Você é gestor de uma empresa ou dono do seu próprio negócio? Independentemente da sua resposta, é interessante que você saiba a importância do treinamento de funcionários.
Ao contrário do que muitos gestores imaginam, treinamento e capacitação de funcionários não devem ser considerados gastos desnecessários. Pelo contrário, treinamento é investimento.
Reflita da seguinte forma: para que sua empresa conquiste os melhores resultados, aliando-os ao alto desempenho, ela deve negociar mais, certo? A partir daí, fica claro compreender. Equipes capacitadas e bem treinadas vendem mais e, consequentemente, conquistam números mais expressivos.
E o treinamento de funcionários na empresa não interfere somente nas vendas. A importância da capacitação vai muito além! Neste artigo, você desvendará a importância do treinamento de funcionários como um todo, além de aprender como implementar o processo na sua empresa.
Ficou interessado? Então acompanhe o conteúdo e boa leitura!
Por que sua empresa deve investir em treinamento de funcionários?
O treinamento de funcionários é uma das estratégias de gestão mais assertivas e que proporcionam o pleno desenvolvimento de negócio. Isso porque as expectativas por parte do gestor são alinhadas com todos os membros da equipe, tornando os processos mais fluidos e transparentes.
Implementar uma boa rotina de treinamento de funcionários é útil também para evitar o surgimento de gargalos no processo, os quais podem comprometer o bom andamento da empresa.
Confira a seguir 5 bons motivos para que você aposte no treinamento e capacitação de funcionários a partir de agora.
1. Treinamento para momentos de crise
O treinamento de funcionários é de extrema importância para a gestão do negócio e, principalmente, das carreiras individuais. Uma equipe capacitada sente-se mais confortável para atravessar momentos de crise e turbulência, seja em suas atividades, seja no mercado como um todo.
Em outras palavras: ao ser impactado com uma demanda complexa, o colaborador com alto nível de capacitação propõe soluções imediatas e autônomas, sem a necessidade de um estímulo superior.
Tal ação favorece a capacidade de autogerenciamento, qualidade importante para a gestão das empresas no mercado atual, sobretudo em um cenário econômico instável.
2. Retenção de talentos
O treinamento de funcionários na empresa também é de grande valia para o desenvolvimento pessoal e networking.
Normalmente, em conversas informais, os profissionais tendem a comentar sobre seus respectivos empregos. Se o colaborador está satisfeito com a sua carreira, o que inclui capacitação e treinamentos internos, a tendência é a de elogiar o seu empregador nestas conversas.
Assim, além de sentir-se satisfeito com seu emprego atual, ainda atrai a atenção da comunidade externa.
Outros profissionais se interessarão pelas qualidades do contratante e, consequentemente, demonstrarão interesse na empresa – o que é ótimo para os times de recrutamento e seleção, que receberão profissionais realmente interessados na missão e nos valores da companhia.
3. Elevação da vantagem competitiva
Investir do treinamento de funcionários abre margem para uma boa vantagem competitiva. E você entenderá o motivo.
Uma vez investindo em ações de desenvolvimento do seu time, a empresa conquista altos níveis de produtividade. Assim, acaba se destacando entre os concorrentes e dando um passo a frente.
Tem um detalhe: há quem acredite que o treinamento e capacitação de funcionários está atrelado apenas às formações técnicas e superiores.
Mas o ponto é bem mais além: treinar um colaborador para que ele trabalhe em prol da competitividade do negócio também envolve o estímulo ao hábito da leitura, otimização dos processos de integração, lapidação da trilha seleção-contratação, dentre outros.
4. Motivação e produtividade
Você sabia que existem dezenas de objetivos para aplicar o treinamento de funcionários no seu negócio? É possível direcionar o processo para o aumento da produtividade, promoção de cultura de conhecimento, retenção de talentos, redução da rotatividade, entre outros.
Independentemente do objetivo final do treinamento de funcionários, há uma necessidade comum: garantir a motivação do colaborador.
Oferecer novos conhecimentos, que podem resultar na descoberta e aprimoramento de novas habilidades é crucial para que o funcionário mantenha-se motivado e produtivo, contribuindo positivamente com o crescimento do negócio.
5. Redução da rotatividade de funcionários
Se a alta rotatividade de funcionários é um ponto crítico em sua gestão, saiba que o treinamento de funcionários é uma boa saída. Quando o colaborador é treinado e capacitado, especialmente em processos que sejam específicos do negócio, ele se sente “parte do time”.
Uma vez considerado uma peça importante para o negócio – desde que essa relevância seja valorizada pelo gestor – reduzem-se as chances de o funcionário sentir-se insatisfeito e, consequentemente, pedir demissão.
Melhores estratégias para treinamento e desenvolvimento de colaboradores
Confira abaixo algumas das melhores estratégias para treinamento e desenvolvimento de funcionários. Acompanhe!
Escolher mentores ou multiplicadores
Os programas de mentoria são bem valiosos para o treinamento de funcionários. Em algumas empresas, os mentores são chamados de multiplicadores, justamente por multiplicarem seus conhecimentos.
Para definir os mentores, avalie aqueles funcionários mais experientes e que se destacaram ao longo de suas trajetória. Toda esta bagagem será repassada aos demais funcionários, desenvolvendo-os e aprimorando seus conhecimentos.
Investir em Job Rotation
Uma maneira interessante de explorar os talentos do colaborador e inseri-lo, de forma profunda, nas estratégias da empresa, é investir em Job Rotation.
A técnica, muito usada em programas de trainee, prevê a mudança periódica das funções e do setor do colaborador. A experiência é interessante por três motivos: permite novos aprendizados e capacitação, desenvolve o profissional para atuar em vários departamentos – quando a empresa necessitar – e promove uma análise e visão estratégica do negócio como um todo.
Apostar em cursos online e palestras
O ensino a distância é bastante democrático, tornando-se uma boa ferramenta para o treinamento de funcionários. O mesmo vale para as palestras a distância.
Principalmente se você gerencia um negócio de pequeno porte, palestras e cursos gratuitos agregam valor, sem a necessidade de grandes investimentos. Há inúmeros cursos online, workshops e demais conteúdos, todos gratuitos, que contribuem com o treinamento de funcionários.
Outra opção de como fazer treinamento de funcionários com palestras é utilizar os funcionários mais antigos e experientes da empresa, para que deem seus depoimentos sobre suas carreiras e compartilhem experiências, positivas e negativas.
Oferecer feedbacks construtivos
Não há como falar em treinamento de funcionários sem explicitar a necessidade de feedbacks construtivos. Este assunto, aliás, é um dos mais críticos dentro das empresas.
Nem sempre os gestores e colaboradores possuem uma relação aberta e transparente, que permite a troca de experiências e feedbacks. E tal abertura é necessária, uma vez que os processos só prosseguem de maneira positiva se todas as partes estiverem em acordo e cientes de cada etapa.
Oferecer feedbacks construtivos possibilita o aprimoramento das ações e decisões do colaborador, além de possibilitar novas reflexões.
Durante o artigo você percebeu que o treinamento de funcionários é parte crucial para bom desempenho de um negócio. Afinal, um time capacitado eleva o nível das ações, promovendo resultados ainda mais positivos e integralmente assertivos.
E na sua empresa, há treinamento de funcionários? Caso não haja, o que lhe impede de implementar esta rotina no negócio? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
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