Planejar uma viagem para o exterior, muitas vezes, requer dos viajantes uma boa dose de paciência e organização. Afinal de contas, são muitos os detalhes que precisam ser conferidos antes da partida, que vão desde a montagem da mala até a produção do mais perfeito roteiro daquela tão sonhada viagem de férias.

Um importante detalhe, no entanto, pode passar despercebido no meio de tantos preparativos: as vacinas. Muitos viajantes podem não saber, mas existem destinos ao redor do mundo que obrigam os visitantes a apresentar a carteira de vacinação devidamente atualizada, com as vacinas obrigatórias em dia.

A falta de certificação de imunização em determinados locais pode, inclusive, impedir o turista de entrar no país. Para evitar este tipo de transtorno, saiba agora quais vacinas você deve tomar antes de ir para o exterior e esteja preparado para sua próxima viagem!

Índia e Paquistão

Quem viajar para a Índia ou Paquistão precisa estar com a vacina contra a Poliomelite em dia. Uma avaliação sobre possível dose de reforço é necessária a cada viagem a estes destinos. Além da vacina contra a Polio, viajantes com destino à India devem receber vacina contra a Raiva antes de embarcar.

A vacina contra raiva deve ser recebida em 3 doses, com intervalo de 7 dias entre cada uma das doses. É recomendado realizar uma avaliação em relação à necessidade de uma nova dose a cada viagem com destino à Índia.

Sul do Saara e Arábia Saudita

Os turistas que pretendem viajar ao Sul do Saara, no continente africano, ou à Arábia Saudita devem se proteger da Meningite Meningocócica. No Sul do Saara existe uma região conhecida como o “Cinturão da Meningite”, onde o viajante fica bastante suscetível à doença – e, por isso, toda proteção é necessária.

Já em Meca, na Arábia Saudita, a vacina contra Meningite Meningocócica é obrigatória, e deve ser tomada a cada 3 anos, em dose única.

Brasil

Existem regiões no Brasil que também requerem dos viajantes vacinas específicas, como a vacina contra a febre amarela. Turistas que estejam visitando os estados do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, e Tocantins, por exemplo, devem tomar a vacina contra a doença ao menos 10 dias antes do embarque.

A vacina contra a febre tifóide também é recomendada para quem vai embarcar para regiões onde o saneamento básico é precário, como o Norte e o Nordeste brasileiro.

África e Ásia

Tanto a vacina contra a febre amarela quanto a vacina contra a febre tifóide também devem ser tomadas por quem pretende visitar países da África e da Ásia. Alguns países da América Latina – como o Peru – também sugerem estas vacinas aos viajantes.

Vale lembrar que a dose contra a febre amarela tem validade por dez anos. Se você tomou uma vacina neste período de tempo, portanto, não precisa tomar novamente até que 10 anos sejam completados.

Informe-se antes do embarque

Para evitar problemas relacionados à obrigatoriedade do certificado de determinadas vacinas na hora de viajar e para manter-se protegido contra doenças presentes e algumas regiões do Brasil e do mundo, o viajante deve ficar sempre atento.

Por isso, é recomendado verificar com antecedência a obrigatoriedade de determinadas vacinas antes da viagem e avaliar a necessidade de tomar doses múltiplas dentro de um intervalo específico de tempo – para não correr o risco de perder o prazo máximo para ser vacinado.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é possível ter acesso a todas as orientações relacionadas à saúde pública de cada nação ao redor do planeta e descobrir quais vacinas tomar antes da sua viagem. As informações são atualizadas frequentemente e podem ser bastante úteis para qualquer viajante.

Em caso de dúvidas é possível ligar para o Disque Saúde, através do número 136, para receber orientações. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira.

Comprando moeda estrangeira

Para evitar dores de cabeça durante sua viagem, além das vacinas, é importante que o viajante se atente também à moeda local do seu destino de viagem antes de embarcar. Recomenda-se sempre a compra de moeda estrangeira com antecedência em corretoras confiáveis e seguras.

Aqui no Blog de Valor nossa indicação é a corretora online BeeCâmbio, que permite a compra de moeda estrangeira, cartão viagem e outros serviços diversos para sua viagem através da de uma plataforma online ou por telefone. Clique aqui para conhecer a BeeCâmbio e faça uma viagem tranquila!

E você, já precisou tomar vacinas antes de uma viagem? Compartilhe sua experiência conosco e aproveite para nos seguir nas redes sociais: FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *