Quase todo profissional já ouviu falar em networking, processo que ensina como fazer contatos e conexões para construir relacionamentos profissionais, que podem ser vantajosos de diversas formas. Afinal, o networking é uma das principais técnicas utilizadas nos mais variados ambientes de trabalho.

Essas conexões podem oferecer oportunidades de crescimento e evolução para os negócios, além de possibilitar boas trocas de ideias e dicas que agregam de alguma forma, como conselhos e até mesmo na tomada de decisões.

Mas há sempre um jeito ideal para criar essa rede de contatos e fazer um bom networking. Continue acompanhando o artigo para entender por que essas relações são importantes para empresas e profissionais e descobrir como turbinar seu networking no dia a dia!

O que é networking e quais os seus benefícios?

Essencialmente, o networking é uma rede de contatos que pode ajudar uma pessoa profissionalmente, seja para desenvolver suas perspectivas de carreira ou para contribuir com o crescimento de um negócio.

Qualquer pessoa pode fazer o seu próprio networking. Afinal, antes de tudo, essa é uma forma de comportamento social.

O networking se inicia com o seguinte processo: estabelecimento de um relacionamento mutuamente benéfico com outros profissionais, empresas e potenciais clientes. O objetivo principal é falar sobre seus negócios para a sua rede de contatos.

Como é possível imaginar, são muitas as vantagens ao realizar um bom networking. Entre os principais benefícios, destacamos:

Criação de novos contatos e referências

O benefício mais óbvio do networking é encontrar clientes em potencial e/ou gerar referências que possam ser adicionadas à sua base de clientes. Portanto, o networking também pode ajudar o seu negócio a identificar oportunidades de parcerias e novas áreas de expansão.

Para os profissionais, é uma forma de estar sempre conectado a oportunidades e possíveis oportunidades de expansão profissional.

Aumento da visibilidade da empresa

O networking proporciona uma maior visibilidade para o seu negócio. Quanto mais pessoas conhecem a sua empresa ou seus serviços, caso seja um profissional autônomo, mais a “fama” se espalha.

Se encontrar e manter contato com clientes e parceiros de negócios regularmente ajuda a manter os seus relacionamentos comerciais e a deixar sua empresa sempre presente na mente das pessoas certas.

Atualização sobre o mercado

É importante acompanhar as atualizações do mercado, bem como as tendências gerais do setor no qual o seu negócio está inserido. Conhecer bem o mercado é, inclusive, uma importante chave para o desenvolvimento de um plano de marketing bem-sucedido.

O networking ajuda também nesse quesito, já que permite ao empreendedor trocar experiências com outros profissionais e estar sempre de olho em eventos, notícias e demais novidades para se manter regularmente atualizado.

Para o profissional, a premissa é exatamente a mesma. E esta atualização é essencial para qualquer um que deseja, inclusive, crescer no âmbito profissional ao longo do tempo.

Ajuda na resolução de problemas

Além do potencial de aumentar seus negócios, muitas vezes o networking pode encontrar soluções para seus problemas ou necessidades comerciais por meio das dicas compartilhadas por outros profissionais ou serviços especializados.

Essas indicações podem, inclusive, ajudar nas economias da sua empresa. Quando você precisa de um serviço de terceiros, o ideal é pagar por algo de qualidade e que realmente solucione a sua necessidade.

Para compartilhar conhecimento e experiência

Aumentar o networking é ideal para expandir seus conhecimentos, aproveitando os pontos de vista e a experiência de outras pessoas. Imagine quantas dicas boas um empreendedor já experiente e com anos de conhecimento de um determinado setor pode passar para alguém que está iniciando um negócio semelhante?

Aproveitar as experiências dos outros antes de investir tempo e dinheiro em um negócio ou antes de se arriscar em uma nova empreitada profissional, por exemplo, pode ser inestimável.

Como fazer networking: 6 dicas essenciais

Algumas técnicas de networking podem ajudar a aumentar as relações profissionais, seja para um profissional ou para um negócio, além de contribuir para o desenvolvimento de laços que sejam realmente proveitosos para que os fazem. Afinal, mais do que se relacionar com muitas pessoas, a intenção do networking é criar as relações corretas para a empresa ou para o profissional.

Para construir esse tipo de rede de relacionamentos profissionais, vale seguir algumas estratégias. Confira algumas:

1. A primeira impressão é a que fica

As primeiras impressões contam, tanto cara a cara quanto por telefone, e-mail ou redes sociais. Esteja sempre atento a como você está iniciando um primeiro contato com outros profissionais e empresas.

Seja sempre cordial e educado.

2. Mantenha a discrição

Um modo de aumentar o networking é mantendo a discrição sobre suas intenções em relação ao que aquele profissional ou aquele negócio pode lhe oferecer.

Não pergunte diretamente por uma oportunidade, por exemplo, mas colete informações potencialmente úteis de forma comedida e interessante.

3. Dar e receber

Networking é sinônimo de troca. Por isso, lembre-se que é muito importante que você também compartilhe seus conhecimentos e ajude outros profissionais tanto quanto é ajudado.

Além disso, é importante demonstrar interesse e conhecimento nos negócios com os quais você interage, especialmente antes de uma reunião ou evento. Sempre pesquise sobre seus contatos antes de encontrá-los ou entrar em contato.

4. Pense além do seu mercado

Tente expandir sua rede para além do mercado no qual o seu negócio está inserido, e para além da sua zona de conforto. Sair da esfera usual de operação ajuda a trazer novas perspectivas à empresa, ampliar as conexões e criar novos laços que podem resultar em experiências únicas, edificantes e lucrativas.

5. Estratégia e proatividade

Muita gente ainda acredita que o networking acontece naturalmente. Mas, como mostramos, ter uma estratégia para formar esses relacionamentos profissionais é fundamental para bons resultados.

No entanto, de nada vale uma boa estratégia se ela não é colocada em prática. Por isso, seja proativo.

Não espere até precisar de um determinado profissional ou serviço para criar esses laços. Esteja sempre em contato as pessoas da sua rede de contatos profissionais.

6. Tire proveito da internet

O chamado “networking 2.0” é uma forma de construir relações profissionais utilizando a internet como ferramenta para isso, especialmente redes sociais como o Linkedin: uma plataforma específica para o universo profissional.

A internet tornou o networking uma opção viável para todos. Há muitos lugares, como sites e fóruns voltados para os negócios, que permitem aos empreendedores compartilhar e discutir seus pontos de vista e conhecimento.

Entretanto, lembre-se que, apesar de ser uma ótima ferramenta, a internet não substitui a sua presença pessoal. Portanto, nunca substitua completamente o pessoal pelo online!

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Autor

Equipe André Bona

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