Você, empreendedor, se planejou antes de abrir o seu próprio negócio? Pois saiba que a grande maioria dos novos empreendedores não se atenta ao planejamento e, assim, abre a empresa por impulso, sem considerar informações de extrema importância. Resultado? Conseguem quebrar uma empresa ainda no primeiro ano de funcionamento.

É interessante dizer que os motivos que quebram empresas não são únicos. Normalmente se trata de um combo de ações que, juntas, provocam a queda no faturamento, as dívidas e, consequentemente, a falência.

Não há saída: se você deseja obter sucesso em sua empresa, o primeiro passo é elaborar um bom planejamento. Além disso, você precisa conhecer os motivos que quebram empresas e trabalhar para mantê-los o mais longe possível.

Para começar a refletir sobre o tema, confira nosso artigo de hoje e descubra  quais são as principais causas de fechamento de uma empresa. Adicionalmente, conheça algumas empresas que faliram e os motivos.

Boa leitura!

Planejamento estratégico: o coração da empresa

Traçar um caminho seguro e livre de armadilhas é necessário para o sucesso da sua empresa. Ao falar de sobre armadilhas, destaca-se as atitudes que você imagina que sejam as melhores para resolver um imprevisto financeiro, por exemplo..

Explicando: se você possui um planejamento estratégico pré-definido, saberá exatamente o que fazer em cada caso. Afinal, as estratégias foram planejadas com cautela.

Porém, se você não sabe qual passo tomar quando a sua empresa mais precisa, fatalmente as decisões serão tomadas impulsivamente. O resultado: processos desorganizados, caos e grandes possibilidades de quebrar uma empresa.

Por isso, mãos à obra. Elabore um bom planejamento e norteia cada passo do seu negócio a partir de decisões concretas e bem pensadas.

Quais são as principais causas de fechamento de uma empresa?

Não basta criar o melhor planejamento estratégico. Aliado a isso, é de extrema importância que você conheça as atitudes capazes de quebrar um empresa e, consequentemente, resultar na falência do negócio.

Curioso para saber quais são as principais causas de fechamento de uma empresa? Confira agora.

1.   Não ter um controle financeiro eficiente

Por incrível que pareça, existem empresas – independentemente do porte, que não controlam suas finanças como deveriam. Contas a pagar e receber sem conferência, falta de conciliação bancária, pagamentos em atraso, juros, multa e muito mais.

Um controle financeiro eficiente garante a equidade das finanças e o equilíbrio da empresa. Sendo assim, você sabe exatamente qual o montante em caixa, quanto custam suas despesas, o valor provisionado para entrada, custos trabalhistas e outras informações.

Se for possível, busque um profissional com expertise comprovada na área financeira. Ele será responsável por manter as contas em dia e manter a saúde da empresa.

Se a sua empresa for micro ou individual, sem possibilidades de novas contratações, a dica é organizar os dados financeiros em planilhas e softwares – existem muitas opções gratuitas.

2.   Falta de profissionais qualificados e capacitados

Profissionais qualificados e capacitados custam. E para se livrar destes custos mais altos, muitas empresas optam por economizar e contratar funcionários menos qualificados. Essa equação, definitivamente, não dá certo. Pior, ainda pode quebrar uma empresa em curto prazo.

Ao montar o seu quadro de funcionários, as empresas devem priorizar profissionais com boa formação, especialização e, principalmente, experiência na função. Vai custar caro? Sim. Porém, a sobrevivência do seu negócio que está em jogo.

3.   Atendimento ao cliente ineficiente

O sucesso da sua empresa está ligado às vendas, certo? Se a empresa vende, ela fatura. Se ela fatura, os custos são cobertos e há lucro – e desenvolvimento. Prestar um péssimo atendimento ao cliente é um dos motivos por que as empresas quebram.

Para otimizar os resultados nessa área, é de extrema importância que você capacite sua equipe. Treinamentos voltados para o atendimento ao cliente, sobretudo priorizando os valores e missão da empresa, são importantes.

Clientes gostam de ser bem atendidos, tanto no pré quanto no pós-venda. Além disso, eles devem ser muito bem apresentados a sua marca – o que é possível ao capacitar a equipe de vendas.

4.   Ter a mente fechada

Existem muito empreendedores que possuem a chamada mente fechada e acham que se garantem em todas as demandas da empresa. Mas, mesmo que você domine muitos dos processos do seu negócio, fatalmente você falha em algum.

Não é possível que um empreendedor possua a expertise necessária para realizar todas as demandas de uma empresa.

Esse pensamento fechado é um dos grandes responsáveis sobre o que faz uma empresa quebrar. Todo empreendedor, independente do nicho do negócio, deve ter a humildade de contar com apoio profissional ou, caso necessário, alterar seus processos.

5.   Não acompanhar os avanços tecnológicos

Falando em suporte tecnológico, não acompanhar os avanços da tecnologia é outro dentre os motivos que quebram empresas. Empresas que se tornam obsoletas possuem processos mais demorados e nem tão seguros – o que complica a gestão de informações e demandas.

O ideal é ficar atento aos sistemas que são lançados e se adequam ao seu nicho. Além disso, automatizar processos de gestão e de marketing, por exemplo, otimiza o tempo e traz resultados ainda mais positivos.

6.   Falta de humildade

Por fim, a falta de humildade pode quebrar uma empresa. Quando se fala em humildade, refere-se a capacidade que o empreendedor tem de assumir uma situação que seja negativa para ele e, a partir daí, buscar auxílio.

Por exemplo, se sua empresa oferece muitos descontos aos clientes atuais mas, por causa disso, estão passando por complicações financeiras, é preciso enxergar essa situação e repassar a verdade para o cliente. Você deve ser humilde para entrar em contato explicando a situação e cancelar a política de concessão de descontos.

Se você não possui humildade para reconhecer dificuldades, tem em mãos um dos motivos que quebram empresas.

Agora que você já sabe por que uma empresa quebra, que tal rever todos os processos do seu negócio, além de suas atividades como empreendedor, e traçar um caminho de sucesso para a empresa?

O trajeto é complexo. Porém, ao ser respaldado por ações e escolhas sensatas e responsáveis, as chances de sucesso são sempre positivas!

Gostou do artigo de hoje? Tem algum relato sobre empresas que faliram e motivos? Deixe seu comentário e contribua com a discussão!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *