a gestão também pode diminuir a necessidade de recuperação de créditos.

Neste artigo, você aprendeu que recuperação de créditos e cobrança são operações diferentes, embora ambas se refiram aos clientes inadimplentes. Agora, aproveite para aplicar as dicas para otimizar o setor de contas a receber.

As informações deste post foram úteis para o seu aprendizado? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais!

crédito de cobrança dívida vencida dívidas antigas médias e grandes empresas o que é cobrança o que é recuperação de crédito operação de cobrança recuperação de crédito judicial saúde financeira solicitar pagamento tipo de dívida
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

Related Posts

Como a consultoria financeira pode ajudar empresas? Entenda!

19 de junho de 2025

Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!

8 de maio de 2025

Rolling Forecast: como funciona essa metodologia de gestão orçamentária?

29 de abril de 2025

Por que uma boa gestão orçamentária é essencial para o sucesso da sua empresa?

24 de abril de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Como a consultoria financeira pode ajudar empresas? Entenda!
  • Segurança cibernética: 6 dicas para proteger sua empresa e clientes
  • Como fazer uma gestão de patrimônio em imóveis? Acompanhe o passo a passo!
  • Existe um momento certo para fazer um investimento internacional?
  • 4 Vantagens de diversificar a carteira no mercado internacional
  • O que é a Selic, para que serve e como ela impacta seus investimentos?
  • Investir em fundos ou comprar os ativos: qual a melhor opção?
  • Fundos de índice: o que são, como funcionam e como investir em ETFs?
  • Financiamento imobiliário negado: quando posso tentar novamente?
  • Mini índice: o que é e como operar no mercado futuro?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!