É comum que as pessoas utilizem o termo recuperação de créditos como sinônimo de cobrança. No entanto, as expressões se referem a operações diferentes. Assim, cada uma dessas ações apresenta estratégias próprias.
Por esse motivo, é imprescindível que as equipes de empresas conheçam as diferenças entre cobrança e recuperação de créditos para entender como otimizar as negociações no setor de contas a receber. Dessa maneira, ampliam-se as chances de reaver o valor devido pelos inadimplentes.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post e descubra como a cobrança e recuperação de créditos se diferem — e como você pode otimizar essas operações na empresa!
O que é uma operação de cobrança e como ela funciona?
Antes de saber qual é a diferença entre cobrança e recuperação de créditos, é importante entender o que cada conceito significa. Na prática, uma operação de cobrança é utilizada para cobrar ou renegociar uma dívida específica de clientes com pagamento em atraso há pouco tempo.
Logo, o objetivo é obter o pagamento de uma venda de produto ou serviço, por exemplo. Embora a cobrança seja uma operação realizada diretamente entre empresa e consumidor, ela é considerada complexa.
O motivo é que costuma haver a necessidade de contar com um profissional de cobrança com habilidades de negociação, além de um atendimento mais humanizado. Afinal, o cliente pode se recusar a pagar uma dívida.
Outra possibilidade é o consumidor reclamar aos órgãos competentes se uma abordagem de cobrança for constrangedora. Com isso, a empresa pode ter prejuízos financeiros e na sua reputação.
Nesse contexto, para cobrar um cliente inadimplente de forma eficiente, é interessante utilizar uma régua de cobrança. Ela consiste em um roteiro que define datas para aplicar ações de cobrança e prevenção de inadimplência.
Por exemplo, por meio da régua de cobrança, é possível enviar lembretes antes do vencimento, disponibilizando o meio de pagamento — como o código de barras do boleto ou a chave Pix. O uso da ferramenta ainda pode informar sobre a fatura atrasada e a data de corte do serviço, se for o caso.
Desse modo, a empresa mantém o cliente consciente sobre a dívida e a importância de quitá-la. Com as medidas preventivas, aumentam as chances de receber o dinheiro e evitar a inadimplência.
O que é a recuperação de créditos e como ela funciona?
Após saber o que é a cobrança, é o momento de descobrir o conceito de recuperação de créditos. Nesse caso, o foco da ação são os consumidores endividados com nome negativado nos cadastros de proteção ao crédito, como a Serasa.
A recuperação de créditos tem como objetivo ajudar o cliente inadimplente a quitar as dívidas para regularizar a sua situação e obter acesso ao crédito novamente. A operação também permite que a empresa receba parte ou o total do valor de direito, ajudando a reduzir o prejuízo por inadimplência.
Nessa situação, a abordagem do profissional deve ser elaborada de uma maneira que demonstre para o inadimplente as vantagens de quitar os débitos e ter acesso ao crédito. Então é possível aumentar as possibilidades de receber o valor que é devido à empresa.
Vale saber que a recuperação de créditos pode ser realizada pela própria empresa credora ou por companhias especializadas nessa operação. Além disso, há a possibilidade de ela ser feita judicialmente — quando as negociações são intermediadas pela justiça.
Qual a diferença entre cobrança e a recuperação de créditos?
Como você viu, existem diferenças importantes entre cobrança e recuperação de créditos. A principal delas é o tipo de dívida a ser negociada. Enquanto a primeira se refere aos débitos mais recentes, a segunda está relacionada às dívidas mais antigas, que já constam nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo.
Além disso, na cobrança, o objetivo é fazer com que a dívida seja paga integralmente e o quanto antes. Assim, a empresa pode obter o valor de direito para seguir com o funcionamento de suas atividades. Ou seja, nesse caso, o principal beneficiado tende a ser a credora.
Já na recuperação de crédito, a empresa se preocupa em oferecer condições para que o devedor possa quitar o débito e ter acesso ao crédito novamente. Para alcançar esse objetivo, a companhia pode reduzir os juros ou, até mesmo, o valor da dívida.
Logo, um dos princípios da recuperação de créditos é ajudar a economia a se movimentar, já que ela reinsere os consumidores no mercado. Por esse motivo, a operação apresenta propósitos mais amplos, pois oferece vantagens não somente para a empresa, mas também para o cliente e o cenário econômico.
Como otimizar essas operações do setor de contas a receber?
Entendendo a diferença entre recuperação de créditos e cobrança, você pode ter curiosidade em saber como otimizar essas operações em sua empresa. Na prática, além da régua de cobrança, é possível contar com uma plataforma de CRM inteligente.
Há sistemas completos de gestão que automatizam processos de cobrança por meio de soluções tecnológicas. Assim, todas as funcionalidades que o departamento de contas a receber precisa estão reunidas em um só local.
É o caso de comunicação em multicanais e até emissão de boletos. Ainda, há plataformas que oferecem a automação da régua de cobrança de forma personalizada às necessidades do seu negócio, apresentando a abordagem adequada a cada cliente.
O uso de ferramentas tecnológicas aumenta as chances de recebimento das dívidas, reduzindo o número de clientes a serem negativados. Com isso, a gestão também pode diminuir a necessidade de recuperação de créditos.
Neste artigo, você aprendeu que recuperação de créditos e cobrança são operações diferentes, embora ambas se refiram aos clientes inadimplentes. Agora, aproveite para aplicar as dicas para otimizar o setor de contas a receber.
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