*Este artigo foi produzido pelo portal Chaves na Mão com exclusividade para o Blog de Valor.

As férias escolares estão chegando, as crianças estão de volta em casa e só isso já seria um ótimo motivo para tomar todas as precauções para manter a sua família – e o seu lar – seguros. Porém, sabemos que a questão da segurança patrimonial é algo que deve ser prioridade diária, a todo momento, em qualquer situação.

Por isso, no artigo de hoje, listamos 15 itens essenciais de segurança que todos os imóveis residenciais deveriam ter. Quer saber como manter a segurança patrimonial e da sua família, evitando problemas no seu dia a dia? Então confira a seguir esta lista!

1. Detectores de fumaça

Todos os imóveis residenciais deveriam ter um detector de fumaça em cada andar e um fora de cada área de dormir. Recomenda-se que esses detectores sejam trocados a cada dez anos, e você deve realizar testes mensais para garantir que todos estejam funcionando corretamente.

2. Detectores de monóxido de carbono

Detectores de monóxido de carbono têm se tornado cada vez mais comuns em diversos tipos de casa para vender. Silenciosa e inodora, esse tipo de substância pode ser fatal para o ser humano.

Para se proteger, instale esses detectores fora de cada área de dormir. Não instale na cozinha ou perto de aquecedores ou dispositivos de queima de combustível.

3. Extintores de incêndio

Sua casa deve ter um na cozinha, um no segundo andar ou no quarto, um perto de qualquer lareira e um no seu carro. Todos na família devem saber como usá-los, como verificá-los periodicamente e como substitui-los quando não estiverem mais funcionando.

Devido aos acidentes que têm ocorrido por todo o Brasil em ambientes residenciais e privados devido à falta desse item de segurança, os extintores de incêndio também têm se tornado cada vez mais comuns no mercado de casa para vender no país.

4. Escada de incêndio

Se algum membro da família tiver um quarto no terceiro andar, certifique-se de que ele esteja equipado com uma escada de incêndio que todos saibam usar. Apesar de não ser comum aqui no Brasil, se você puder, vale a pena investir neste item de segurança.

5. Plano de evacuação

É imperativo que você tenha uma estratégia de evacuação ou um plano de emergência que seja revisado e entendido por todos os membros da família caso você precise sair de casa com pressa devido a incêndios ou quaisquer outros desastres naturais.

Você também pode orientar a família toda a seguir um plano de contenção em caso de danos ao imóvel, para que, além de manter os membros da família seguros, você possa também prezar pela segurança patrimonial.

Independente da sua escolha e do seu plano, mantenha sempre tudo por escrito e participe cada residente do imóvel a par destes planos.

6. Kit de primeiros socorros

Tenha um kit de primeiros socorros à mão –é claro que nós esperamos que nunca precise usá-lo. Você pode comprar um kit pré-montado ou fazer o seu próprio. Certifique-se de ter os seguintes itens à mão e, periodicamente, verifique tudo e substitua o que tiver acabado ou que esteja com o prazo de validade vencido:

– Manual de primeiros socorros

– Band-Aid

– Peróxido de hidrogênio (desinfetante e esterilizante de materiais na medicina)

– Antisséptico

– Pomada antibiótica

– Difenidramina (para situações alérgicas)

– Gotas salinas (para lavagem das fossas nasais)

– Bolas de algodão e cotonetes

– Termômetro

– Ibuprofeno (para dor, febre e inflamação)

– Luvas de látex

– Ataduras

– Tesouras

– Pinos de segurança

– Agulhas

– Lanternas (certifique-se de que todos os residentes tenham uma luz de flash ao lado da cama em caso de falta de energia e guarde um suprimento extra de pilhas para que nunca te deixem na mão).

7. Lista com telefones de emergência

A primeira coisa que uma pessoa deve fazer quando compra apartamento ou casa é providenciar uma lista telefônica com os números dos órgãos de emergência para que todos os residentes possam ter acesso.

Essa lista também pode incluir números de membros da família, de vizinhos e de médicos acessíveis.

8. Cofre

Ter um cofre pode soar como algo desnecessário para você, mas esse item não apenas protege papéis importantes e objetos de valor de um possível roubo, como também é uma excelente proteção contra o fogo e a água, caso algo aconteça em sua casa.

Você não acha que tenha algo valioso? A escritura da sua casa, certidões de nascimento, certidões de casamento, etc., seriam coisas difíceis de se substituir, e podem estar mais seguras guardadas em um cofre.

9. Tampas de tomada

Mantenha as tomadas elétricas sem uso cobertas com tampas de segurança – não apenas para proteger as crianças que estão na casa, mas para proteger a todos contra choques elétricos.

Desta maneira, você estará prezando pela segurança patrimonial e pela segurança de todos os moradores da residência.

10. Luz de detecção de movimento ao ar livre

Invasores literalmente costumam apostar tudo em ir e vir sem serem vistos, o que faz com que esses tipos de luzes externas sejam uma maneira barata e fácil de intimidar os ladrões à noite.

Se você não possui este item na sua casa, vale a pena instalá-lo o quanto antes. Eles não custam muito caro e podem inibir pequenos roubos.

11. Alarme de Entrada contra Intrusos

Cerca de 30% dos assaltantes entram nas casas através de janelas e portas destrancadas. Se você se esquecer de trancá-las, um Alarme de Entrada de Intrusos poderá lhe ajudar a assustar esses “visitantes indesejáveis” antes que eles prejudiquem você, sua família ou a sua casa.

12.Insulfilme residencial

Itens de valor visíveis, como eletrônicos, joias e mobília cara, são uma tentação para que muitos intrusos curiosos tenham vontade de invadir a sua casa.

No entanto,se você usar um insulfilme residencial nas janelas, eles não poderão ver o que está dentro da sua casa ou se alguém está lá. Esse item de segurança é ideal para quem compra apartamento com muitas janelas de vidro transparente, por exemplo.

13. Olho Mágico

Invasões domiciliares acontecem no Brasil a cada nove minutos. Proteja-se de abrir a porta para alguém perigoso com um simples Olho Mágico na sua porta.

O vidro grosso e a visão de ângulo de 190 graus permitem que você mantenha um olho de águia no que ocorre do lado de fora da sua casa e permite ainda que apenas pessoas do interior vejam quem está esperando do outro lado da porta.

14. Sensor Digital Interno de Movimento

Os sensores de movimento internos são outra linha de defesa contra os ladrões que conseguem entrar. Quando acionado, esse tipo de sensor ativa qualquer dispositivo conectado a ele, como uma lâmpada ou uma televisão. Uma surpresa desagradável para um intruso nervoso.

15. Travas de porta inteligentes

As fechaduras de porta inteligentes podem ser uma ótima maneira de adicionar uma camada extra de segurança à sua casa.

Esses dispositivos domésticos inteligentes permitem que você receba notificações sobre visitantes e conceda a entrada para aqueles que você selecionar. Quando integrado ao seu sistema de segurança, esses tipos de fechaduras também podem ser fundamentais para o seu projeto de automatização residencial.

Bônus: além destes itens essenciais para segurança patrimonial e da sua família, investir algum dinheiro em seguro residencial também pode ser uma excelente maneira de proteger a sua casa de incidentes diversos e o seu bolso.

E aí, curtiu o post de hoje? Compartilhe-o nas redes sociais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros, como adquirir um imóvel e manter uma boa segurança patrimonial.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

*O Chaves na Mão é um portal de classificados online de imóveis e veículos. Fundado em 2013 e sediado na cidade de Curitiba (PR), o site tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar seu novo imóvel ou veículo com mais facilidade no dia a dia.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *