Estamos constantemente ouvindo falar sobre transformação digital. Ainda assim, nem sempre nos damos conta que essa transformação também acontece dentro das empresas através da modernização de processos e atividades.

As empresas que fizeram sua transformação digital, contudo, não necessariamente são organizações extremamente tecnológicas e que trabalham no desenvolvimento de inovação. Na prática, a transformação digital nas empresas nada mais é que uma remodelação em todos os setores do negócio, principalmente através do uso das ferramentas certas para aprimorar processos e soluções.

Quer conhecer 5 ferramentas tecnológicas que podem garantir a transformação digital de uma empresa? Então continue acompanhando o artigo para entender como qualquer negócio pode se beneficiar com a transformação digital, além de permanecer competitiva no futuro do mercado.

Afinal, o que é transformação digital?

A transformação digital pode ser descrita como a busca por novas formas de incorporar e aplicar tecnologias emergentes e as mais recentes práticas digitais para melhorar as operações empresariais de forma eficaz, além de simplificar os processos do dia a dia.

Essa transformação é benéfica para todas as empresas, e os empreendedores sabem quando o seu negócio precisa ser modernizado. Muito embora, para isso, seja necessária uma mudança perceptível no pensamento e nos investimentos que priorizam a tecnologia e a inovação em uma organização.

A transformação digital também pode ser explicada como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente como algumas operações são realizadas. E também agregando valor aos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes que realizam o consumo final.

Não menos importante, é preciso dizer que a transformação digital é também uma mudança cultural, e que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo e seus próprios hábitos.

O que a transformação digital significa para uma empresa?

Como dito, para uma empresa a transformação digital refere-se à adoção de processos e à utilização de ferramentas digitais para atingir metas estratégicas de negócios. É um processo complexo e multifacetado que representa uma enorme mudança cultural no local de trabalho, além de mudanças que afetam todas as partes de uma organização.

Sabemos que a transformação digital mudou o jeito como compramos, ouvimos música, lemos notícias e tantas outras formas de consumo. Portanto, para acompanhar as expectativas de uma empresa (e de seus concorrentes), os negócios também precisam evoluir constantemente.

Fundamentalmente, a transformação digital tem a ver com a alteração de como as equipes trabalham e não apenas com a tecnologia que estão usando para realizar as suas atividades.

Benefícios da transformação digital

Embora a transformação digital vá ajudar cada empresa de forma específica, podemos destacar alguns benefícios fundamentais que são vistos em todos os negócios que adotam essa transformação:

  • Maior integração e colaboração entre os profissionais e equipes, o que contribui para um também maior engajamento de todos da empresa;
  • Mudanças das estruturas e hierarquias de negócios tradicionais e o empoderamento dos funcionários;
  • Economia e agilidade quando utilizadas as ferramentas corretas, principalmente aquelas que usam serviços baseados em nuvem;
  • Conveniência para a empresa e para os clientes, principalmente na utilização de dispositivos móveis;
  • Mais dados a serem analisados, o que significa mais informações úteis para serem utilizadas em seus processos;
  • Foco na satisfação dos clientes e em criar laços de conexão que ajudam a fidelizar os mesmos.
  • Maior satisfação de todos os envolvidos com a empresa, desde os funcionários, parceiros e, claro, os consumidores

Vale destacar que as empresas de transformação digital não alteram os valores fundamentais ou as ofertas de um negócio. Em vez disso, trata-se de desenvolver uma cultura de trabalho conectada e adquirir ferramentas de transformação digital que apoiarão objetivos estratégicos.

5 ferramentas para ajudar nos desafios da transformação digital

Um dos desafios da transformação digital é a criação de um sistema simplificado de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para uma empresa. Em muitos casos, existem diversos aplicativos e programas que acabam realizando a mesma tarefa.

Por isso, é importante encontrar o caminho ideal para cada negócio. Ainda assim, algumas ferramentas podem ser ótimas soluções para qualquer empresa, ajudando nessa transição digital.

Confira 5 dessas ferramentas tecnológicas que realizam tarefas diferentes e contribuem para a simplificação de processos do dia a dia.

1. Slack

O Slack é um aplicativo robusto de comunicação e colaboração de equipe, que permite pesquisar rapidamente palavras-chave ou frases, criar diferentes canais para projetos diversificados, equipes ou conversas. Os usuários podem ser notificados sobre informações importantes apenas das suas atividades, sem ficarem atolados com muitos detalhes de outros processos que não lhes competem.

2. Mailchimp

O Mailchimp é um programa ideal para lidar com todas as suas necessidades de email marketing. De boletins informativos a campanhas, o Mailchimp permite classificar e filtrar listas para ajustar, aprimorar e enviar suas campanhas, por isso é considerado uma das melhores ferramentas para pequenos empresários.

3. Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento visual de projetos que pode ajudar a manter toda a sua equipe na mesma página e permitir que você veja rapidamente onde estão os diferentes projetos. Com o Trello, você pode criar listas e mover rapidamente itens de uma lista para outra, além de atribuir e mover tarefas com facilidade.

4. SocialPilot e Hoosuite

As mídias sociais podem ser ótimos canais para as empresas. Mesmo a menor das organizações pode executar campanhas eficazes de marketing nas redes sociais para criar conexão com seus clientes e fidelizá-los.

Mas manter as redes sociais sempre atualizadas pode ser um desafio. O Hootsuite é um dos aplicativos de gerenciamento de mídia social mais conhecidos, mas também pode sair caro em alguns casos.

Já o SocialPilot, por outro lado, pode fazer quase tudo que o Hootsuite faz. Porém, com um custo muito mais amigável.

5. Office 365

Nem todas as melhores ferramentas tecnológicas são exatamente novas. Algumas delas, portanto, as estão disponíveis há anos e ainda atendem totalmente às necessidades das empresas.

Esse é o caso do Office 365, que contempla serviços como o Word, Excel, PowerPoint e Outlook, além de um conjunto completo de ferramentas de negócios, incluindo OneDrive, Exchange e Microsoft Teams. Vale a pena contar com o pacote completo.

É importante lembrar também que algumas destas ferramentas tecnológicas podem também ser úteis para profissionais autônomos ou pequenos empreendedores. Já conhece alguma delas? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter e passe a receber em seu email, com exclusividade, materiais sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *