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Início » Santander lidera ranking de reclamações no Banco Central no 4º trimestre de 2017
AB News

Santander lidera ranking de reclamações no Banco Central no 4º trimestre de 2017

Luana NevesBy Luana Neves31 de janeiro de 2018Updated:31 de janeiro de 2018Nenhum comentário3 Mins Read
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2 minutes

O Santander foi a instituição financeira mais reclamada por clientes no Banco Central (BC) no quarto trimestre do ano passado, de acordo com informações divulgadas pela autarquia federal. Os bancos Caixa Econômica Federal e Bradesco completaram os três primeiros lugares da lista das instituições que mais tiveram queixas no BC no período.

O ranking de reclamações, divulgado trimestralmente pelo Banco Central, leva em consideração queixas consideradas procedentes pelo BC realizadas contra instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes no país. O Santander, que ficou em primeiro lugar na lista entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, também já havia ocupado o topo do ranking no trimestre anterior, entre julho e setembro.

No levantamento mais recente, foram consideradas procedentes pelo BC cerca de 1700 queixas contra o Santander – a maior parte delas relacionadas a “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”. Atualmente, o Santander conta com mais de 39,5 milhões de clientes no país.

Ranking

A Caixa Econômica Federal e o Bradesco ocuparam a segunda e terceira posição da lista de reclamações do BC no quarto trimestre, com 2.913 e 2.438 queixas procedentes no período, respectivamente. A quarta colocação foi ocupada pelo Banrisul e a quinta posição ficou com o Banco do Brasil.

É importante ressaltar que o ranking do Banco Central é baseado no índice de reclamações obtido por cada instituição financeira, que é calculado a partir da relação entre o número de reclamações e a quantidade total de clientes que o banco possui. Hoje, a Caixa Econômica possui 87 milhões de clientes, enquanto o Bradesco conta com mais de 59 milhões de usuários.

Esclarecimentos

Após a divulgação do ranking do Banco Central, o Santander divulgou uma nota informando que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento”, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco”.

Já a Caixa disse que “valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento”. A instituição informou, ainda, que “revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos”.

O Bradesco também se pronunciou sobre o levantamento. Em nota, afirmou que “reduzir os índices de reclamação é o foco permanente do banco, assim como oferecer um atendimento de qualidade a todos os clientes e usuários”. Segundo o banco, está sendo desenvolvido, nos últimos anos , “um extenso programa de análise da origem das manifestações de seus clientes e usuários” que, segundo a instituição, tem produzido melhorias na solução e redução das reclamações dos clientes.

E você, teve problemas com seu banco no último trimestre do ano passado? Deixe seu comentário!

 

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Luana Neves

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

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