*Este artigo foi produzido pelo Mobills com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Às vezes, manter as crianças entretidas é difícil. Elas podem ter todos os brinquedos disponíveis, mas querem algo novo, algo que não têm. Além disso, muitas crianças têm acesso a internet.

O que fazer nessas horas? Gastar mais dinheiro com brinquedos caros não é uma alternativa, até porque não devemos fazer a criança acreditar que ela pode ter tudo o que quiser.

Existem várias opções de brincadeiras baratas e divertidas que você pode fazer para os seus filhos, como pular corda ou até mesmo a famosa amarelinha. Há, no entanto, uma infinidade de outras brincadeiras baratas e muito interessante para crianças de diversas idades. Assim, você economiza e as crianças se divertem!

O mais legal é que até criando as brincadeiras os seus filhos vão se divertir, pois além de estimular a criatividade, todo o processo é muito educativo. E claro, mantém os seus filhos entretidos durante todo o processo.

Conheça a seguir 13 destas brincadeiras baratas que podem ser excelentes opções para estimular seus filhos a brincar nas férias e, ao mesmo tempo, economizar!

1. Pingue pongue de balão

Você já sabe como joga pingue pongue, né? Então, é a mesma coisa, sendo que com balões.

Você vai precisar de pratos descartáveis, balões, palitos de picolé e fita adesiva. É super simples de fazer e seus filhos podem brincar à vontade, inclusive dentro de casa, sem ter o perigo de quebrar nada.

2. Arco-íris de espuma

Criança adora uma bagunça, né? O arco-íris de espuma não vai fazer tanta bagunça, mas precisará de certos cuidados para não sujar a casa toda.

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de detergente, ¼ de xícara de água e corante alimentício ou tinta guache diluída com água. Depois que a mistura for feita, despeje em um recipiente grande, como uma bacia.

Você também pode esconder pequenos objetos dentro da espuma e desafiar seus filhos a acharem.

3. Encontre a tampa

Com certeza você possui vários potes de plástico de diferentes tamanhos em casa. Então, coloque vários potes abertos no chão com as tapas embaralhadas ao lado para que os seus filhos procurem e encontrem a tapa certa de cada um.

Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças.

Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor. Essa brincadeira ainda ajuda na identificação de  que é grande e o que é pequeno, além das formas geométricas.

4. Boliche de garrafas pet

Boliche é um jogo clássico. Levar o seu filho para uma pista de boliche, talvez, não seja uma boa ideia se ele for muito novo e pequeno. Porém, você pode fazer um boliche para ele!

Você vai precisar de 5 garrafas pet, canetinhas, tinta e uma bola pequena de plástico ou outro material que não seja pesado.

5. Acerte os canos

Essa brincadeira é muito divertida e super fácil de fazer! Você vai precisar de 10 canos de PVC (com uma abertura larga), tinta, canetinhas e uma bola de plástico ou outro material que não seja pesado.

As crianças precisam acertar a bola dentro dos canos e você pode estipular diferentes pontuações para cada cano.

6. Cai ou não cai com garrafa pet

O jogo cai ou não cai é conhecido, pelo menos, na minha época todo mundo jogava. Aposto que você lembra como se joga.

Você vai precisar de uma garrafa pet, vários palitos de churrasco e várias bolinhas de gude. Seus filhos vão amar e você também vai poder brincar.

7. Caixa surpresa

Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento das crianças e é bem comum ser usada nas escolas pelos professores.

Você escolhe algum objeto (ou vários) e bota dentro de uma caixa que seja impossível os seus filhos descobrirem o que é só pelo olhar.

Comece a dar dicas sobre o que é o objeto. Por exemplo, se for uma bola, então diga “é redondo”, até seus filhos adivinharem o que é.

8. Telefone sem fio

Essa é antiga, mas é ótima! Você reùne seus filhos em uma rodinha e diz uma palavra no ouvido de um deles que precisa passar para o próximo até chegar em você novamente. Será que era a mesma palavra?

Telefone sem fio fica bem mais divertido com muitas pessoas, então você pode chamar a família toda para brincar.

9. Mímica

Outra brincadeira super clássica. Eu, particularmente, adora essa e faço até quando estou com os meus amigos.

Você bota várias palavras em um potinho e sorteia na hora da pessoa. Então, apenas com gestos o escolhido precisa gesticular para os outros adivinharem o que é. Seus filhos vão adorar e estimula a percepção deles. Se eles forem mais velhos, então pode escolher um tema, como filmes e séries.

10. Quem sou eu?

Igual a mímica, o nível de dificuldade dessa brincadeira vai depender da idade dos seus filhos. Você escreve um nome em um papel e cola na testa da pessoa, que não saberá o está escrito. Ela terá que fazer perguntas até descobrir o nome escrito.

É super divertido e também brinco com meus amigos, mas aumentamos a dificuldade para celebridades e influenciadores.

11. Stop

Também conhecido como adedonha, esse jogo é muito bom! A logística dele pode aparecer de início um pouco complicado para as crianças, mas é super fácil de entender e jogar.

Pegue uma folha de papel e escreva vários temas. Os mais comuns são: nome, lugar, animal, objeto, parte do corpo, celebridade, etc. Claro, você pode adaptar para a necessidade de cada criança.

Então, você sorteia uma letra e precisam escrever nas categorias palavras que comecem com aquela letra. Fácil e divertido, né?

12. Alerta cor

Procure um lugar grande para brincar com o seus filhos de alerta cor. Essa brincadeira é super divertida!

Uma pessoa é escolhida para ser o “mestre” que precisa dizer “alerta cor!” e todos os demais respondem “qual cor?”. Quando o “mestre” escolher a cor, então todos os outros precisam tocar em algo que possui aquela cor. Caso não consiga, a pessoa perde.

13. Caça ao tesouro

Deixei o melhor por último! Qual criança não vai gostar de caçar um tesouro? Você vai precisar de cartolina, canetinhas, tinta, etc. Use a sua criatividade e monte um mapa. Depois esconda algo que seus filhos vão amar achar, como doces.

Após tudo feito, chame as crianças e se divirta junto! Claro que dependendo da idade dos seus filhos, o mapa precisa ser menos ou mais elaborado.

Conclusão

Todas essas brincadeiras vão sair por um custo baixíssimo. O intuito do texto é de mostrar como seus filhos podem se divertir sem ser com brinquedos caros e a internet.

Economizar não é errado, então não se sinta mal por não querer comprar brinquedos caros para os seus filhos. A diversão proporcionada é a mesma! Não se prenda a valores e se divirta junto com as crianças.

Gostou do texto? O seu comentário é muito importante!

 

*O Mobills é um aplicativo de controle financeiro, que permite ao usuário cadastrar e gerenciar suas contas de forma eficiente, em qualquer lugar e a qualquer hora

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *