Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

PF TEM NOVO DIRETOR

Tomou posse, na última sexta-feira (2), o novo diretor-geral da Polícia Federal. Em seu discurso na cerimônia de posse, o novo diretor Roger Galloro afirmou que, em sua gestão, a Operação Lava Jato “continuará forte”.

ADEUS, RECESSÃO

A economia brasileira cresceu 1% no ano passado, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

VAGAS DE TRABALHO AUMENTARAM…

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país iniciou 2018 criando 77,8 mil novos postos de trabalho. Foi o melhor mês de janeiro em três anos.

…MAS DESEMPREGO AINDA É ALTO

Apesar dos resultados positivos quanto à criação de vagas formais de trabalho, o número de desempregados no país ainda é alto. Segundo o IBGE, o desemprego em janeiro deste ano ficou em 12,2%, atingindo cerca de 12,7 milhões de pessoas.

BOVESPA EM QUEDA

O índice Ibovespa caiu 0,4% na última sexta-feira (2), puxado pela queda nas ações de siderúrgicas brasileiras após a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre uma possível taxação das importações de aço e alumínio. Em janeiro, o principal índice da bolsa brasileira subiu 0,52%.

DÓLAR EM ALTA

Já o dólar encerrou a semana em alta de 0,05%, cotado a R$ 3,255, também sob influência de uma possível guerra comercial envolvendo o aço e o alumínio.

Seu bolso

CPI DO CARTÃO DE CRÉDITO

O senador Ataídes Oliveira (PSDB) protocolou, na semana passada, um pedido para criação de uma CPI para investigar os juros “extorsivos” cobrados pelas operadoras de cartão de crédito. Segundo a assessoria do senador, 35 senadores assinaram o pedido.

IR 2018

A Receita Federal recebe, desde o dia 1o de março, as declarações de Imposto de Renda 2018 de contribuintes pessoa física. O prazo para entrega das declarações é 30 de abril. Clique aqui e baixe o programa para preenchimento da declaração.

DADOS EXPOSTOS NA REDE

A Netshoes confirmou, na semana passada, que dados de quase 2 milhões de clientes foram vazados em um ataque cibernético ocorrido recentemente. Os clientes afetados pelo ataque serão notificados pela empresa nas próximas semanas.

O que vem por aí

STJ JULGA HABEAS CORPUS DE LULA

Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar, na próxima terça-feira (6), o habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula, a fim de evitar a prisão do petista. O julgamento estava previsto para a semana passada, mas foi adiado para amanhã.

NOVO REBAIXAMENTO?

A equipe econômica do governo está aguardando, para esta semana, o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Moody’s. Na semana passada, a agência Fitch rebaixou a nota brasileira, que também foi reduzida pela S&P, em janeiro.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. visionario    

    Bom dia, gostei muito do conteúdo do seu site. Continue postando, sempre estarei acompanhando. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *