Começou a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo e está com dúvidas sobre como criar uma persona? O termo, apesar de bem popular para profissionais da área, reflete algumas dúvidas, principalmente para quem está iniciando suas análises de marketing.

Geralmente, quando se fala sobre segmentação de público, o que vem a mente é o chamado público-alvo. Apesar de ele realmente representar o público ao qual será direcionado o seu produto ou serviço, trata-se de uma abrangência mais generalista, ao contrário da persona.

Acompanhe nosso artigo de hoje, aprenda o que é uma persona e entenda como criar uma persona eficaz para impactar positivamente o seu marketing de conteúdo. Vamos lá?

O que é uma persona?

Entende-se por persona um personagem semi-fictício, que representa o seu cliente ideal. Fala-se que é semi-fictício pois ao mesmo tempo em que o personagem não é real, ele é constituído de informações reais, colhidas através de pesquisas pontuais e bem direcionadas.

Quando a sua empresa já possui um público-alvo definido e clientes reais, a persona pode ser criada a partir destes dados. Como forma de complementar, outras pesquisas, que reúnem informações demográficas, sociais e comportamentais, precisam ser realizadas.

Dica: se você aproveitará a sua base de clientes para criação da persona, atente-se ao fato de que não somente clientes satisfeitos devem ser considerados. Muitas vezes, clientes que vivenciaram alguma experiência negativa junto ao seu produto ou serviço pode trazer informações relevantes – e que podem evitar futuras ações errôneas.

Saber como criar uma persona para empresa traz inúmeras vantagens para uma estratégia de marketing de conteúdo. Na verdade, é uma etapa crucial, que deve anteceder todas as outras.

Com uma persona bem definida e segmentada, é possível:

  • Criar conteúdo relevante e que atinja os objetivos;
  • Compreender o problema do futuro cliente e ajudar a solucioná-lo;
  • Desvendar a fonte de informações do prospect (e como ele as obtém);
  • Direcionar a mensagem para a pessoa certa, no momento certo.
  • Definir o estilo de conteúdo e o tom da conversa utilizado;
  • Nutrir seus leads com informações de valor, auxiliando-o a avançar na jornada de compra e concluir a venda.

Como criar uma persona: passo a passo

Assim como outros processos dentro do marketing de conteúdo, a criação de personas não segue quase uma mesma receita de bolo. As principais ações a serem realizadas envolvem  pesquisas, amostras de dados e conversas com potenciais clientes reais, além da base de clientes já existentes.

Listamos a seguir alguns passos que podem organizar essa pesquisa e facilitar o processo. Entenda agora como criar uma persona no passo a passo:

1.   Opte por uma estratégia para levantar dados relevantes

O primeiro passo é definir como serão realizadas as pesquisas para criar a persona. Apesar de você ter o poder e a liberdade de criar o seu próprio método de pesquisa, existem dois modelos muito utilizados e que, acima de tudo, são bem práticos:

Modelo de pesquisa semiestruturado

Este modelo utiliza como base as perguntas para criar uma persona, porém, não são limitadas. Isso significa que durante a entrevista, e dependendo das respostas fornecidas pelo entrevistado, é possível criar novas questões e recolher dados não elencados anteriormente.

É um modelo mais flexível e informal, uma vez que torna a entrevista mais próxima e natural junto ao entrevistado.

Modelo de pesquisa via questionário

A pesquisa por questionário traz algumas as perguntas para criar uma persona já definidas. Ao longo da entrevista, apenas tais questões serão realizadas ao indivíduo, sem a abertura de brechas para novos questionamentos. Por ser bem direta, o processo acaba se tornando mais ágil e pontual.

2.   Defina as perguntas para criar uma persona

Definido o modelo de levantamento de dados, o próximo passo é definir quais serão as perguntas utilizadas. Aqui, as possibilidades são infinitas.

Além das perguntas mais generalistas, como as relacionadas às condições pessoais do entrevistado, é possível coletar informações diretamente relacionadas a área de atuação do negócio.

Como criar uma persona através de perguntas? Fizemos uma lista com algumas das principais questões que devem constar na sua pesquisa para criação de persona:

  • Qual seu nome?
  • Qual sua idade?
  • Qual seu sexo/gênero?
  • Onde você nasceu e cresceu?
  • Você é feliz no trabalho?
  • O que lhe deixa infeliz no trabalho?
  • Você mora em casa alugada ou própria? Está feliz com ela?
  • Quem custeia as despesas domésticas? Você ou familiares?
  • Possui relação bancária?
  • Qual sua religião?
  • Qual seu posicionamento político?
  • Por qual canal costuma consumir informação

3.   Realize as pesquisas

A aplicação das pesquisas é parte crucial no processo de como criar uma persona. Através dela que serão coletados os dados, portanto, esta etapa exige muita cautela.

Os questionamentos não precisam necessariamente ser realizados pessoalmente. É possível criar a pesquisa e compartilhá-la por canais digitais, inclusive. Alguns exemplos de aplicação para pesquisas de persona são via Google Forms, Skype, Whatsapp, páginas de vendas em sistemas de automação.

O ideal é buscar utilizar os canais que mais se aproximem do seu público – o que pode ser observado já na base de clientes atual.

Outro ponto importante sobre como criar uma persona é o volume de pessoas entrevistadas. O ideal, para fins de aprofundamento e fidelidade dos resultados, é realizar mais de 20 entrevistas. Abaixo disso é aceitável, no entanto, há menos chances de que as respostas realmente traduzam o estilo de vida da sua persona.

4.   Registre os dados levantados

Com todos os dados em mãos, é o momento de filtrar o que de fato por relevante para o seu negócio e categorizar as informações. Uma das maneiras mais práticas é inserir os dados em planilhas e criar gráficos. A visualização setorizada facilita a tarefa de como criar uma persona.

Normalmente, a partir da avaliação das informações é possível criar duas ou mais personas. Tal possibilidade permite que você trabalhe com perfis diferentes, dentro do mesmo negócio.

Exemplo:

Uma empresa fabricante de piscinas pode ter duas personas: o cliente que compra a piscina para instalar em sua propriedade (cliente este que pode ser pessoa física ou jurídica) e o cliente que revende as piscinas (que, neste caso, é o lojista).

Após a conclusão destes 4 passos, a tarefa de como criar uma persona foi concluída. A partir daí, é o momento de formalizar e documentar o personagem semi-fictício. Essa apresentação pode ser criada em documentos do Word, slides ou, ainda, utilizando alguns softwares específicos.

Depois de criada a persona, você está pronto para alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo. Utilize as informações que possuir para criar conteúdos atrativos e prontos para solucionar o problema do cliente.

O resultado? Proximidade com clientes que podem realmente aproveitar a solução que seu produto ou serviço oferece.

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Autor

Equipe André Bona

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