O economista americano Jeffrey Tucker é um expoente das teorias econômicas relacionadas ao libertarismo. Além disso, ele é um grande adepto das finanças descentralizadas e dos criptoativos, como o bitcoin e outras criptomoedas.
Ao descobrir como atua esse escritor voltado para a Escola Austríaca, é possível conhecer uma visão diferente do modelo econômico atual. Ainda, é interessante compreender como Tucker contribui para as discussões sobre economia e liberdade em diversos países.
Neste conteúdo, você entenderá quem é Jeffrey Tucker, conhecerá sua história e o que ele defende. Não perca!
Qual é a história de Jeffrey Tucker?
Jeffrey Tucker nasceu em 1963 em Fresno, na Califórnia. Esse americano estudou economia na Texas Tech University e na Howard Payne University. Foi nessas universidades que ele teve o primeiro acesso à chamada escola austríaca de economia.
Depois, Tucker também fez pós-graduação na área na George Mason University, que é uma universidade localizada em Fairfax County, na Virgínia. Enquanto fez a especialização, ele foi participante de um programa de jornalismo em Washington.
Com essa oportunidade, Tucker se tornou voluntário no escritório de Washington que era ligado ao Instituto Ludwig von Mises. Esse importante economista é um dos precursores da escola austríaca e fundou as bases do libertarismo.
Mantendo seus contatos com intelectuais da área, Tucker também trabalhou para Ron Paul, nos anos 1980. Nesse segmento, ele atuou como assistente do editor Lew Rockwell, um cofundador do Instituto Mises.
Esse é um portal conhecido como think tank, sem fins lucrativos, com objetivo de publicar ideias libertárias. A partir de então, Tucker trabalhou para o Instituto Mises de 1997 até 2011, sendo vice-presidente editorial e editor.
Já em 2011, Tucker começou a trabalhar em uma editora de livros chamada Laissez Faire Books. Ele manteve o cargo de editor executivo até 2016. Nos anos seguintes, Tucker serviu apenas como colaborador da editora.
Em 2017, Jeffrey Tucker tornou-se o diretor editorial do Instituto Americano de Pesquisa Econômica. Ele continuou nesse cargo até 2021, quando passou a ser consultor editorial independente do instituto.
O que essa personalidade defende?
Até aqui, você conheceu a história e alguns projetos de Jeffrey Tucker. Mas o que ele defende em relação aos estudos econômicos e teóricos?
Primeiro, é preciso saber que ele é um representante da Escola Austríaca de pensamento econômico. Ela surgiu no fim do século XIX e começo do século XX em Viena, na Áustria.
Essa escola de pensamento econômico heterodoxo se baseia no individualismo metodológico. Segundo esse pensamento, os fenômenos sociais são resultados exclusivos de motivações e atos individuais das pessoas.
Assim, questões como conhecimentos individuais, tempo, expectativas e outros fatores subjetivos são os responsáveis pelos fatos econômicos. Com isso, a Escola Austríaca busca explicar a economia de um modo individualizado, com reflexos na sociedade.
Para tanto, ela aborda conceitos como oferta e demanda, negociações comerciais e outras questões por uma visão individualizada. Então é comum que seus teóricos priorizem as liberdades individuais e uma intervenção estatal mínima na economia.
Ademais, Jeffrey Tucker é considerado um grande defensor do libertarismo. Esse conceito também tem relação com o pensamento da Escola Austríaca, tendo em vista que dá ampla relevância à liberdade e não-coerção.
Ainda, Tucker se apresenta como um entusiasta do anarcocapitalismo. Essa é uma corrente de pensamento que acredita que a extinção do Estado seria benéfica para o capitalismo e para as relações sociais.
Mais recentemente, Tucker foi um crítico das restrições sanitárias adotadas por diversos Governos para preservar a população da pandemia de covid-19. Seguindo seu pensamento libertarista, ele considera as exigências como uma violação dos direitos relacionados à liberdade individual.
Quais são as principais contribuições teóricas de Jeffrey Tucker?
Ao longo de sua carreira, Jeffrey Tucker escreveu diversos livros e artigos. Assim, ele prestou contribuições relevantes para o pensamento econômico que defende. Entre suas obras, estão:
- “Coletivismo de Direita”, de 2017;
- “A Bela Anarquia”, de 2018;
- “It’s a Jetsons World”, de 2011;
- “Liberdade ou Lockdown”, de 2021.
A maioria dos seus livros foi publicada pelo Instituto Mises ou pela Laissez Faire Books. Logo, Tucker adicionou conhecimentos relevantes para o pensamento do anarcocapitalismo, libertarismo e outros temas relacionados.
Ele também é um palestrante requisitado entre os interessados na divulgação de seus ideais. Dessa maneira, Tucker costuma dar palestras em conferências sobre economia — principalmente da Escola Austríaca — e libertarismo.
Tucker também participou de eventos como o FreedomFest, Free State Project e em várias convenções nacionais do Partido Libertário dos Estados Unidos. Então ele divulga suas ideias e de outros intelectuais voltados ao libertarismo e anarcocapitalismo.
Ademais, Tucker é um grande defensor dos criptoativos e das finanças descentralizadas. Desde 2013, ele publica artigos e outros escritos sobre o bitcoin, como o seu livro “Bit by Bit”, que fala sobre a criptomoeda.
Indo além, Tucker se tornou, em 2018, um afiliado em pesquisas sobre a blockchain, que é o protocolo de funcionamento de muitas criptomoedas. Ele fez isso por meio do Innovation Hub, que é um centro de estudos sobre o assunto, da RMIT University.
Por fim, em 2018, ele endossou o Liberland. Essa é uma micronação localizada entre a Croácia e a Sérvia que aceita criptoativos oficialmente. Assim, os pagamentos são realizados em bitcoin, ether e outras moedas do tipo.
Por que conhecer essa personalidade?
Entender as teorias econômicas, os seus pensadores e os estudiosos sobre o tema é importante para qualquer pessoa. Como você viu, Jeffrey Tucker é um grande entusiasta das criptomoedas e da sua descentralização.
Esse assunto é bastante atual e pode mudar a forma como as finanças são vistas ao redor do mundo. Nesse sentido, já existem países, como El Salvador, que utilizam o bitcoin como moeda oficial. Além disso, o libertarismo tem diversos adeptos e essa corrente de pensamento pode ter reflexos no dia a dia de todos.
Logo, conhecer a história e a visão de Tucker permite compreender o posicionamento de um dos defensores do libertarismo e do anarcocapitalismo ainda em atividade. Ao mesmo tempo, é possível saber como é a interseção entre essa teoria econômica e as modificações promovidas pelos criptoativos.
Agora você já sabe quem é Jeffrey Tucker e suas principais ideias. Os pensamentos que ele defende podem ser relevantes na economia mundial, e há diversos exemplos dessa aplicação — como os criptoativos. Então vale ficar atualizado e entender mais sobre o assunto para formar sua própria visão.
Quer continuar aprendendo sobre o mercado financeiro? Então assine a nossa newsletter!