Alavancar a carreira é o sonho de muitas pessoas. E por mais que se tenha esforço, dedicação e muito trabalho, às vezes a chave do sucesso pode residir em uma pequena palavra em inglês: o networking.

O Networking é uma ferramenta precisa para quem deseja fomentar uma boa rede de contatos e abrir as portas para o sucesso na vida profissional. Ser apresentado a pessoas e adicionar estranhos nas redes sociais, entretanto, não necessariamente lhe trarão resultados satisfatórios. Na hora de ampliar o networking, é preciso um pouco mais do que isso.

Se você tem interesse em abrir portas profissionais e conhecer a importância do networking, este artigo é para você. Continue a leitura e descubra o que é o networking e como ele pode ajudar você a alavancar sua vida profissional.

O networking

Em tradução livre, networking significa “rede de trabalho”. Trata-se da sua rede de contatos profissionais, que tem como objetivo fomentar conexões e partilha de informações entre os envolvidos.

É por meio desta ferramenta que pessoas podem se conectar, partilhar conhecimento, serviços e ajudarem umas às outras, mutuamente nas mais diversas situações.

E, com o advento da tecnologia, é cada vez mais fácil criar e ampliar o networking – seja por meio de redes sociais, aplicativos de mensagem, ou até mesmo através de plataformas específicas para quem deseja fazer networking e ampliar sua rede de contatos profissionais – como o LinkedIn.

Alavancando a carreira com o networking

Alavancar a carreira com o networking não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Isso porque, ao ter acesso a mais pessoas e criar uma rede de novos e bons contatos, qualquer um consegue conhecer profissionais, clientes em potencial e uma série de outras pessoas que aumentam as chances de abrir novas portas profissionais – seja para evoluir na profissão ou em um negócio próprio, por exemplo.

Além disso, o networking é ferramenta de ouro em muitas situações no dia a dia profissional. Se você perder o emprego e tem uma boa malha de contatos, por exemplo, alguém pode comentar sobre uma vaga da qual ouviu falar ou que foi aberta na empresa onde trabalha – o que pode ser mais certeiro do que enviar currículos.

Para empreendedores – especialmente microempreendedores individuais (MEIs), uma rede de contatos ampla pode resultar em maior consumo dos produtos ou serviços vendidos ou apenas mais facilidade de engajamento, que pode fazer uma grande diferença para quem possui micro ou pequenos negócios.

Se você pensa em deixar seu trabalho e mudar de profissão, conhecer pessoas da área em que pretende atuar pode ser fundamental para ter sucesso em uma nova empreitada. Essas pessoas podem não apenas oferecer oportunidades, como também lhe fornecer informações mais detalhadas sobre o cotidiano da área na qual você pretende se inserir.

Estes são apenas alguns exemplos de como ampliar o networking pode ser eficiente e fundamental para obter sucesso no campo profissional. Para qualquer tipo de profissional, de qualquer área, expandir seus contatos é muito útil.

Quando o networking não está ajudando

O networking sempre é eficiente. O que ocorre, no entanto, é que, muitas vezes, as pessoas acreditam que estão investindo em sua rede de contatos sendo que, na verdade, estão apenas inserindo nomes, telefones e e-mails em uma lista interminável de contatos.

É comum adicionar recém-conhecidos às suas redes sociais e acreditar que está fomentando o networking. Mas ter milhares de contatos na sua lista não corresponde, necessariamente, a uma boa malha de pessoas a se contatar.

É preciso se focar mais na qualidade do que na quantidade de seus contatos. Alguns erros cometidos no networking também podem atrapalhar – e muito – o seu dia a dia profissional. Por isso, o mais importante é como você se relaciona com as pessoas, como você se apresenta e como realiza esta troca de informações e experiências.

Como ampliar a rede de contatos de forma eficaz?

Lembre-se que é preciso falar e também saber ouvir. Esta é uma regra de ouro para ampliar uma rede de contatos de forma eficaz e abrir, de fato, portas profissionais por meio do seu networking.

Muitos profissionais têm o hábito de tratar o networking como uma via de mão única – o que pode ser a maneira mais certeira de não conseguir o que você precisa com seus contatos. Para evitar este tipo de situação, é fundamental que você se disponha não apenas a receber informações e beneficiar-se dos seus contatos, mas também a oferecer ajuda e ser útil sempre que possível.

Por isso, na hora de ampliar seu networking, foque na qualidade dos seus contatos e não se esqueça de construir um relacionamento de mão dupla, sempre tendo em mente a diferença que um sólido networking pode na sua carreira e na sua vida profissional.

E você, como costuma fazer seu networking? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *