No livro “A Arte da Guerra”, o autor e estrategista militar chinês, Sun Tzu, diz que: “Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Táticas sem estratégia são o barulho antes da derrota”.

Apesar de serem duas palavras fáceis de entender, estratégia e tática muitas vezes se confundem. Embora ambos os conceitos sejam tradicionalmente relacionados à guerra, empresas que buscam competitividade e profissionais que querem crescer podem se beneficiar dos pensamentos estratégico e tático.

Se você se encaixa no que falamos, invista alguns minutos na leitura deste artigo e veja a importância de adotar o pensamento estratégico e o tático nas suas ações.

O que é estratégia?

A estratégia é uma definição dos objetivos de longo prazo e de como eles serão alcançados. Imagine o seguinte: sua organização está no ponto A e precisa atingir determinadas metas, que são o ponto B. A estratégia é o caminho que a empresa vai percorrer para sair do ponto A e chegar ao B.

Partindo do exemplo, entendemos que a definição de uma estratégia para seu negócio vai depender do resultado desejado (dos objetivos a serem alcançados). Além disso, a fim de ter uma estratégia sólida, é fundamental que as prioridades de cada departamento e a estratégia propriamente dita estejam alinhadas.

Para você entender melhor, imagine uma empresa de embalagens plásticas que tem como objetivo expandir a participação de mercado. Uma boa estratégia poderia ser tornar os preços mais competitivos. Em posse dessa informação, os gestores já sabem que precisam pensar em táticas que cortem custos e que priorizem menores custos de produção.

O que é tática?

As táticas são iniciativas. Elas envolvem práticas recomendadas, planos específicos, recursos que serão utilizados etc. Uma boa tática deve ter um propósito claro para ajudar na estratégia da sua organização.

No exemplo da empresa cuja estratégia é expandir a participação de mercado, uma tática para reduzir os custos – e por consequência diminuir o preço dos produtos para o consumidor final, tornando-os competitivos–pode ser analisar os processos de fabricação visando reduzir ou eliminar desperdícios e ineficiências.

Diferenças entre estratégia e tática

Para ficar bem claro para você, note que:

  • Estratégia é um plano de ação para atingir um objetivo. Táticas são as atividades individuais pelas quais o plano é executado.
  • Estratégia é uma visão geral (chegar do ponto A ao B, passando pelos caminhos X, Y, Z). Táticas são mais minuciosas e concretas.
  • Primeiro define-se a estratégia. Em seguida, definem-se as táticas para atingir as metas.
  • Táticas devem servir à estratégia, e não o contrário. Em outras palavras: cada ação tomada deve fazer parte de um plano maior (e deve encaixar-se nesse plano).
  • A estratégia é o que queremos fazer. Táticas são como vamos fazê-lo.

O que é pensamento estratégico?

Ao tratarmos das diferenças entre tática e estratégia,conseguimos entender que a estratégia foca no futuro (por exemplo: você quer chegar no ponto B). Quando falamos de pensamento estratégico nos referimos a um processo que define a maneira pela qual pessoas pensam, avaliam, visualizam e criam o futuro para si, para os outros e suas organizações.

Colocando de uma maneira bem simples, pessoas que possuem pensamento estratégico pensam para frente (é o foco no futuro que comentamos). Trata-se de uma ferramenta extremamente eficaz e valiosa, uma vez que ela pode ser aplicada para chegar a decisões relacionadas ao seu trabalho evida pessoal, ou até para planejar um plano de carreira.

O que é pensamento tático?

O pensamento tático, ao contrário do estratégico, foca no aqui e agora (ou no que está próximo). Ele é orientado a tarefas, isto é, serve para lidar com o que está diante de nós (uma etapa por vez).

As táticas vão determinar o sucesso da estratégia. Portanto, o pensamento tático trata de “fazer as coisas de maneira certa”.Justamente por tratar de um curso prazo, pensar taticamente é algo fundamental para lidar com problemas que surgem inesperadamente.

Pensamento tático ou pensamento estratégico: qual utilizar?

Respondendo bem diretamente: os dois. Pensadores estratégicos têm uma tendência de sofrerem de “paralisia da análise” e não conseguirem tomar decisões.

Já os táticos querem resolver a situação ou o problema imediatamente. Por serem mais imediatistas, correm o risco de agir de maneira ineficaz (e até desnecessária, dependendo da situação).

Reforçando o que disse Sun Tzu: “Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Táticas sem estratégia é o barulho antes da derrota”.

Então, não se trata de escolher entre um e outro, mas sim de entender que tanto o pensamento estratégico quanto o tático são críticos para o sucesso de qualquer negócio, ou de qualquer ação que você queira tomar em sua vida.

Na dúvida, lembre-se que o pensamento estratégico é o caminho para irmos de onde estamos hoje para onde queremos chegar amanhã. O pensamento tático trata sobre como seguiremos esse caminho. Resumindo: estratégia e tática são duas maneiras complementares para alcançarmos metas e objetivos.

Concluindo

Ter pensamento estratégico significa conseguir elaborar um plano geral para atingir os objetivos. Ter um pensamento táticos ignifica desenhar os métodos a serem utilizados para a implementação da estratégia pretendida.

De acordo com o que procuramos mostrar, não se trata de escolher entre um e outro, mas sim de adotar ambos em nossas vidas. Uma boa frase para gravar bem o que foi explicado aqui é: “Pense estrategicamente, aja taticamente”.

Gostou deste post? Deixe um comentário dando sua opinião. Se o artigo foi útil para você fique à vontade para compartilhá-lo. Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos materiais.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *