Quem acompanha notícias de grandes empresas e do mercado econômico com certeza já se deparou com a Tesla. Você sabia que é possível se expor a suas ações da bolsa de valores do Brasil por meio do BDR TSLA34?
Essa alternativa pode fazer sentido para os investidores com objetivos e perfil alinhados às características do investimento. Para saber se é o seu caso, é preciso conhecer os BDRs.
Por isso, neste conteúdo você aprenderá o que é um BDR, como funciona o TSLA34 e quando vale a pena investir. Não perca!
O que é um BDR?
Antes de conhecer melhor o TSLA34 é preciso que você aprenda o que é um BDR. Essa é a sigla para brazilian depositary receipt, que também pode ser chamado de certificado de depósito de valores mobiliários.
Eles são ativos negociados na bolsa de valores brasileira, mas representam alternativas de investimento do exterior. Assim, funcionam como recibos ou certificados lastreados nos ativos estrangeiros.
Logo, quem adquire um BDR não está comprando o ativo que ele representa, mas sim um certificado. Para isso, uma instituição adquire o ativo estrangeiro e serve como depositária deles, que serão mantidos em uma instituição custodiante.
Depois, a depositária abre um procedimento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para distribuir os BDRs de forma regular. Aprovado todo o procedimento, os BDRs poderão ser negociados por meio da bolsa de valores.
Como os BDRs são lastreados nos ativos estrangeiros, que podem ser ações, exchange traded funds (ETFs), títulos de dívida, entre outros, eles têm a mesma variação de preço. Ademais, sofrem influência do câmbio — já que, originalmente, eles são negociados em outra moeda.
O que é o TSLA34?
Agora que você já sabe o que é um BDR, poderá conhecer melhor o TSLA34. Esse é o código de negociação, ou ticker, do BDR lastreado em ações da Tesla. Esses papéis são negociados na National Association of Securities Dealers Automated Quotations (NASDAQ).
Ela é a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos e do mundo. Além disso, é conhecida por negociar ativos ligados à tecnologia e inovação.
Dessa maneira, quem investe no BDR TSLA34 está se expondo às ações da Tesla, negociadas nos Estados Unidos. O certificado é negociado na bolsa de valores brasileira, a B3, então não é necessário ter contas no exterior.
Ainda, vale lembrar que os BDRs são ativos nacionais, então são comercializados em reais e não há necessidade de realizar câmbio ou outros procedimentos. O investidor faz seus aportes como se fossem ações brasileiras, buscando pelo ticker TSLA34 no home broker.
Qual é a história e a relevância da Tesla?
A Tesla é uma companhia de relevância mundial. Ela tem sua sede em Palo Alto, na Califórnia, e é responsável por produzir veículos elétricos. Além disso, conta com soluções de energia limpa, armazenamento de energia em bateria, painéis e telhados solares, além de outros produtos e serviços.
Em 2020 a Tesla foi a companhia que mais vendeu veículos elétricos — representando quase 25% das vendas do mercado mundial. Ela também tem uma subsidiária chamada de Tesla Energy responsável pela maior instalação de sistemas fotovoltaicos dos Estados Unidos.
A empresa foi fundada em 2003 com o nome de Tesla Motors. Logo em 2004, o investidor Elon Musk, nome conhecido mundialmente, fez um investimento de 6,5 milhões de dólares, tornando-se o maior acionista da companhia.
Em junho de 2010 a companhia se tornou de capital aberto, fazendo a sua oferta pública inicial (IPO) na NASDAQ. Na época foram disponibilizadas 13,3 milhões de ações, arrecadando cerca de 226 milhões de dólares.
Já em 2019 a Tesla começou a sua expansão global, abrindo uma fábrica em Shanghai, na China. Por fim, em 2020 a Tesla começou a abrir fábricas na Alemanha e outra no Texas, nos Estados Unidos.
A Tesla também começou a fazer parte do índice S&P 500, o principal indicador do mercado de capitais dos Estados Unidos. Isso ocorreu em junho de 2020, após ela apresentar lucros por quatro trimestres seguidos pela primeira vez.
O S&P 500 é uma carteira teórica que demonstra os resultados das cerca de 500 principais empresas listadas nas bolsas norte-americanas. Como esse é o maior mercado de ativos do mundo, o índice também é considerado relevante mundialmente.
Histórico e destaques do BDR TSLA34 no mercado
Os papéis da Tesla ficaram muito conhecidos dos investidores, principalmente por sua valorização no ano de 2021. A ação norte-americana apresentou um movimento de alta de quase 500% entre janeiro e novembro daquele ano.
Ela passou de 86,05 dólares para 501,57 dólares durante esse período. O BDR, por seu lastro, seguiu a mesma tendência. No começo de 2020 eram negociados a 54,23 reais e atingiram um pico de 393,12 reais no mesmo ano, em agosto.
Nessa época ocorreu um desdobramento, ou inplit, de 5 para 1. Ou seja, cada BDR foi desdobrado em 5, mantendo seu preço proporcional. Assim, chegaram a 83,60 em novembro de 2020. Considerando que eles foram desdobrados, a cotação equivalia a cerca de 418 reais antes do inplit.
No entanto, esses são apenas resultados históricos, então não garantem o mesmo retorno no futuro. Por isso, é essencial avaliar os fundamentos da empresa, acompanhar análises de analistas profissionais e tomar decisões embasadas em fundamentos.
Quando vale a pena investir em BDRs?
Depois de conhecer os BDRs e o TSLA34 você pode se perguntar se vale a pena investir nos BDRs. Para responder essa pergunta, é preciso considerar suas características pessoais, além de avaliar a empresa emissora dos papéis que dão lastro ao BDR.
Nesse cenário, pautar os investimentos nos objetivos financeiros e no perfil de investidor — que sinaliza sua resistência aos riscos — tende a ser uma decisão acertada. Quem busca uma exposição a empresas estrangeiras e consegue lidar bem com a volatilidade da renda variável, por exemplo, pode considerar o investimento em BDRs.
Lembre-se de que a carteira de investimentos deve servir para conquistar seus objetivos. Então sempre embase suas decisões nessa característica para conseguir maior satisfação com o portfólio. Se decidir investir, basta ter acesso ao home broker e fazer essa negociação.
Como você viu, os BDRs são uma maneira de fazer aportes em ativos do exterior pela bolsa brasileira. E uma dessas alternativas é o TSLA34. Se for interessante para sua estratégia, não deixe de avaliar os fundamentos da empresa antes de aportar.
Quer contar com o maior banco de investimentos da América Latina para fazer suas negociações na bolsa? Então abra uma conta no BTG Pactual!