O presidente Michel Temer confirmou, no início da tarde desta segunda-feira (26), que o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deve deixar o cargo nos próximos dias. Segundo Temer, a saída de Meirelles do governo se dá por conta do interesse do ministro em concorrer às eleições presidenciais em outubro deste ano.

A saída de Meirelles do governo havia sido antecipada pela Folha de S. Paulo na manhã desta segunda-feira, e foi confirmada por Temer em entrevista ao Broadcast Político, do Estado de S.Paulo. A manobra tem como objetivo viabilizar a filiação do ministro ao MDB para concorrer ao Palácio do Planalto pelo partido.

Apesar de ser um nome pouco popular entre os eleitores, o nome de Henrique Meirelles tem sido cogitado para a corrida presidencial deste ano desde meados de 2017. Enquanto o mercado tende a ver com bons olhos a candidatura do ministro à Presidência da República, pesquisas eleitorais recentes apontam para um cenário difícil para Meirelles: menos de 2% das intenções de voto, segundo o último Datafolha.

Possíveis substitutos

De acordo com a Folha de S.Paulo, Meirelles indicou dois nomes para sucedê-lo na pasta ministerial: Eduardo Guardia (Secretaria-Executiva) e Mansueto Almeida (Acompanhamento Fiscal). O favorito ao cargo, segundo a publicação, é Eduardo Guardia, que teria maior simpatia da atual equipe econômica.

Em entrevista nesta tarde ao Broadcast Político, o presidente Michel Temer afirmou que o substituto de Meirelles no Ministério da Fazenda ainda não foi definido.

Reação do mercado

A confirmação da saída de Henrique Meirelles do governo para tentar candidatura à presidência nas eleições deste ano fez a B3 (antiga BM&F Bovespa) cair levemente após abrir em alta de 1% na sessão de hoje.  Às 13h desta segunda-feira – poucos minutos após a breve entrevista de Michel Temer ao Broadcast Político, o índice Ibovespa avançava 0,35%, em uma queda de cerca de 200 pontos, com investidores digerindo a renúncia de Meirelles, que deve ocorrer já no início de abril.

E você, o que acha de Henrique Meirelles como candidato à Presidência da República? Deixe seu comentário!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *